Take-Two Interactive | Entendendo a estrutura corporativa, as divisões e suas subsidiárias

Take-Two Interactive | Entendendo a estrutura corporativa, as divisões e suas subsidiárias

Por dentro da gigante americana que possui a Rockstar Games, Private Division e 2K Games sob seu domínio
#Artigos Publicado por Billy Butcher, em

Muito conhecidos na indústria com o passar dos anos, a Take-Two Interactive é a terceira maior empresa de jogos eletrônicos dos EUA, perdendo apenas para a Electronic Arts, que está em segundo, e a Activision Blizzard, que é a maior editora e publicadora de jogos do mundo na atualidade (somando EUA + Europa + Japão).

Foi fundada em 1993, em Nova Iorque, sendo uma empresa consideravelmente bem nova, e que apesar desses poucos anos de existência já passou por maus bocados de todos os tipos, quase entrando em falência mais de 4 vezes, quase sendo comprada pela Electronic Arts, e conhecida por várias práticas nocivas e anti-consumidor nos últimos anos, como as polêmicas envolvendo a Gearbox Software, Grand Theft Auto, Kerbal Space Program, e a própria 2K Sports.

Sendo chefiada pelo CEO Strauss Zelnick, mais conhecido como ex-Presidente da 20th Century Fox, e pelo presidente Karl Slatoff, a Take-Two Interactive é lembrada principalmente como a dona da Rockstar Games e 2K Games, duas grandiosas editoras de hits como GTA, NBA2K, RDR, BioShock e Mafia.

Hoje falaremos e abordaremos mais sobre cada divisão e estúdio desse grande conglomerado, que hoje está valendo cerca de US$ 17 Bilhões em valor total, e muitos comparam sua filosofia a das extintas THQ e Midway, que vieram da era fliperama. Como sempre, no mesmo estilo de artigos anteriores na qual falamos de ZeniMax, Activision Blizzard, Square Enix, Warner Bros, Games, PlayStation e SEGA, tudo é organizado em ordem alfabética.

Prontos? Então vamos lá.

2K Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9hdG9ycmVkZWNvbnRyb2xlLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wMi8yay5qcGc=

2K Games foi fundada em 2005 pela Take-Two Interactive, após comprar a XSN Sports e Indie Built da Microsoft Game Studios, além da Visual Concepts e Kushu Games da SEGA. Essas serão as divisões e subsidiárias da Xbox e SEGA na qual produziam séries de jogos de esporte, como NBA2K, NHL, Amped, RalliSport Challenge, NBA Inside Drive, e várias outras.

Após a Electronic Arts crescer fortemente com o seu selo EA Sports, e formar parceria desse braço com a Microsoft, a mesma perdeu interesse em continuar criando jogos de esporte, enquanto a SEGA também não havia tanto interesse em continuar tendo a Visual Concepts como sua subsidiária, então ambas as empresas concordaram em vender tais divisões e estúdios para Take-Two, que disse ter a ambição de roubar o torno da EA Sports para si.

Inicialmente, a 2K Games estabeleceu a 2K Sports como primeiro estúdio interno do zero, na qual publica todo os jogos de esporte produzidos internamente, mas com o passar do tempo, foi comprando alguns estúdios, como a Irrational Games, para expandir seu ramo, e sendo assim, publicar jogos de IPs diferentes, onde dai surgiram as séries BioShock e Mafia.

Indo sobre seus estúdios internos, falaremos de 2 em específico, que levam o nome 2K ao lado, e são subsidiárias da mesma:

  1. 2K Chengdu: Formada em 2011, se encontra na China, e é um estúdio de suporte e co-produção interna de jogos feitos por estúdios maiores da 2K Games. São conhecidos como o estúdio assistente em produções como NBA 2K21, XCOM: Chimera Squad, Mafia III, WWE 2K16, e Sid Meier's Civilization: Revolution.
  2. 2K Vegas: Formada em 2006, é outro estúdio de co-produção da 2K Games, localizado em Las Vegas, EUA. Ajudaram no desenvolvimento de jogos como NBA 2K21, Mafia Trilogy, PGA 2K21, Sid Meier’s Civilization VI e Borderlands 3.
31st Union

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uMmtnYW1lcy5jb20vd2ViL3RoaXJ0eWZpcnN0dW5pb24uY29tLzMxdV9oZXJvX2JhY2t1cF8xLmpwZw==

31st Union é um jogo estúdio da 2K Games, formado em 2019 em Foster City, Califórnia, mais conhecida por abrigar o Vale do Silício, onde se encontra empresas de grande porte e nome como Apple e Sony Interactive Entertainment.

É liderada por Michael Condray, co-criador de Dead Space (2008), onde em 2009 fundou a Sledgehammer Games junto de Glen Schofield e Bret Robbins, e lá ele foi diretor de títulos da série Call of Duty, como Modern Warfare 3, Advanced Warfare e WWII.

Em 2018, tanto Condray quanto Schofield e Robins saíram da Sledgehammer, e depois de 15 anos juntos, cada um tomou um rumo diferente. No caso de Condray, foi fundar e ser o chefe da 31st Union, que recentemente já abriu outra subsidiária, em Madrid, Espanha.

Não se sabe muito sobre o primeiro projeto do estúdio, mas foi listado como uma Nova IP ambiciosa de Multiplayer, na qual se assemelha a Overwatch.

Cat Daddy Games

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuY2F0ZGFkZHkuY29tL2ltZy9iYW5uZXJfYWJvdXRfMTIwMHg3NjAuanBn

Cat Daddy Games é uma das primeiras subsidiárias oficiais da Take-Two Interactive, fundada pela primeira vez em 1997, após a saída dos chefes Ryan Haveson, Harley Howe, e Patrick Wilkinson da Microsoft Game Studios. Como esperado, é um estúdio de Kirkland, Washington, EUA.

A empresa já lançou diversos jogos de diferentes formatos IPs e para múltiplas plataformas, com seu foco recente sendo o Android e iOS. Dentro do seu portfólio de produções, podemos citar títulos como MyNBA 2K14, WWE SuperCard, Mafia III: Rivals, Ski Resort Tycoon, Golf Resort Tycoon, Splat Magazine Renegade Paintball e vários outros.

Desde 2005, com a fundação da 2K Games, ela passou a fazer parte dessa divisão, passando de subsidiária da T2I para a 2K Games formalmente.

Cloud Chamber

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucGR2Zy5pdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8xMi9DbG91ZF9DaGFtYmVyX0xvZ28uanBn

Cloud Chamber Games é a sucessora espiritual da famosa 2K Czech, autora de Mafia, Mafia II, BioShock 2, Top Spin 4 e da série Hidden & Dangerous. O estúdio foi fundado em Montreál, no Canadá, onde compartilha sua sede com a Compulsion Games e Quantic Dream Montréal.

Sua fundação ocorreu em 2019, e mais recentemente abriram um segundo estúdio em Novato, Califórnia. Quanto ao primeiro grande projeto da empresa, eles são parte da subsidiária 2K Games, e estão criando o novo BioShock 4, porém sem o criador e diretor original, Ken Levine.

Firaxis Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9taWNhY2FyZWVyZmFpci5maWxlcy53b3JkcHJlc3MuY29tLzIwMjAvMDEvZmlyYXhpcy1sb2dvLnBuZw==

Seguindo o instinto de que a Take-Two tem muitos estúdios que sucederam outros passados, a Firaxis Games é uma subsidiária integral da 2K Games fundada em 1996, e após a criação da 2K em 2005, foram comprados pela mesma.

O estúdio é um sucessor espiritual da MicroProse, autores de XCOM e Civilization, e foram fundados justamente por essas cabeças, sendo Sid Meier, Jeff Briggs e Brian Reynolds. Seu foco é principalmente as plataformas PC, seja Windows, Linux ou MacOS, com jogos de estratégia e simulação em geral.

Atualmente, produzem e cuidam das IPs de Civilization e XCOM e todas suas entradas de 2005 em diante, com o lançamento mais recente das mesmas sendo Civilization VI (2016) e XCOM: Chimera Squad (2020).

Ghost Story Games

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cud2FzZC5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8wMi9naG9zdC1zdG9yeS0wMi0yNC0xNy0xLTEyMDB4Njc3LmpwZw==

Fundada em 2017 após a dissolução da Irrational Games, mas tecnicamente sendo a mesma Irrational Games de sempre, porém com novo nome e com menos funcionários que antes, a Ghost Story é um dos poucos estúdios da própria Take-Two que não fazem parte de nenhum rótulo, sem vínculos com a 2K, Rockstar ou Private Division.

Como esperado, eles são liderados por Ken Levine, aclamado criador, diretor e designer de System Shock 2, Thief, SWAT 4, BioShock, Freedom Force e BioShock Infinite. São localizados em Westwood, Massachusetts, nos EUA, no exato mesmo endereço prédio e sede da Irrational Games, sem nenhuma alteração.

Já que ela é a mesma coisa que a Irrational Games, porque mudaram de nome? Porque não lançaram nada desde 2013? Quais a diferenças da Irrational para a Ghost Story? Vamos abordar cada um desses pontos agora.

Se você tiver acompanhado os últimos anos da Irrational Games, que anunciou BioShock Infinite em 2010, e só foi lançado em 2013, tivemos aqui o grande experimento de Development Hell, na qual gerou estragos irreparáveis no estúdio e em Ken Levine, que após o título sofreu de depressão e problemas psicológicos sérios, que quase levaram a sua morte em 2016.

O temido Crunch-Time foi algo adotado por conta das exigências da 2K Games, que estava sempre se irritando com a visão artística revolucionária e muito ambiciosa de Levine, e queria simplesmente lançar o jogo, forçando-o ser um produto até hoje descrito pelos funcionários como incompleto, por mais que seja adorado e aclamado no geral.

Querendo se desvencilhar da empresa, em 2017 Ken Levine fez um ''ultimato'' na Take-Two. Ou deixavam ele ter a liberdade que queria pra continuar criando seus próprios projetos sem intervenção da 2K, ou ele iria sair da empresa e ser um desenvolvedor independente. A Take-Two concordou com o acordo, e permitiu que Levine fundasse a Ghost Sotry Games.

Diferente da Irrational, o objetivo de Levine com a Ghost Story é ter um pequeno estúdio de no máximo 80 desenvolvedores, na qual trabalharão em um ambiente calmo e livre de qualquer tipo de crunch-time ou pressão de uma editora por perto. A ideia é que o estúdio seja muito criativo e crie suas própria obras com uma autonomia única, impulsionando a revolução técnica.

Pelo que sabemos, eles estão criando uma Nova IP Single-Player que se inspira principalmente no Chaos System de Dishonored, e no Nemesis System de Middle-Earth, sendo elementos que Ken Levine descreve como inovadores, e que proporcionarão um jogo com enredo e design a frente de qualquer outro. Não sabemos muitas coisas desta IP desde 2018, mas no ano passado, 2020, foi confirmado que ele segue em produção total.

Hangar 13

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucGxheTMuZGUvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMTIvSGFuZ2FyLTEzLmpwZw==

Continuando na linha de sucessores espirituais, a Hangar 13 é uma mesclagem de sucessor espiritual da LucasArts e 2K North, cujo cuida principalmente da série Mafia, e possui 4 estúdios diferentes, 2 nos EUA e 2 no Reino Unido.

Originalmente, a empresa seria liderada por Rod Fergusson, co-criador de Gears of War, e que estava na Irrational Games de 2012 até 2013, onde foi vital para o jogo ter conseguido ser lançado após tantos problemas internos no estúdio.

No entanto, na mesma época que Fergusson foi proposto a fundar e liderar a Hangar 13, a Microsoft anunciou que comprou a IP de Gears of War da Epic Games, cancelando a Nova IP da Black Tusk Studios, renomeando-os para The Coalition, e dando uma proposta ao criador para liderar na nova empreitada de Gears no Xbox One, cujo o criador aceitou de bom grado.

Por conta desse fator, a Hangar 13 ficou sob os cuidados de fundação e liderança por Haden Blackman, ex-vice presidente e diretor da LucasArts por mais de 20 anos. A fundação da Hangar 13 foi completada oficialmente em 2014, e já dai começaram a trabalhar em Mafia III, lançado em 2016.

O jogo foi recebido de forma mista, sendo muito elogiado por sua trilha sonora, imersão, gráficos, enredo e personagens, e muito criticado por ser repleto de bugs, possui um mundo-aberto desinteressante, que foi chamado de morto e sem sal, e pelo excesso de missões repetitivas que o título contém, tornando a experiência massante.

Mesmo assim ele vendeu bem, mais de 7 milhões de cópias, abaixo das expectavas da Take-Two, considerando-o um ''semi fracasso'', e com isso, demitiu cerca de 150 funcionários da Hangar 13.

Seu projeto mais recente foi Mafia: Definitive Edition, um remake do primeiro jogo, que foi recebido de forma muito mais bem aceita pela crítica e público, mas que não vendeu tão bem, algo que o estúdio disse que era muito necessário para a sobrevivência da IP da Mafia. Não se sabe se ainda teremos outro jogo da franquia.

Atualmente, eles vem desenvolvendo uma Nova IP de Ficção-Científica Espacial com alienígenas e humanoides.

HB Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udmlkZW9nYW1lc2Jsb2dnZXIuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIxLzAzLzJLLUdhbWVzLUFjcXVpcmVzLUhCLVN0dWRpb3MuanBn

Presentes no Canadá, a HB Studios é uma das outras subsidiárias da 2K Games, adquirida em 2021, e mais conhecida por produzir jogos de esporte para o selo editorial 2K Sports.

Produzem a série PGA Tour, de jogos de golfe.

Private Division

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucHJpdmF0ZWRpdmlzaW9uLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8xMi9wcml2YXRlZGl2aXNpb25fbG9nb18xOTIweDEwODAucG5n

Private Division é a terceira grande editora da Take-Two Interactive, sendo irmãos mais novos da 2K Games e Rockstar Games, cujo foi fundada em 2017, e se encontra em NYC, New York.

Diferente da 2K Games e Rockstar Games, o objetivo da Private Division não é criar mega blockbusters caríssimos e construir uma grsnde rede de estúdios e subsidiárias para dar vida a projetos milionários, mas sim de ajudar estúdios independentes e publicar suas próprias criações com financiamento e gestão.

São conhecidos como a editora de Ancestors: Humankind Odyssey, The Outer Worlds e Disintegration, e em 2020 anunciou um acordo de publicação com a Moon Studios, onde a Private Division será a editora da próxima Nova IP de RPG dos criadores de Ori.

Em 2019 a empresa esteve envolta de muita polêmica devido ter contido uma conduta antiética com a Star Theory Games, criadores do hit Kerbal Space Program. A Private Division sabia do sucesso da IP, e com isso, tentou várias vezes comprar o estúdio para possui-los para si.

No entanto, a empresa se recusou se vender, e para compra-los a força, a empresa repentinamente anunciou que iria cancelar Kerbal Space Program 2, forçando a falência da Star Theory.

Como resultado, a Private Division comprou as sobras do estúdio, como a IP de Kerbal e cerca de 30 funcionários estúdios, para montar a atual Intercept Games, novos autores de Kerbal 2, agora sendo subsidiária da Private Division.

Em 2021, a empresa já possuia 4 estúdios além do presente em New York, com outros localizados em Las Vegas, Seattle e Munique.

Rockstar Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9wc3ZlcnNvLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wMS9Sb2Nrc3Rhci1zZXJhLXByZXNzaW9uYWRhLXBlbGEtVGFrZS1Ud28tcGFyYS1sYW5jYXItam9nb3MtY29tLW1haW9yLWZyZXF1ZW5jaWEuanBn

A grande Estrela do Rock é o filho mais velho da Take-Two, antecedendo o irmão do meio, 2K Games, e sendo ainda mais velho que o caçula da família, Private Division. É a maior divisão da Take-Two Interactive, onde abriga cerca de 6.500 funcionários.

Foram fundados pelos irmãos Dan Houser e Sam Houser no ano de 1994, adquiridos por US$ 25 milhões pela Take-Two em 1998, e daqui saíram IPs e franquias de sucesso aclamado global, como Grand Theft Auto, Max Payne, L.A. Noire, Bully, Manhunt, Red Dead, The Warriors, Midnight Club, e diversas outras.

Possui 9 estúdios espalhados pelo mundo no ano de 2021, cujo fazem parte do selo Rockstar Studios, sendo os principais em North, San Diego, Toronto e New York. Cada um deles possui sua gestão e forma de agir, e claro, sua própria história.

Abaixo listamos os 9 estúdios de forma resumida, e o que cada um deles faz. E obviamente, estão na ordem alfabética:

  1. Rockstar Dundee: Formada em 2008, a Rockstar Dundee, outrora Ruffian Games, é um estúdio conhecido por ter passado seus 11 anos de vida trabalhando com a Microsoft e seus Xbox Game Studios. Produziram Crackdown 2, além de terem co-produzido Crackdown 3, Halo: The Master Chief Collection, Gears of War: Ultimate Edition, e vários títulos de Kinect. Possuem um dos diretores e designers de GTA 2 e 3 sobre seu poder, e foi um dos motivos que levou-a a ser comprada em 2019 pela Rockstar. Vem trabalhando em um projeto AAA não anunciado.
  2. Rockstar India: Trabalha em conjunto com a Rockstar Dedicated Unit na Technicolor India. É focada na área de multiplayer, onde foi vital em Grand Theft Auto V: Online, Red Dead Online, e no Rockstar Launcher de PC.
  3. Rockstar Leeds: Antes chamada de Mobius Entertainment, o estúdio foi comprado em 2004 pela Rockstar, e é famoso por ter laços fortes com a Nintendo, produzindo vários spin-offs e portes de jogos da Rockstar Studios para o GameCube, 3DS, Wii e Switch. Também foram autores e criadores dos Grand Theft Auto: Vice City Stories e Grand Theft Auto: Liberty City Stories.
  4. Rockstar Liconln: Formada em 1999, a Rockstar Linconln é uma empresa de garantia de qualidade e localização de idiomas, antes chamado de Tarantula Studios.
  5. Rockstar London: Presente na Inglaterra, a Rockstar London apareceu em 2005 pela primeira vez, onde liderou todo o resto do desenvolvimento de Manhunt 2 após o fechamento da Rockstar Vienna, produtora original do jogo. Também foram os autores das versões portáteis de Midnight Club: Los Angeles e Midnight Club: L.A. Remix.
  6. Rockstar New England: Adquirida em 2008, a Rockstar New England, chamados de Mad Doc Software, é um estúdios de portes e adaptações, centralizado em Andover, nos EUA. Fizeram a versão de Bully para Xbox 360 e PC, e mais recentemente portaram Red Dead Redemption II para os PCs e Stadia, no ano de 2019.
  7. Rockstar North: É a principal subsidiária, existindo desde 1997, e criadores de Grand Theft Auto e The Warriors. A empresa fica localizada em Edimburgo, na Escócia, e é liderada por Sam Houser. Também são lembrados por seus fortes laços com o PlayStation e a Sony em geral, com exclusividades em GTA 3, GTA SA, GTA VC, e GTA V. Durante a época do Xbox 360, a Rockstar North passou para o lado da Microsoft, com as DLCs e marketing de GTA IV sendo de propriedade da americana.
  8. Rockstar San Diego: Comprada em 2003 após uma disputa com a Microsoft e Activision para ver quem pagava mais pelo estúdio, a Rockstar San Diego, primeiramente chamada de Angel Studios, são os autores de Midtown Madness, Midnight Club e da série Red Dead Redemption. Também são os criadores da RAGE, motor gráfico da Rockstar Games, e seu projeto mais recente foi o título de 2018, Red Dead Redemption II.
  9. Rockstar Toronto: É o segundo maior da família, criadores de Bully e Max Payne 3. Ficam em Toronto, Canadá, sendo a única subsidiária da Rockstar no país, e tem um histórico de muita polêmica envolvendo o estúdio com seus irmãos Rockstar San Diego e Rockstar London, onde disputavam para qual era o "melhor estúdio" da Rockstar em termos de qualidade técnica.
Socialpoint

IMAGEaHR0cHM6Ly9hZG1pbi52YXNhdmEuZXMvdzIwMTkvYXNzZXRzL2ltYWdlcy9jYXNlc3R1ZGllcy9zb2NpYWxwb2ludC9Mb2dvX25lZ2F0aXZvLmpwZw==

Socialpoint é uma empresa espanhola de jogos eletrônicos, onde fica centralizada em Barcelona, considerada a maior empresa de jogos do país, abrigando mais de 400 desenvolvedores no total.

Foi fundada em 2008, adquirida pela Take-Two Interactive em 2017, e age de forma independente, assim como a Ghost Story Games, sendo as únicas 2 subsidiárias reais da Take-Two, ao invés de divisões como a 2K Games, Rockstar e Private Division.

É um estúdio especializado em jogos para Android, iOS e Facebook, e já produziu vários títulos de sucesso nessa área, como Dragon City e Jurassic Hunter.

Nos seus projetos atuais, a Socialpoint busca lançar Champions Destiny e League of Dragons ainda em 2021.

Visual Concepts

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uMmtnYW1lcy5jb20vd2ViL3ZjZW50ZXJ0YWlubWVudC5jb20vdmNfbWV0YV90aHVtYjIuanBn

Visual Concepts é um aclamado estúdio de jogos eletrônicos dos EUA, originalmente fundado em 1988 em Novato, Califórnia, e pertencente da SEGA como uma subsidiária total durante os anos de 1999 até 2005.

São os criadores originais de NBA2K, Madden NFL, NHL, NCAA College Football e WWE 2K, franquias que por anos foram muito aclamadas pela crítica e jogadores, com a entrada principal sendo NBA2K1, no qual obteve uma média histórica de 97/100, a maior da SEGA em toda sua história.

Em 2005, a Take-Two Interactive ofereceu a proposta de comprar a Visual Concepts da SEGA por US$ 225 milhões, com desejo de ser a grande rival da EA Sports, falando sobre desejos de adquirir a XSN Sports (Xbox Sports Network) e Indie Built da Microsoft também para realizar esse desejo.

A SEGA cooperou com o desejo da Take-Two, e assim como a Microsoft, ambas anunciaram sua saída dos jogos eletrônicos de esporte anual, vendendo as subsidiárias, selo editorial e divisões para a Take-Two.

Com a Visual Concepts agora em seu domínio, foi estabelecido a 2K Sports, sucessora da XSN Sports, que cuida da Visual Concepts, além dos outros estúdios que produzem títulos de esporte, HB Studios, Kushu Games e Indie Built.

Em 2021, a Visual Concepts já possuia 7 estúdios espalhados ao redor do mundo.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.