Electronic Arts relata ter faturado US$ 4 Bilhões em 2020 só com as Micro-Transações
Na indústria de videogames atual, é possível ganhar bilhões de dólares sem vender jogo nenhum?
Se essa é sua dúvida podemos retirar ela agora, pois sim, as empresas de videogames hoje ganham muito mais com Live-Services, Micro-Transações e GAAS do que vendendo um jogo de US$ 60 ou algum título AAA Blockbuster.
A Electronic Arts divulgou ontem seus dados relativos ao último ano fiscal encerrado em 31 de março. A gigante norte-americana registrou lucro líquido de US$ 1,3 Bilhões e receita de US $ 6,19 Bilhões.
Desse grande valor arrecadado, US$ 4 Bilhões foi somente vendendo Micro-Transações, o que significa que 74% de todo o ano fiscal da Electronic Arts foi graças ao FIFA Ultimate Team, Apex Legends, The Sims 4 e demais outros jogos com Micro-Transações, superando a pequena margem de 26% graças a vender puramente jogos como It Takes Two e Star Wars Jedi: Fallen Order.
Isso nem nos surpreende, pois a Activision Blizzard, Take-Two Interactive, Ubisoft Entertainment e Warner Bros. Games também já relataram que hoje em dia faturam muito mais vendendo uma DLC, com um jogo de GAAS ou com a pura Micro-Transação, do que vendendo um jogo comum de preço cheio.
Durante o trimestre, a Electronic Arts fechou a aquisição da Glu Mobile por US$ 2,4 Bilhões, e também lançou It Takes Two, o jogo do EA Originals feito por Josef Fares e seu estúdio Hazelight. Que recebeu boas críticas e vendeu mais de 1 milhão de cópias em menos de um mês após seu lançamento no final de março.
"Com um grande compromisso em todo o nosso portfólio, alcançamos um ano recorde para a Electronic Arts. Agora estamos acelerando para o FY22, graças à expansão de nossas franquias de sucesso em várias plataformas e geografias, um vasto pipeline de novos conteúdos e aquisições recentes que serão catalisadores para um maior crescimento."
O futuro parece brilhante para a Electronic Arts, que a cada ano vem conseguindo seguir suas metas e objetivos, que é se tornar a maior empresas de jogos Third-Party do mundo. Atualmente ela é a 2° maior de toda a indústria, perdendo apenas para o 1° Lugar que abriga a Activision Blizzard desde 2015.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.