Alguém coletou (quase) todas as variantes do cartão de memória do PS1

Alguém coletou (quase) todas as variantes do cartão de memória do PS1

Nolstagia é a palavra!
#Curiosidades Publicado por Nagash, em

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O PlayStation original não foi o primeiro sistema de videogame a usar cartões de memória intercambiáveis ​​para salvar jogos, mas certamente pegou a ideia mainstream. Muitas pessoas acumularam pequenas pilhas de coisas no momento em que o PS2 foi lançado, em uma variedade de estilos e cores. E agora, um entusiasta pensa que colecionou todos eles. Bem, quase.

Pouco antes da E3, o notável console fixo Simon “Aergan” Lock twittou que achava que finalmente tinha conseguido acumular um conjunto quase completo de cartões de memória PlayStation originais. Ele não quis dizer imitações do GameStop ou cartões de memória "mega" duvidosos de terceiros que prometiam espaço extra, mas principalmente apenas corromperam seus arquivos salvos ... apenas os bons e velhos cartões OEM feitos pela Sony, modelo número SCPH-1020.

Havia, ele admitiu, algumas variações regionais super obscuras de que ele provavelmente não tinha, e então um comentarista prontamente o informou de duas cores japonesas que ele poderia ter esquecido. Assim vai. Mas chegar a este ponto de coletar quase todos eles é uma grande conquista.

Poucos anos após a lista inicial de acessórios totalmente cinza em 1994, a Sony saltou no movimento do hardware colorido que a Nintendo estava ocupada sendo pioneira com o Nintendo 64 e o Game Boy, lançando uma série de cartões de memória multihued para PlayStation e controladores DualShock. Por algum motivo, as variações do cartão de memória não são particularmente bem documentadas, o que explica por que Lock usou algumas isenções de responsabilidade moderadas ao revelar sua coleção.

Imagem da coleção

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Cores confusas e documentação incompleta

Em relação à relativa falta de documentação confiável, Lock observa que as pessoas rotineiramente misturam até itens raros e caros como o console Sony Net Yaroze e a edição limitada do PlayStation azul meia-noite com 10 milhões de vendas, que podem parecer semelhantes em fotos dependendo da iluminação. Então, boa sorte para encontrar clareza em acessórios insignificantes como cartões de memória. Ele também reconhece a existência de um grande número de cartões falsificados, disponíveis em várias cores, alguns dos quais bastante convincentes.

Depois, há o problema do envelhecimento. Você sabe como muitos eletrônicos antigos, como o SNES, ficam amarelados? Mesmo aqui.

“Muitos cartões de memória [inclusive os translúcidos] estão com bromo hoje em dia, fazendo com que o pigmento fique amarelado, o que distorce as cores”, diz ele. “Já vi pelo menos uma pessoa afirmando que bege é a cor oficial do cartão de memória!”

Beige não era uma cor oficial de cartão de memória, mas Neon Yellow era, e Lock o cita como seu favorito do grupo. (Só um verdadeiro especialista pode dizer como o amarelo neon West pode variar das cores japonesas "Sherbert Yellow" e "Lemon Yellow".) Em uma espécie de trapaça, a escolha de Lock para o segundo lugar vai para sua Crystal PocketStation, que tem até agora conseguiu evitar ficar amarelado.

Pequeno, caro e essencial

Os cartões de memória PlayStation não eram conhecidos por sua capacidade excessiva, contendo apenas 128 kilobytes cada. (Um disquete comum de 3,5 "1,44 MB armazenava 11,25 vezes mais dados.) Incluindo duplicatas, Lock tem atualmente 24 cartões SCPH-1020 em mãos, o que soma uma capacidade de armazenamento não tão impressionante de 3 megabytes. Para comparação, um único salvamento do Ghost of Tsushima no PS4 requer 3,15 MB. Um cartão de memória padrão do PlayStation 2 contém 8 MB, ou 2,67 vezes mais capacidade do que toda a pilha de cartões SCPH-1020 de Lock.

Como toda criança da Sony deve se lembrar, os cartões de memória do PlayStation foram divididos em "blocos". 15 blocos de 8 KB estavam disponíveis para jogos salvos, com um bloco de 8 KB restante atuando como um índice oculto. (Um último número: o salvamento do Ghost of Tsushima exigiria cerca de 403 blocos de cartão de memória do PlayStation, divididos em 27 cartas.) Como os salvamentos “excluídos” são na verdade apenas apagados do índice, Lock geralmente é capaz de recuperar salvamentos excluídos quando ele compra um cartão de memória usado.

“Gosto de ser intrometido e ver o que as pessoas jogam em seus PlayStations”, diz ele. “Normalmente, consigo recuperar salvamentos excluídos, o que pode resultar em algumas descobertas interessantes ou [apenas] montes de salvamentos Crash ou Spyro [parcialmente] concluídos.

No lançamento do sistema nos EUA em 1995, os cartões da marca Sony custavam US $ 25, ou cerca de US $ 44 em dólares de hoje. Em retrospecto, não é nada legal que a Sony não tenha incluído um acessório tão crucial no console em si. Você não precisa pesquisar muito na web para encontrar histórias de crianças jogando jogos Final Fantasy inteiros sem salvar (e pior, recomeçar quando morreram) porque elas não conseguiram encontrar ou não podiam comprar um cartão de memória PlayStation naquela época.

Fonte: Kotaku
Nagash
Nagash #Mestreuia

Moderador de Comentários vivendo a vida em outro país.

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