Médicos testam jogo contra déficit de atenção para quem teve Covid-19

Médicos testam jogo contra déficit de atenção para quem teve Covid-19

Um jogo pode ser uma arma poderosa!
#Games Publicado por Aiden Pearce, em

Um game pode ajudar pessoas que já tiveram Covid-19, mas que sofreram com sequelas como perda de memória recente ou dificuldade para se concentrar. Lançado no ano passado, o jogo EndeavorRX foi criado para tratar crianças com com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, mas pode ter outras utilidades médicas durante a pandemia.

O game foi criado pelo Akili Interactive e é uma experiência interativa para tratamento de três meses entre crianças de até 12 anos com TDAH. Pode parecer algo experimental demais ou ineficaz, mas o jogo foi o primeiro a receber autorização formal da Food and Drug Administration, a “Anvisa” dos EUA, para ser utilizado como tratamento médico oficial nestes casos.

Agora, Faith Gunning, uma neuropsicóloga de Nova York, quer tentar usar o mesmo método, com o game, para ajudar pacientes curados da Covid-19, mas que sofrem de sintomas similares.A ideia é realizar um estudo pelos próximos meses, para tentar descobrir se é eficaz também neste tipo de sequela ou não.

Como funciona o EndeavorRX?

Obviamente, o EndeavorRX não é um jogo tradicional como outros. Ele funciona em um tablet ou celular e faz muito uso dos sensores do aparelho. Um objeto fica anexado na tela, enquanto o jogador precisa mover os sensores e tocar na tela para desviar de objetos ou coletar outros.

Gunning contou ao site The Verge que conheceu o game em 2020 e já utilizou em outros casos, mas que vê grande potencial na ajuda contra sequelas da Covid-19. “Um videogame é algo que pode ganhar proporção. É algo que pode ser dado às pessoas, precisamos de coisas assim pelos grupos e comunidades”, disse.

VUxQcGx2eEZxR2c=

Vale avisar que, apesar de já ser utilizado em grande escala, o EndeavorRX não é um jogo comercial e não pode ser baixado, apenas utilizado para tratamentos por meio de sua produtora.

Fonte: Tecnoblog
Aiden Pearce
Aiden Pearce #Gabs18
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.