Nintendo aprende lições do Wii U para colher os lucros do Switch

Nintendo aprende lições do Wii U para colher os lucros do Switch

A estratégia de software da Nintendo para o Switch parece muito mais forte do que para seu antecessor
#Artigos Publicado por João Victor, em

As vendas do console de jogos Nintendo Switch devem chegar a 100 milhões de unidades no ano fiscal que termina em março de 2022, superando as do antigo console Wii U. As informações são do jornal Nikkei Asia.

A estratégia de software da Nintendo para o Switch parece muito mais forte do que para seu antecessor.

A Nintendo vendeu 28,83 milhões de unidades do Switch no ano fiscal de 2020, elevando o total acumulado de vendas para 84,6 milhões, disse a empresa de jogos domésticos na quinta-feira. A Nintendo está prevendo vendas de 25,5 milhões de consoles para o ano fiscal de 2021, que ultrapassará os 101,63 milhões de unidades vendidas do Wii U.

Dados sobre as vendas de software desde que o Switch foi colocado no mercado em março de 2017 mostram que a Nintendo lançou sucessivamente novos jogos para o console por quatro anos consecutivos.

No que diz respeito aos jogos embalados disponíveis em varejistas de eletroeletrônicos de massa e outras lojas, o total acumulado de títulos lançados no Japão era de 849 no final de março.

O total foi de 56 no primeiro ano, 245 no segundo e 508 no terceiro. Isso excede os 111 títulos lançados para o Wii U em quase oito vezes. O Wii U foi lançado em 2012, mas apenas 35 e 64 jogos foram lançados nos primeiros dois anos.

Para desenvolver um jogo, é necessário um software de mecanismo de desenvolvimento especial. A Nintendo usava motores antigos mais limitados para jogos Wii U, que eram em sua maioria desenvolvidos internamente. Embora isso incluísse uma série de acessos, as vendas estagnaram gradualmente. Ultimamente, a Nintendo tem sido capaz de usar ferramentas de criação muito mais versáteis, como Unreal Engine 4 e Unity.

Os motores de desenvolvimento de propósito geral que são usados ​​para fazer jogos para smartphones e PCs permitiram, entretanto, que novas empresas entrassem no mercado. Também ficou mais fácil compartilhar jogos desenvolvidos para um console com outras marcas.

A Nintendo restringe os dados do produto que lança, mas em 6 de maio mais de 3.100 títulos baixáveis ​​estavam disponíveis para os jogadores.

"A janela para o desenvolvimento de jogos se tornou muito mais ampla", disse Masahiko Nakamura, presidente da Indie-us Games, uma empresa com sede em Osaka que desenvolve jogos para o Switch e outros consoles.

Games for the Switch "podem ser desenvolvidos até por indivíduos", disse Nakamura. O mecanismo de desenvolvimento pode ser usado gratuitamente ou um kit de desenvolvimento dedicado pode ser adquirido da Nintendo por dezenas de milhares de ienes.

O mercado de "jogos independentes" desenvolvidos por indivíduos e desenvolvedores iniciantes está ganhando impulso. Em dezembro de 2020, por exemplo, Among Us, game desenvolvido nos EUA, foi lançado exclusivamente para download no Switch. O jogo multiplayer identifica impostores atrapalhando o trabalho em uma espaçonave. Em março, foi o segundo jogo mais baixado para o Switch, depois de Monster Hunter Rise, da Capcom, e ultrapassou outros títulos populares, incluindo Animal Crossing.

O Switch é um console "raro", pois possui uma linha de jogos que vai desde em grande escala até ofertas de nicho, de acordo com Hideki Yasuda, analista sênior do Ace Research Institute.

Há mais novidades para o Switch, com uma segunda rodada de jogos populares a caminho. A Nintendo disse recentemente que lançaria Splatoon 3 em 2022 como uma sequência de Splatoon 2, lançado em 2017. Ela também planeja uma sequência de The Legend of Zelda.

"A Nintendo costumava liberar uma propriedade intelectual por hardware", disse Hirokazu Hamamura, consultor de conteúdo digital do conglomerado de mídia japonês Kadokawa Corporation. Splatoon 3 virá em seguida, Hamamura disse. "A vida útil do Switch será estendida com certeza se os títulos do segundo turno forem introduzidos um após o outro."

Agora em seu quinto ano, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse: "O Switch está apenas no meio de seu ciclo de vida como um console de videogame".

No meio do caminho de sua vida potencial, os analistas se perguntam se ele pode manter o ímpeto. É provável que haja muito menos vento de cauda este ano por parte das pessoas presas em casa por causa da pandemia de covid-19.

João Victor
João Victor #jhonswitter1998

Gosto de jogos FPS e ação

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.