VPN para games: 3 mitos para deixar de acreditar

VPN para games: 3 mitos para deixar de acreditar

Para tirar as dúvidas dos usuários e acabar de vez com a desinformação, veja alguns mitos e vantagens do uso de VPN para games
#Tecnologia Publicado por MarK, em

Nos últimos anos, muitos mitos começaram a circular no mundo dos games sobre o uso de VPNs. E embora essas ferramentas possam, de fato, melhorar alguns aspectos da experiência com os jogos, muitas das vantagens que se espalham pela rede não são exatamente verdadeiras.

Para tirar as dúvidas dos usuários e acabar de vez com a desinformação, abaixo estão alguns mitos e vantagens do uso de VPN para games.

VPN: o que é e quais os benefícios?

Para quem não sabe o que é VPN, a sigla quer dizer Virtual Private Network, ou rede virtual privada. Em termos gerais, trata-se de uma ferramenta digital que é usada para aprimorar a privacidade na internet, criando um túnel de criptografia ao redor da conexão do usuário e, assim, protegendo seus dados de navegação.

No contexto dos games, as VPNs podem oferecer alguns benefícios interessantes, como a seguir.

1 – Melhoria da qualidade da conexão

Com o uso de uma VPN, os provedores de internet não conseguem visualizar as atividades online dos seus clientes e, portanto, não podem realizar práticas abusivas como o traffic shaping.

Em outras palavras, ao não conseguir distinguir para onde a banda larga está sendo encaminhada, os provedores não conseguem limitar a velocidade usada para carregamento de jogos online. E assim, a qualidade da conexão nos games é beneficiada.

2 – Acesso e download de jogos indisponíveis no Brasil

As VPNs conseguem mascarar o endereço IP do usuário, fazendo parecer que a conexão é proveniente de qualquer parte do mundo. Isso abre as portas para conteúdos com restrição geográfica, isto é, jogos e lançamentos que só estão disponíveis em determinadas regiões.

Com uma VPN, portanto, o usuário amplia seu leque de opções e consegue acesso antecipado a vários jogos.

3 – Criptografia para maior segurança e anonimato

Ao usar uma VPN, o usuário tem todo o seu tráfego de rede criptografado e seu endereço IP ocultado. Então, sua experiência de jogo se torna muito mais privada e segura. Essa é uma grande vantagem para gamers que têm particular preocupação com sua privacidade e querem permanecer o mais anônimo possível na rede.

VPN: os mitos para deixar de acreditar

Como dito, nem todas as vantagens que se podem encontrar pela rede são verdadeiras. Abaixo estão alguns dos maiores mitos.

1 - Acesso a modo multiplayer em diversos jogos

Algumas pessoas argumentam que o uso de VPN pode resolver o bloqueio imposto pelos provedores de internet às conexões peer-to-peer (P2P). Isso supostamente iria possibilitar o modo multiplayer em jogos como PUBG.

Esse mito é falso por um motivo bem simples: é muito raro que problemas com as conexões peer-to-peer sejam fruto de um bloqueio pelo provedor. Assim, mesmo que as VPNs sejam capazes de resolver algumas questões relacionadas a bloqueios do tipo, na situação apresentada elas nada podem fazer.

2 – Proteção contra ataques DDoS

Segundo as alegações na internet, os games de competição online cresceram como indústria e, por tal, tornaram-se um enorme alvo de ataques de DDoS, os quais derrubam a conexão dos usuários e fazem com que eles percam o jogo. A solução para isso, conforme apontam, seria usar uma VPN para mascarar seu IP e evitar ser um alvo direto desses ataques.

A verdade é que, apesar de as VPNs poderem ajudar nesse aspecto, é extremamente raro que jogos online sejam atacados dessa forma. Então, a menos que o usuário esteja executando um servidor dedicado de campeonato de games como Minecraft ou League of Legends, é muito improvável estar sujeito a esse tipo de ameaça.

3 – Interação com outros jogadores por LAN

De acordo com esse mito, com uma VPN, os usuários poderiam se unir com amigos e outros jogadores por meio de uma rede LAN, conectando os dispositivos como se todos estivessem em uma única rede local.

O problema é que, embora na teoria isso seja possível (e facilmente configurável), são raros os serviços de VPN que realmente disponibilizam o modo LAN aos seus usuários. Então afirmar que “basta ter uma VPN” para fazê-lo é uma grande mentira.

Conclusão

Como visto, usar uma VPN pode, sim, trazer alguns benefícios à experiência dos games. Mas cabe aos usuários averiguar suas necessidades individuais e verificar se para eles o uso de uma VPN vale a pena ou não – com base naquilo que ela, de fato, pode oferecer.

MarK
MarK #mark

Só mais um entre tantos!

Gosto de compartilhar algumas coisas interessantes.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque