Xbox Games Studios | Entendendo a estrutura corporativa, as divisões e suas subsidiárias

Xbox Games Studios | Entendendo a estrutura corporativa, as divisões e suas subsidiárias

Conhecendo uma das principais divisões da trilionária de Redmond
#Artigos Publicado por Luís Gustavo, em

Fora fundada em 1994 com o nome de Microsoft Games, foi uma das primeiras subsidiárias da Microsoft e a porta de entrada da mesma no ramo dos videogames.

O Xbox Games Studios passou por maus bocados na 8 geração de consoles, pois corria o risco de sua empresa-mãe fechar a divisão depois do fatídico lançamento do Xbox One, no qual todos sabemos o quão problemático foi, e apenas voltou a se reergueu a partir de 2016-2017.

Hoje, Matt Booty é o cabeça do Xbox Games Studios (antes o mesmo liderava os times de Minecraft), sendo ele o braço direito de Phill Spence - atual chefe da divisão Xbox. O XGS ficou famoso principalmente pelo seus conhecidos jogos de FPS, e fez história com a IP produzida pela Bungie: Halo. Sendo ele um dos jogos com maiores notas do Metacritic (97), e tendo lugar no Hall da Fama. Halo foi um divisor de águas no ramo dos FPS.

Sem mais delongas, falarei sobre os estúdios criados e adquiridos pela Microsoft. Espero que gostem, esse é o meu primeiro artigo.

343 Industries

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuY3JhenlnYW1lY29tbXVuaXR5Lml0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA4LzM0My1JbmR1c3RyaWVzLWxvZ28uanBn

Após a separação entre Bungie e Microsoft em 2007, alguém teria que ocupar esse espaço deixado. Além disso, não poderiam deixar Halo, a principal IP e sistem-seller da Microsoft, sem sequência. Sendo assim, a 343 Industries foi fundada em 2009 - tendo sua sede em Redmon, Washington - com o objetivo de cuidar da IP no ramo dos jogos, HQs, filmes, séries, etc. Halo 4 foi o primeiro jogo produzido pelo estúdio, o resultado foi agradável aos jogadores... Mas não era o "padrão-Halo" que todos esperavam.

Após o erro do 4, a 343 errou novamente em sua sequência, tentando atualizar o jogo deixando mais ala COD, o estúdio desagradou muito os fãs da franquia, sendo Halo 5 o mais odiado.

Agora a 343 busca sua redenção com Halo Infinite, que nós sabemos que foi adiado por problemas gráficos apresentados na gameplay de Julho do ano passado, e graças as reclamações dos fãs, o game agora está sendo polido e tem sua data de lançamento esperada para o fim deste ano.

Alpha Dog Games

IMAGEaHR0cHM6Ly90aC5iaW5nLmNvbS90aC9pZC9SYWRhMTQxY2RjNmI5NzU1YmFkMjc3MjQ1NTQ0MmE1YzE/cmlrPWVyTEFlaUcyNlFvcFZ3JnBpZD1JbWdSYXc=

Foi fundada em 2012 por Jeff Cameron e Shawn Woods, desenvolveu jogos como MonstroCity e Wraithborne. O estúdio atualmente é sediado em Halifax, no Canadá e foi adquirido em 2019 pela Zenimax Media.

O trabalho do estúdio é criar jogos free-to-play para smartphones. O último projeto do estúdio foi Mighty DOOM.

Arkane Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuY29wbGFuZXQuaXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDUvQXJrYW5lLVN0dWRpb3MuanBn

Foi fundada 1999 por Raphaël Colantonio e é sediado em Lyon, na França. A mesma ganhou fama por ajudar na produção da franquia COD, o que culminou da sua aquisição em 2010 pela Zenimax Media. Seu valor apenas foi reconhecido após o lançamento de Dishonered, sendo esse aclamado pelos fãs de stealth.

Arkane é divida em Arkane Austin e Arkane Lyon, que agiram juntas na produção de Dishonered, mas depois agiram na produção de IPs diferentes. A Lyon lançou Dishonered 2 e a Austin lançou Prey, que apesar de suas vendas terem sido baixas, caiu no gosto de quem jogou o game.

Atualmente a Arkane Lyon está trabalhando em sua nova IP, Deathloop, que será lançado como exclusivo temporário de 1 ano para PS5, tendo sua atual previsão de lançamento em 14 de Setembro. Após isso chegará day-one no Game Pass.

Há rumores de que a Arkane Austin está trabalhando em uma nova IP, sendo aparentemente um título de fantasia.

Bethesda Games Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMuY3RmYXNzZXRzLm5ldC9ycG9ydTkxbTIwZGMva25kUHVvdUVTc3VrazhzQVN3d0N1LzMzMTRhNzFmYzYyMjQ2ZmQ3ODNmMTBjYzNjYWU5YWY0L0JHU19MYXJnZUhlcm9fRGFsbGFzLnBuZw==

Sendo liderada por Todd Howard, a empresa é famosa por desenvolver as maiores franquias de RPGs ocidentais: The Elder Scrolls e Fallout. Essa empresa é formada por 4 estúdios:

  1. Bethesda Games Studios Maryland- É a Bethesda original, foi ela quem criou a tão aclamada franquia The Elder Scrolls e produziu jogos da série Fallout a partir da aquisição dessa IP. Atualmente está trabalhando na nova IP Starfield.
  2. Bethesda Games Studios Montréal - Foi fundada em 2015, sendo mais conhecida pelo seu jogo de cartas, The Elder Scrolls: Legends. Ela está atuando como co-produtora de Starfield atualmente.
  3. Bethesda Games Studios Austin - Foi fundada em 2012, sendo considerado o importante estúdio de tecnologia da Bethesda Games Studios. Foram eles quem criaram a Creation Engine e cuidam até hoje na evolução de seu motor gráfico.
  4. Bethesda Games Studios Dallas - Fora fundada em 2006 e ficou conhecido como o estúdio de criação para jogos de celulares Android e iOS, um de seus projetos foi The Elder Scrolls: Blades. Em 2014 se tornou um estúdio dedicado a Bethesda Games Studios e atuou na criação do tão falado Fallout 76, e irão co-produzir o próximo The Elder Scrolls depois que Starfield lançar.
Bethesda Softworks

IMAGEaHR0cHM6Ly9qc3RhdGlvbnguY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA0L0JldGhlc2RhLWNhbmNlbHMtZGlnaXRhbC1TaG93Y2FzZS5wbmc=

É o nome de publicação de jogos da Bethesda e Zenimax Media. Jogos como DOOM, Dishonered, QUAKE, Blink, Fallout, etc. São publicados por ela.

Ficam localizados no mesmo prédio do estúdio A da Bethesda, em Maryland.

Compulsion Games

IMAGEaHR0cHM6Ly90aC5iaW5nLmNvbS90aC9pZC9SOTk1NDM0YTg1MzU4ZDI1NTQ4NmI4MzM1YzIxNGJjMDM/cmlrPXAyWiUyYmhRMDY2azZ6NlEmcml1PWh0dHAlM2ElMmYlMmZwbGF5aW5nZGFpbHkucGwlMmZ3cC1jb250ZW50JTJmdXBsb2FkcyUyZjIwMTUlMmYwMiUyZkNvbXB1bHNpb25HYW1lcy5wbmcmZWhrPWslMmIlMmJQb0l3aDg5QjVqMXJ1JTJmcEl6U2RyUXJ3QkhTdHZobWdaZ0wzS1ppMm8lM2QmcmlzbD0mcGlkPUltZ1Jhdw==

Foi fundada em 2009 por Guillaume Reitor, que antes trabalhava no estúdio que produziu Dishonered, Arkane. O estúdio é sediado em Saint-Henri (Montréal), Canadá. Em sua fundação, fora contratatados a equipe que trabalhou com a Valve em The Orange Box e para Ubisoft em Far Cry 3. Seu primeiro jogo foi Contrast, para arrecadar dinheiro para produção dele a equipe teve de trabalhar em projetos como Darksiders, Dungeons and Dragons: Daggerdale e um jogo para iOS.

Em 2018 foi comprada pela Microsoft para se juntar ao XGS. Atualmente o estúdio está trabalhando numa nova IP, que rumores dizem ser um game de aventura que se passa num futuro não muito longíquo em Montréal.

Para motivo de curiosidade, o diretor criativo desse estúdio é David Sears, criador e pai da tão aclamada franquia do Playstation: SOCOM.

Double Fine Productions

IMAGEaHR0cHM6Ly90aC5iaW5nLmNvbS90aC9pZC9SMWE1YTNjMDhhNTA0OGE5ZjM2NGUwYzg5NWQzZWU5MDk/cmlrPThYTnJlOTd2WkloZiUyYmcmcGlkPUltZ1Jhdw==

Foi fundada em 2000 por Tim Schafer logo após a sua saída da Lucas Arts. É sediado em São Francisco, Califórnia.

Os dois primeiros jogos do estúdio foram Brutal Legends e Psychonauts, que apesar de não terem se saído bem em vendas, a maioria das pessoas que jogaram esses games, gostaram, e lembram até hoje com carinho desses jogos.

Em 2019 foi anunciado durante a conferência de imprensa da Microsoft na E3 que o estúdio havia sido comprado pela mesma, sendo assim, desse 2019 o estúdio faz parte do Xbox Games Studios. Tim Schafer disse que mesmo após a compra eles manterão sua natureza independente e viu o Game Pass como algo favorável a aquisição, pois seus jogos não são do tipo que um comprador pagaria a preço cheio.

Atualmente o estúdio está trabalhando em Psychonauts 2 e está previsto para ser lançado ainda esse ano, de acordo com Tim Schafer. O game será multiplataforma já que seu desenvolvimento começou antes da aquisição e através de crowdfunding, mas após a aquisição recebe investimento da Microsoft.

id Software

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuMmR1ZXJpZ2hlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wMS9pZFNvZnR3YXJlLmpwZw==

Fora fundada em 1991 em Mesquite, Texas. O estúdio é considerado pai dos FPS (First Person Shooter) que conhecemos, e são criadores de sagas como Doom, RAGE, Wolfenstein, etc. O estúdio que cuida da criação de jogos se encontra no Texas, como antes dito.

A id Software também foi responsável pela criação de um dos melhores motores gráficos da atualidade, a id TECH, que atualmente está em sua 7ª versão, a id Tech 7, que é trabalhado em sua subsidiária, ela se encontra em Frankfurt, Alemanha. Essa subsidiária também cuida da nova tecnologia ORION, tecnologia essa que é capaz de diminuir o imput-lag e as taxas de via de rede da internet, podemos considerar como sendo importatíssima para o Cloud Gaming. Esperemos que a Microsoft faça um bom uso dessa tecnologia.

inXile Entertainment

IMAGEaHR0cHM6Ly9wcm94aW1vbml2ZWwucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjEvMDEvaW54aWxlLWVudGVydGFpbm1lbnQtbG9nby1wbi5qcGc=

Foi fundada em 2002 por Brian Fargo, co-fundador da falecida Interplay. O estúdio é sediado em Newport Beach, Califórnia. São os criadores da franquia The Bard's Tale, Hunted: The Demon's Forge e Wasteland, sendo considerada a última IP como pai de Fallout. Em 2015 foi fundada a inXile New Orleans.

O estúdio frequentemente corria o risco de falir, já que seus projetos eram nichos e só conseguiam sair do papel por causa do crowdfunding. Wasteland 2 que conseguiu quase 3 milhões de dólares no Kickstarter, anteriormente a IP era propriedade da Konami, mas a mesma permitiu que seu prazo de propriedade expirasse e assim a inXile pôde comprar os direitos da IP.

Em 2018 a compra do estúdio pela Microsoft foi finalizado. E atualmente o estúdio está produzindo uma nova IP AAA, que rumores dizem ser estilo steampunk.

Machine Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA1L21hY2hpbmVnYW1lcy1sb2dvLmpwZw==

Foi fundada em 2009 por desenvolvedores de estúdios como DICE e Starbreeze Studios, são considerados a versão Sueca da id Software, o estúdio é sediado em Uppsala, Suécia. No ano seguinte de sua fundação, a Zenimax Media comprou o estúdio e o mesmo passou a produzir jogos da IP Wolfenstein, sendo seu primeiro projeto lançado em 2014, Wolfenstein: The New Order.

Atualmente estão trabalhando em Wolfenstein 3 e Indiana Jones, um Third Person Action-Adventure.

Mojang Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMC53cC5jb20vd3d3Lm1ldWdhbWVyLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wNS9ub3ZvLWxvZ28tbm9tZS1tb2phbmctc3R1ZGlvcy0xLmpwZz9maXQ9MTIwMCUyQzY3NSZzc2w9MQ==

Foi fundada em 2009 por Markus Persson (o famoso Notch), Jakob Porser e Carl Manneh. O estúdio é bastante conhecido pela criação e desenvolvimento de Minecraft. Em 2014 a Mojang foi comprada pela Microsoft por 2,5 bilhões de dólares. A Mojang possui 5 divisões:

  1. Mojang Stockholm - É a empresa original fundada pelo Notch e criadora de Minecraft. Atualmente contam com cerca de 250 funcionários, e é a empresa que foi adquirida em 2014 pela Microsoft.
  2. Mojang Redmond - Foi formada em 2015 para trabalhar em um título de Realidade Aumentada, e com isso passaram a maior parte de seu tempo na criação do conhecido Minecraft Earth.
  3. Mojang Shangai - Formada em 2018 e trabalha com a Mojang Stockholm no mais recente lançamento, Minecraft Dungeons.
  4. Mojang London - Se for desconsiderar a Mojang Stockholm, ela é a subsidiária mais velha da empresa, sendo fundada em 2011 e sua principal função é novos conteúdos e atualizações para o Minecraft original, contam com cerca de 50 funcionários para isso.
  5. Mojang Tokyo - Foi fundada em conjunto com a Mojang Shangai em 2018. Seu papel é dar início ao desenvolvimento da mais nova IP para o Xbox Series X. A empresa opera junto a um time da Mojang Stockholm formado por ex-desenvolvedores e diretores da DICE.
Ninja Theory

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0VESjVONDhXa0FBQTVxMS5qcGc6bGFyZ2U=

Foi fundada em 2000, e é sediada em Cambridge, Inglaterra. O famoso estúdio que produziu o tão amado e odiado DmC: Devil May Cry, e fez o impossível para produzir Hellblade foi comprado pela Microsoft em 2018.

Ninja Theory atualmente é bem conhecida pelos seus jogos por terem gráficos de caírem o queixo e por seu antigo milagre, Hellblade, jogo no qual foi usado 10 milhões para seu desenvolvimento e marketing. Atualmente o estúdio está trabalhando em Hellblade 2 - a sequência de um jogo antes AA com cara de AAA, uma nova IP de terror chamada Project: Mara e o The Insight Project. Hellblade 2 está sendo feitos através da Unreal Engine 5, provavelmente os outros também estão, mas o motor gráfico que está sendo utilizado nos outros jogos não foi confirmados oficialmente pelo estúdio.

Obsidian Entertainment

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cua2V5NGJpei5pdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8xMi9PYnNpZGlhbi1FbnRlcnRhaW5tZW50LWxvZ28uanBn

Esse foi mais outro estúdio formado após a morte da Interplay, foi fundado em 2003 e é sediado em Santa Ana, Califórnia. O estúdio ficou bastante conhecido pelos seus diversos trabalhos como Pillars Of Eternity, South Park: The Stick of Truth, Star Wars: KotOR II e principalmente Fallout: New Vegas, jogo spin-off da série Fallout que até hoje é considerado o melhor por muitos, mesmo com os problemas que a Bethesda quis causar.

Em 2018 foi anunciado na XO18 a aquisição do estúdio. Atualmente os mesmos estão trabalhando em Avowed, Grounded e há uma nova IP do Diretor de Designer de Fallout: New Vegas em pré-produção.

Playground Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9zUHdSVG1YdTdISS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Após anos produzindo jogos da série Forza Horizon, finalmente em 2018 foi anunciada a compra do estúdio pela Microsoft. O estúdio é sediado em Leamington, Reino Unido e foi formado em 2009 por ex-funcionários da Codemasters, Bizarre Creations, Criterion Games e de muitos outros estúdios de nível global.

Atualmente o estúdio deve estar trabalhando em Forza Horizon 5, e sua subsidiária está trabalhando em Fable (reboot), jogo esse que foi apresentado em Julho do ano passado por CGI.

Rare

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXJzcmQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA5L0dhbWVyc1JELTgyLmpwZw==

Conhecida e amada por produzir jogos como GoldenEye 007, Conker, Batletoads, Viva Piñata, Perfect Dark e Sea of Thieves. A mesma que teve muita história ao lado da Nintendo, foi fundada em 1985 e adquirida em 2002 pela Microsoft, sua sede se encontra em Twycross, no Reino Unido.

Já foi dito pela Rare que a mesma não quer mais voltar com suas antigas IPs, e sim que quer criar mundos novos e experiências novas, o que é triste para os fãs que sentem falta das antigas IPs desse amado estúdio. O resultado dessa escolha podemos ver com Sea of Thieves, um game que estava morto em seu lançamento, mas que se recompôs ao decorrer do tempo. Com seu lançamento na Steam, ele não sai da lista de mais vendidos da semana, sempre ocupando o TOP 10. Além disso tudo, o jogo conta com mais de 20 milhões de jogadores.

Atualmente a Rare está trabalhando em sua nova IP chamada Everwild, sem previsão de lançamento.

Roundhouse Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMS5sZW5zZHVtcC5jb20vaS8wbGZVSHEucG5n

Foi fundado em 2019 do zero pela Zenimax Media e é sediada em Madison, EUA. Basicamente, é a sucessora da Human Head Studios, já que após seu fechamento todos os desenvolvedores da Human Head foram para esse estúdio. Esses desenvolvedores são bastante conhecidos por Prey de 2006.

Não se sabe qual é o projeto atual do estúdio, mas muitos especulam que seja Prey 2.

Tango Gameworks

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9zZDAyU0dTdlNjay9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

É um estúdio japonês sediado em Tóquio e foi fundado em 2010 por Shinji Mikami, o criador da tão amada série Resident Evil e também de Dino Crisis. Inicialmente o estúdio se chama Tango K. K., mas por ter sido comprado pela Zenimax Media, o estúdio ganhou o nome que utiliza hoje.

Em 2014 foi lançado o primeiro projeto do estúdio, chamado The Evil Within, um dos jogos mais amados pelos amantes de Survival Horror. O mesmo ganhou sequência em 2017, e apesar de não ter sido tão bom quanto o primeiro, foi um ótimo jogo. Infelizmente o jogo não vendeu bem e assim não ouvimos falar sobre uma sequência desde 2017...

Após a conclusão da compra da Zenimax Media, Phill Spencer disse que a Tango Gameworks será um fator importante para o caminho nipônico do Xbox. Ou seja, podemos esperar um alto investimento no estúdio. E o Shinji Mikami já falou que vai voltar a dirigir um jogo pessoalmente, e tomará ele como se fosse o seu último trabalho como diretor, então podemos esperar bons frutos.

Atualmente a Tango Softworks está produzindo Ghostwire: Tokyo, que será exclusivo temporário de 1 ano para PS5. Após isso chegará day-one no Game Pass.

The Coalition

IMAGEaHR0cHM6Ly90aC5iaW5nLmNvbS90aC9pZC9SMzgxMGJiYjAzZTQ0ZmU5NGE0MWQ0M2M5NWVkMTBiNzE/cmlrPVJKT1JFUVdlY0lPektnJnBpZD1JbWdSYXc=

Antiga Black Tusk Studio, a The Coalition foi fundada em 2010 e ficou com a tarefa de criar uma série para Microsoft que rivalizasse com a franquia Halo. O estúdio é sediado em Vancouver, Canadá. O mesmo ficou com a tarefa de cuidar da franquia Gears Of War após a Microsoft comprar os direitos da série da Epic Games.

Atualmente o estúdio está sendo composto por dois times, de acordo com rumores um está produzindo um novo Splinter Cell, e o outro está produzindo Gears 6. Resta a nós esperarmos para ver se Splinter Cell voltará, e se Gears voltará a ter sua antiga glória, já que após Gears Of War 4, muito se foi questionada a competência da Coalition (podemos ver aqui um caso parecido como o que acontece com a 343 Industries).

The Initiative

IMAGEaHR0cHM6Ly90aC5iaW5nLmNvbS90aC9pZC9SODg2NWUwMDU0OTVhMTM0MTQ4YWNkYzQ3YmEzMjIxY2Y/cmlrPUJLb1JyQ2dXYjJZU2tBJnBpZD1JbWdSYXc=

Foi fundada em 2018 a partir do 0 pela Microsoft para fazer jogos cinematográficos com escopo AAAA, é sediada em Santa Mônica, California. Darrell Gallagher, aquele que liderou nas franquias Tomb Raider e Deus Ex e fez um ótimo trabalho na Crystal Dynamis, atualmente lidera o estúdio.

O estúdio conta com vários veteranos da indústria, muitos são pedigrees ou saíram de renomados estúdios como Rockstar, Santa Monica, Crystal Dynamics, Naughty Dog, etc. Para ir para The Initiative, darei exemplos de grandes nomes: Brian Westegaard (Diretor de God Of War PS4), Christian Cantamessa (Diretor e Escritor de RDR 2 e Manhunt), Lee Davis (Chefe de Animações que passou 10 anos na Naughty Dog) e vários outros.

Atualmente o estúdio está trabalhando em uma IP da Rare, Perfect Dark (reboot), sem previsão para lançamento.

Turn 10

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9lZHVIRkt0RG5DWS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

A Turn 10, um dos mais famosos estúdios de jogos de corrida e simulação, foi criada em 2001 para desenvolver jogos de corrida para o Xbox Clássico (e posteriores) e assim bater de frente com o Gran Turismo, famoso First Party de corrida e simulação da Playstation. O estúdio é sediado em Redmond, EUA.

Atualmente o estúdio continua fazendo seu ótimo trabalho desenvolvendo jogos da franquia Forza Motorsport, e ajudando na produção de seu spin-off, Forza Horizon que está nas mãos da Playground Games. O mesmo foi responsável pela criação da excelentíssima FTech Engine, que está em sua nova versão, a FTech X, e está sendo utilizada no novo Forza Motorsport e em Fable (reboot). Em Fable é dito que o estúdio está produzindo o jogo em uma versão customizada da FTech Engine.

Undead Labs

IMAGEaHR0cHM6Ly90aC5iaW5nLmNvbS90aC9pZC9SMzY5NTczYWE1MjJkZTFhZmUyMDAyNmJmYjk4NjYwOTE/cmlrPVhpd3JYRkQ0OFluQnV3JnJpdT1odHRwJTNhJTJmJTJmd3d3LmdhbWVmb3JmdW4uY29tLmJyJTJmd3AtY29udGVudCUyZnVwbG9hZHMlMmYyMDE0JTJmMDElMmZ1bmRlYWRfbGFic19sb2dvXzcyMHAtMTIwMHg2NzUuanBnJTNmeDQ1ODU2JmVoaz0xOHdEUWglMmJUbVVoVSUyZjJPVW1kNDVValVvN21RU0g3bnNibU1UcU9UeCUyYjN3JTNkJnJpc2w9JnBpZD1JbWdSYXc=

Foi fundada em 2009 por Jeff Strain - foi anteriormente o programador principal do MMORPG da Blizzard, World Of Warcraft - o estúdio é sediado em Seatle (Washington), EUA. O principal objetivo do estúdio em sua criação era criar jogos baseados em zumbis (e vemos que isso continua até hoje). Em 2011 a Undead Labs firmou parceria com a Microsoft para publicar seus jogos exclusivamente para Xbox 360, o que motivou essa escolha foi que todas as outras publicadoras que eles buscaram queriam um World Of Warcraft deles mesmos, ou seja, queriam aproveitar das principais habilidades e experiências do chefe de estúdio.

A compra do estúdio foi anunciada em 2018 e, atualmente está produzindo State Of Decay 3, que dizem ser o projeto mais ambicioso do estúdio, buscando produzir um jogo AAA com extremo realismo através das novas tecnologias de fotogrametria e física. O jogo ainda não tem previsão de lançamento.

World's Edge Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0VQcFlWSkdXc0FVY3BDVC5qcGc6bGFyZ2U=

O estúdio foi fundado em 2019 sediado em Redmond (Washington), EUA. O mesmo é chefiado por Shannon Loftis e sua função é trabalhar ativamente na franquia Age Of Empires.

Atualmente o estúdio vem trabalhando em Age Of Empires IV junto a Relic Entertainment.

XGS Global Publishing

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWQud2lraW1lZGlhLm9yZy93aWtpcGVkaWEvY29tbW9ucy8xLzE4L1hHUy1HbG9iYWwtUHVibGlzaGluZy1Mb2dvLnBuZw==

O XGS Global Publishing é uma divisão que trabalha junto com empresas independentes para produzir jogos exclusivos para o Xbox. Jogos como Ori (Moon Studios), Quantum Break (Remedy), Microsoft Flight Simulator (Asobo), Sunset Overdrive (Insomniac Games), etc. São produtos da parceria entre o XGS Global Publishing e essas produtoras independentes.

Atualmente a divisão está trabalhando em várias IPs.

ZeniMax Online Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucGxheXN0YXRpb25saWZlc3R5bGUubmV0L2Fzc2V0cy91cGxvYWRzLzIwMjAvMTIvWmVuaW1heC0xMjgweDcyMC5qcGc=

Foi formada do 0 em 2007 - e sediada em Maryland, EUA - com o objetivo de desenvolver MMOs e experiências onlines como GAAS e Free-to-Plays. O primeiro projeto do estúdio foi lançado em 2014, sendo The Elder Scrolls Online, spin off da famosa franquia da Bethesda, The Elder Scrolls.

Atualmente ela conta com uma subsidiária chamada Zenimax Online SD, que foi fundada em San Diego no ano de 2019 que vem trabalhando em vários novos projetos não anunciados, sendo que um deles está sendo dirigida pelo diretor de Battlefield e chefe de design de COD e criada através de um novo motor gráfico, que foi feito do 0 em 2018.

Fonte 1: Gamevicio
Fonte 2: Wikipedia
Luís Gustavo
Luís Gustavo #Lv_GS
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.