Xbox ajuda pacientes japoneses em terapia ocupacional

Xbox ajuda pacientes japoneses em terapia ocupacional

Pacientes do Centro Médico de Hokkaido ganham o Xbox Adaptive Controller
#Games Publicado por meganinja, em

Quando as flores de cerejeira começaram a aparecer, a neve ainda brilhava em Sapporo, que fica em Hokkaido, no norte do Japão. O grande espaço apresenta uma variedade de monitores, interruptores e pessoas jogando o Xbox Series X com uma aparência séria usando o Xbox Adaptive Controller. Eles não estão apenas obcecados em jogar no Xbox, eles também estão tentando dizer às pessoas ao redor do mundo que os jogos conectam seu mundo com o mundo exterior.

IMAGEaHR0cHM6Ly9uZXdzLm1pY3Jvc29mdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL3Byb2Qvc2l0ZXMvNDcvMjAyMS8wNC9Ib2trYWlkb01lZGljYWxDZW50ZXItc2NhbGVkLmpwZWc=

Eiichi Tanaka, um terapeuta ocupacional que trabalha no Centro Médico de Hokkaido, está trabalhando neste hospital com videogames para pessoas com distúrbios neuromiopáticos, como distrofia muscular.

Segundo Tanaka, "Existem atualmente cerca de 100 pacientes no centro neuromuscular do hospital que estão hospitalizados há muito tempo, e 70-80% deles estão jogando em telefones celulares, PCs e consoles. O jogo em si é um lugar para eles reabilitar e, ao mesmo tempo, permitir que os pacientes se comuniquem uns com os outros e com o mundo fora do hospital por meio de redes como a Internet ”.

IMAGEaHR0cHM6Ly9uZXdzLm1pY3Jvc29mdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL3Byb2Qvc2l0ZXMvNDcvMjAyMS8wNC9PY2N1cGF0aW9uYWxUaGVyYXB5Um9vbS0yMDQ4eDEzNjUuanBlZw==

Tanaka tem trabalhado para apoiar a jogabilidade para pessoas com deficiência desde 1998, mas parece que o maior desafio desde o início foi o próprio controle para jogar o jogo.

Um controle em uma máquina de videogame pode mover, atacar, falar e manipular os jogadores no jogo movendo habilmente seus dez dedos em ambas as mãos. Mas, é claro, nem todos podem mover bem as mãos. Portanto, Tanaka e seus colegas costumavam modificar os controles para atender às necessidades e habilidades de cada paciente. Mas personalizar os controladores dessa maneira não era fácil nem barato.

Então, o anúncio em 2018 de que a Microsoft lançou seu Xbox Adaptive Controller chocou positivamente Tanaka.

Fiquei realmente surpreso. Temos implorado a várias empresas de jogos pelo desenvolvimento e lançamento de controladores para pessoas com deficiência ao longo dos anos e descobrimos que o próprio dispositivo que queríamos estava disponível a um preço surpreendentemente baixo.

Existem vários sintomas de impedimento, como aqueles que movem apenas a ponta dos dedos, aqueles que podem controlar facilmente o queixo e aqueles que podem mover as pernas mais rápido do que os braços. O Xbox Adaptive Controller tem um grande botão que pode ser usado como um controle por si só, e existem várias portas de conexão que permitem conectar facilmente interruptores e vários tipos de botões, para que você possa adaptá-lo às partes e movimentos do seu corpo que são fáceis de mover . Basta conectar os interruptores ao Xbox Adaptive Controller e você estará pronto para usá-lo como substituto de um controlador padrão.

IMAGEaHR0cHM6Ly9uZXdzLm1pY3Jvc29mdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL3Byb2Qvc2l0ZXMvNDcvMjAyMS8wNC9TZXR0aW5nWEFDLXNjYWxlZC5qcGVn

A Microsoft adotou o conceito de design inclusivo em todo o desenvolvimento de produtos.

O Xbox Adaptive Controller segue também esse princípio, desenhando e desenvolvendo com a ideia de que a ideia começa por reconhecer elementos exclusivos, aprender constantemente com as diferenças, e que uma solução pode ser a solução para muitos.

Segundo Bryce Johnson, pesquisador da Inclusive Design na Microsoft, "Todo mundo tem alguma habilidade, mas por outro lado, há um limite para essa habilidade. É por isso que projetar para pessoas com deficiência resulta no maior benefício para muitos. Acreditamos que podemos criá-lo".

IMAGEaHR0cHM6Ly9uZXdzLm1pY3Jvc29mdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL3Byb2Qvc2l0ZXMvNDcvMjAyMS8wNC8lRTglQUQlOEMlRUYlQkQlQTUlRTglQUQlOUIlRUYlQkQlQUMlRTclQjklOUQlRTYlQTclQUQlRTMlODElODYlRTclQjklQTclRUYlQkQlQUYlRTclQjklOUQlRUYlQkQlQUQlRTclQjklQTclRUYlQkQlQkQlRTclQjklOUQlRTglQkMlOTQlRTMlODMlQTglRTglQUUlOTIlRTMlODMlQkJEU0MwOTIzMy1zY2FsZWQuanBlZw==

A Microsoft Japão pediu ao o Sr. Tanaka para fazer um vídeo de como usar o Xbox Adaptive Controller com os membros do projeto que envolve o Sr. Tanaka e os pacientes hospitalizados.

Queríamos dizer a muitas pessoas como jogar com este Xbox Adaptive Controller do ponto de vista dos deficiêncientes.

Por causa do COVID-19, as pessoas envolvidas no uso do Xbox Adaptive Controller em Tóquio não puderam visitar o centro para ajudar na produção do vídeo. Em vez disso, o Microsoft Teams foi usado para conectar a equipe em Hokkaido e Tóquio para desenvolver a história e confirmar os detalhes da produção. Eles queriam que o vídeo fosse útil para pessoas em todo o mundo, então a equipe de produção também usou o Microsoft Translator e outras ferramentas para criar legendas em inglês.

No vídeo divulgado, a introdução do Xbox Adaptive Controller mostra como se preparar para jogar através dos olhos de pessoas com deficiência, e quais pontos devem ser lembrados. Foi fácil resumir.

ZzFXY3ZUY0xDVU0=

Um desses pacientes é Kentaro Yoshinari, ele fala que "Se você tem uma deficiência, não poderá praticar esportes comuns como faz. No entanto, qualquer pessoa no mundo do jogo pode jogar nas mesmas condições. Eu sinto que essas coisas ainda são desconhecidas para muitas pessoas. Quero que pessoas com deficiência como eu saibam que existem esportes que podem ser praticados dessa forma. Espero que este vídeo transmita às pessoas sem deficiência que elas podem gostar de jogar tanto quanto você, mesmo que tenham deficiência."

IMAGEaHR0cHM6Ly9uZXdzLm1pY3Jvc29mdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL3Byb2Qvc2l0ZXMvNDcvMjAyMS8wNC9LZW50YXJvWW9zaGluYXJpX3Byb2R1Y2VyWEFDVmlkZW8tc2NhbGVkLmpwZWc=

Agora, daqui, em Hokkaido, podemos nos conectar com pessoas de todo o Japão. Além disso, pacientes que nunca jogaram no Xbox antes tentarão novos jogos por meio do Xbox Adaptive Controller. De agora em diante, gostaria de me conectar com pessoas que não apenas em todo o Japão, mas em todo o mundo através de competições de jogos.

Acessibilidade significa que você pode acessar a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer pessoa, em qualquer situação. O Xbox Adaptive Controller é como uma ponte que conecta todos os que jogam.

Fonte: Microsoft
meganinja
meganinja

"Eu sou apenas um ninja de passagem. Lembre-se disso!"

Designer por Profissão, Analista e Reporter por Hobbie

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque