CD Projekt | Entendendo a estrutura corporativa, os estúdios e suas subsidiárias

CD Projekt | Entendendo a estrutura corporativa, os estúdios e suas subsidiárias

Por dentro da estrutura da gigante empresa Polonesa por trás das séries The Witcher e Cyberpunk
#Artigos Publicado por Billy Butcher, em

Fundada em 1994 como uma empresa de tradução de jogos para o Polônes, hoje a CD Projekt S.A. é reconhecidamente uma das maiores corporações da Europa, sendo a principal empresa do seu país, e muito querida por ter impulsionado a indústria de sua região, bem como dado ênfase em grandes talentos da indústria.

Inicialmente eles tiveram uma forte parceria com a Interplay Entertainment, portando e traduzindo títulos da empresa como Baldur's Gate. Seu primeiro grande projeto, The Witcher, nasceu como a versão de PC do Baldur's Gate: Dark Alliance, que esteve sendo feito devido as dificuldades financeiras da Interplay na época.

O título acabou por ser cancelado, sendo ironicamente o único Baldur's Gate até hoje a não possuir uma versão de PC, e seus assets foram todos reaproveitados para a CD Projekt, que abriu dois labels oficiais, CD Projekt RED, e Good Old Games.

Esse primeiro, foi uma divisão de videogames aberta pela CD Projekt S.A., com o objetivo de criar RPGs para PC, e o segundo, Good Old Games, foi uma iniciativa de criar uma loja digital para PC, voltada principalmente para jogos antigos, mas que ganhou sucesso e destaque por sua política aberta, além do não uso de DRM, o que fez dela ser remoldada para a atual GOG, sendo uma loja rival da Steam, Epic Store e Microsoft Store.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9SaHRuUTJWL0NELVBST0pFS1QucG5n

É uma das poucas empresas de videogames atual que seu fundador ainda está dentro da empresa, sendo Marcin Iwiński, a grande mente por trás da criação da CD Projekt, continuando no seu papel de CEO, porém do lado CD Projekt RED, enquanto o CEO/Presidente de toda a companhia como um todo (onde engloba todas suas divisões) é Adam Kiciński.

O segundo fundador da CD Projekt S.A., Michał Kiciński, deixou a empresa em 2012, pouco depois do lançamento de The Witcher 2. Ele no entanto ainda é membro do Board of Directors da empresa, sendo a principal cabeça do conselho administrativo da grande editora, varejista e produtora de jogos eletrônicos.

Como nos artigos anteriores, iremos organizar tudo por ordem alfabética, bem como dar ênfase em alguns detalhes adicionais. Prontos? Então vamos começar.

GOG

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubmVyZGVkaXZhLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8wOS9nb2djb20tMTA4MC5wbmc=

GOG foi uma das primeiras divisões criada pela CD Projekt S.A., sendo liderada por Piotr Karwowski. Cuida da distribuição digital de jogos e filmes de várias empresas, bem como é a loja principal das produções da CDPR, como The Witcher, Gwent e Cyberpunk 2077.

A política anti-DRM da loja e da empresa CD Projekt S.A. como um todo vem desde a época que a Polônia estava sendo dominada pelo comunismo, até que isso mudou em 1989, porém algumas de suas políticas permaneceram, como essa, do não uso de gerenciamentos para produções digitais, o DRM. Versões pirateadas e contrabandeadas eram vendidas em mercados abertos ao lado de cópias em caixas das produções legítimas por uma fração do custo, e isso até hoje é algo padronizado na região.

Não só isso foi um fator positivo para a GOG, mas também a loja em si, com um aspecto bastante amigável, muitas vezes tendo produtos com preços bastante atrativos, e claro, tendo inúmeras galerias de jogos antigos que antes não estava mais disponíveis para compra no PC por já terem sido removidos.

Um dos outros destaques da loja é seu forte vínculo de parceria com empresas, como a Bethesda Softworks, Konami Digital Entertainment, Remedy Entertainment, e Warner Bros. Games, tendo vários jogos clássicos e bastante antigos dessas empresas até hoje sendo possíveis de comprar.

Spokko

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuY2Rwcm9qZWt0LmNvbS9lbi93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMtZW4vMjAxOC8wOC9zcG9ra28tbG9nb19maW5hbC5wbmc=

Spokko é um estúdio Polonês fundado em 2012, sendo comprados pela CD Projekt S.A. em 2019, pouco depois da empresa abrir seu Capital (IPO), se tornando uma empresa aberta, e obviamente, possuindo acionistas e investidores.

É destinado a ser apenas um estúdio com foco em produções mobile, com sua primeira produção em IPs da empresa nesse sentido sendo o próximo The Witcher: Monster Slayer, um novo título de Android e iOS da franquia, no qual temos um cenário de AR, similar ao Pokémon GO, onde caçaremos monstros como se estivessem na vida real.

O título tem previsão de chegada ainda para 2021.

CDPR Kraków

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0RkZjRUMjdWMEFBX1d5ei5qcGc6bGFyZ2U=

Nesse ano de 2021 a CD Projekt RED Division (CDPR) foi dividia em vários pedacinhos, devido ao polêmico Cyberpunk 2077. Isso se resultou numa mudança de filosofia total dentro da empresa, bem como gerou uma reestruturação interna em larga escala.

Porém, antes dessa divisão, a empresa já era de certa forma fragmentada, então agora temos uma CD Projekt RED muito mais quebrada em vários pedaços, com cada uma fazendo uma coisa completamente diferente da outra, um estilo bem parecido com o da Ubisoft. Antes, o modelo de projeto da empresa era o mesmo da Rockstar Games (de 2012 pra cá), que é se focar em um jogo por vez, colocando seus esforços em um jogo de cada para evitar lançamentos quebrados ou com baixa qualidade.

Como o esforço de 8 anos de Cyberpunk 2077, mas que só ficou sendo feito mesmo em 5 anos, deu errado, foi abandonado de vez essa cultura Rockstar, até por conta da empresa ser de capital aberto, então manter uma filosofia tão datada como se focar na qualidade antes da quantidade não é algo benéfico, e poderia resultar numa falência financeira. O estilo de produção multi-projeto acaba sendo muito mais viável e recompensador, podendo entregar vários AA e AAA em pouco tempo, com muitas equipes e subsidiárias fazendo projetos paralelos, no mesmo molde Ubisoft.

Agora vamos falar desse estúdio aqui. CDPR Kraków é o segundo grande estúdio da divisão CD Projekt RED, e como seu nome diz, ele está localizado na Cracóvia, Polônia. Foi formado oficialmente em 2012, e é conhecido como o estúdio que criou as DLCs 'Hearts of Stone' e 'Blood and Wine' de The Witcher 3.

Enquanto o estúdio principal passou para o foco total em Cyberpunk 2077 logo após ter concluído e lançado The Witcher 3 em 2015, a CDPR Kraków ficou cuidando do suporte de TW3, fazendo atualizações, conteúdos, aprimoramentos técnicos, e claro, criando as duas DLCs do título.

No ano de 2019 foi revelado que a equipe já contava com mais de 100 funcionários, e sendo confirmados como um dos estúdios de Cyberpunk 2077. Atualmente, o estúdio está focado na produção de Cyberpunk Online, o Modo Multiplayer da aventura de Night City, com previsão de chegada em 2022.

CDPR Warsaw

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmNkbjI5Lmh1L2FwaXhfY29sbGVjdF9jLzE2MDMvY2QtcHJvamVrdC1yZWQtZXRjLi9jZF9wcm9qZWt0X3JlZF9ldGNfc2NyZWVuc2hvdF8yMDIwMDcxOTE2MzIwMF8xX29yaWdpbmFsXzExNTB4NjQ1X2NvdmVyLmpwZw==

CDPR Warsaw é o primeiro e principal estúdio da divisão CD Projekt RED. São o estúdio que fez The Witcher, The Witcher 2, The Witcher 3, e mais recentemente, Cyberpunk 2077. São liderados pelo temido e polêmico chefe Adam Badowski, que recentemente foi alvo de polêmicas devido ao Cyberpunk, e é o estúdio que conta com atuais 550 funcionários.

Foram formados em 2004, com seu primeiro projeto sendo o The Witcher, usando assets e reutilizáveis do que sobrou do porte cancelado de PC do Baldur's Gate: Dark Alliance, e é um dos estúdios mais primordiais e aclamados quando o assunto é RPGs de Ação do Ocidente.

Também possuem uma equipe interna de tecnologia, que criou a poderosa e chamativa RED Engine, o motor gráfico por trás de todos os títulos da empresa. A RED Engine é descrita como uma fusão do que há de melhor da Aurora Engine com implementações de código e sistemas parecidos com os da CryEngine.

A Aurora Engine, caso não saiba, foi o motor gráfico famoso da BioWare, usado em títulos como Mass Effect, Star Wars KOTOR, Jade Empire, e no próprio The Witcher 1. Ele foi reconstruído pela CDPR Warsaw, e com isso, originou na atual RED Engine.

Cyberpunk 2077 utiliza da mais recente versão do motor gráfico, chamado de RED Engine 4. Nos momentos atuais, a CDPR Warsaw está trabalhando em DLCs para o seu recente jogo de Night City, e criando ''múltiplos projetos AAA ao mesmo tempo'', sendo 3 no total.

CDPR Wrocław

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuY2Rwcm9qZWt0LmNvbS9lbi93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMtZW4vMjAxOC8wMy9jZHByX3dyb2NsYXctMi5qcGVn

É o filho mais novo da família quando se trata dos 3 estúdios na Polônia, sendo criada em 2018. A CDPR Wrocław ajudou principalmente no desenvolvimento adicional para Gwent, o jogo de cartas autônomo de The Witcher, mas em 2020 acabou sendo colocado também como um dos estúdios centrais para a criação de Cyberpunk 2077.

Não é novidade, mas Cyberpunk 2077 não foi muito bem. Com isso, um estúdio ficou cuidando para criar atualizações e patchs de correção para o problemático FPP RPG, e esse é o papel atual da CDPR Wrocław, tendo aproximadamente 50 funcionários, com papel atualmente sendo apenas de corrigir o título recente do estúdio.

CDPR Vancouver

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmlkZW9nYW1lc2Nocm9uaWNsZS5jb20vZmlsZXMvMjAyMS8wMy9DRC1Qcm9qZWt0LVJlZC1WYW5jb3V2ZXItc2NhbGVkLmpwZw==

Fundado como Digital Scapes em 2012, o estúdio é chefiado por vários ex-funcionários da BioWare, Radical Entertainment e Relic, estúdios conhecidos por títulos como Dragon Age, Prototype, Call of Duty, Mass Effect, Dead Rising, Company of Heroes, Age of Empires e Dying Light.

Ganharam vida com grande renome ao ajudar a CD Projekt RED com o desenvolvimento de Cyberpunk 2077, tendo atualmente estimados 30 funcionários. Como parte dessa parceria, em 2021 foi anunciado pela CD Projekt S.A. que eles adquiriram a Digital Scapes, renomeando-os para CDPR Vancouver, o primeiro estúdio oficial da empresa fora da Polônia.

Não se sabe no que eles vem trabalhando atualmente, mas especulam-se que seja no pré-desenvolvimento de um novo The Witcher, porém sendo um jogo menor.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque