Próxima geração de Gpus poderá ser até três vezes mais rápidas

Próxima geração de Gpus poderá ser até três vezes mais rápidas

Que tenhamos estoques pelo menos...
#Tecnologia Publicado por 3lv15H3nriqu3, em

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuLmRpZ2l0YWx0cmVuZHMuY29tL2ltYWdlL2RpZ2l0YWx0cmVuZHMvbnZpZGlhLTMwOTAtNzIweDcyMC5qcGc=

Embora muitas pessoas ainda não consigam colocar as mãos nas placas gráficas A Nvidia e a AMD, lançadas em 2020, já estão trabalhando na próxima geração de GPUs. Há rumores de que essas novas placas de vídeo com as arquiteturas Nvidia Ada Lovelace e AMD RDNA 3 oferecem desempenho sem precedentes. Kopite7kimi, uma informação confiável no cenário da GPU, revelou algumas informações interessantes que nos dizem mais sobre essas placas.

As placas ainda não foram nomeadas oficialmente, mas o vazador fala sobre Ada Lovelace (AD102) da Nvidia, Hopper (GH202) da Nvidia e RDNA 3 (Navi 3X) da AMD. Embora nada esteja definido ainda, a informação mais interessante é muito simples – pode haver um grande salto no desempenho.

Comparado com a arquitetura Ampere GA102 da Nvidia, o novo chip AD102 oferece um aumento de 2,2 vezes no desempenho. Como se isso não bastasse, o Navi 3X da AMD deve dar um passo adiante e alcançar um aumento de desempenho de até 2,5x.

As placas em questão provavelmente serão baseadas em um nó de processo de 5 nm, ao contrário do nó de processo de 8 nm usado em placas RTX 3070, por exemplo. Há rumores de que as novas GPUs usem o design da TSMC ou da Samsung. Um aumento drástico no consumo de energia deve seguir os fps melhorados (frames por segundo) e forçar o uso de Even fontes de alimentação mais fortes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuLmRpZ2l0YWx0cmVuZHMuY29tL2ltYWdlL2RpZ2l0YWx0cmVuZHMvNjgzNTdfMDFfbnZpZGlhLWNlby0xLWFtZC0yNi1oYnItdG9wLTEwMC1jZW9zX2Z1bGwtNzIweDcyMC5qcGc=

Outras estatísticas são ainda mais impressionantes. De acordo com o vazamento, uma única placa gráfica pode ser equipada com até 100 teraflops de poder de processamento FP32. Se isso for verdade, representa um aumento de mais de 70 TFLOP em relação ao carro-chefe da Nvidia RTX 3080.

Parece que Ada Lovelace será uma transição relativamente pequena da tecnologia Ampere atual da Nvidia, mas Hopper será a próxima grande revolução da GPU para o fabricante. Enquanto o chip AD102 será uma atualização local com pequenas mudanças arquitetônicas, Hopper provavelmente será algo completamente diferente, com uma nova abordagem para design, requisitos de desempenho e um aumento no desempenho graças ao rastreamento raster / ray.

É possível que o futuro RX 7000 As placas irão superar a série RTX 4000 da Nvidia, pelo menos inicialmente. Isso ocorre porque a AMD provavelmente vai vencer a Nvidia na corrida pelas primeiras placas de vídeo baseadas em MCM. Por outro lado, a Nvidia Ada Lovelace seguirá com Hopper – e esta placa é uma placa baseada em MCM que supostamente oferece um salto de desempenho de até 3 vezes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuLmRpZ2l0YWx0cmVuZHMuY29tL2ltYWdlL2RpZ2l0YWx0cmVuZHMvYW1kLXJhZGVvbi1yeC02MDAwLXNlcmllcy1ncmFwaGljcy1jYXJkX2JpZy1uYXZpLXNjYWxlZC03MjB4NzIwLmpwZw==

No hardware de hoje, o céu parece quase o limite, mas Kopite7kimi também está falando sobre um gargalo potencial para Nvidia e AMD – largura de banda de memória. Com essas GPUs poderosas, GDDR6X não é suficiente. Isso poderia forçar os fabricantes a recorrer ao HBM (memória de alta largura de banda) ou possivelmente trabalhar em um novo padrão de memória GDDR.

A solução para problemas com largura de banda de memória também pode estar em caches próximos à GPU, o que pode ser útil para evitar possíveis gargalos. Já conhecemos essa tecnologia graças ao Infinity Cache da AMD, que provou ser extremamente eficaz em suas placas da série RX-6000.

Os primeiros rumores sobre a próxima série de GeForce RTX da Nvidia e a próxima Radeon RX da AMD surgiram no final de 2020. Esses rumores coincidem com os vazamentos relatados por Kopite7kimi. Outro tratamento confiável, KittyYYuko, também relatou resultados semelhantes em termos da próxima geração de placas para AMD.

No entanto, como é improvável que essas GPUs sejam lançadas antes de 2022 ou mesmo 2023, é uma boa ideia pegar um grão de sal e esperar que mais informações apareçam.

3lv15H3nriqu3
3lv15H3nriqu3
Usuário do Site, C N, MA, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque