Especial RE | Relembrando Resident Evil 5

Especial RE | Relembrando Resident Evil 5

7º capítulo de uma série de matérias especiais sobre a franquia Resident Evil
#Artigos Publicado por Renatito, em

Após a franquia ser reformulada em Resident Evil 4, a Capcom decidiu manter a mesma pegada para o Resident Evil 5, com câmera sobre o ombro e foco na ação, algo que viraria padrão para vários jogos da série. Resident Evil 5 foi lançado em 5 de março de 2009 - o primeiro título principal sem a supervisão de Shinji Mikami - apresentando ao público belos gráficos em alta definição, sendo lançado inicialmente para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. O game traz uma trama que fecha diversos arcos da história dos jogos anteriores, ao mesmo tempo em que apresenta novos controles e uma nova jogabilidade, planejada para dois jogadores, que podem jogar tanto online quanto offline, com tela dividida.

Em RE5 deixou os ambientes escuros e sombrios para aportar em uma África ensolarada, porém não menos assustadora. O quinto jogo numerado da franquia dividiu os jogadores, mas encontrar alguém que tenha achado o jogo ruim é difícil, no máximo, dizem que ele é um bom jogo, porém um mau Resident Evil. Quando anunciado e posteriormente lançado em 2009, ele chocou o público pelos seus gráficos realistas, para a época, encantando também o autor desta matéria, sendo esse jogo um dos principais motivos que me fizeram pegar o Xbox 360. Sem mais delongas, vamos relembrar algumas coisas interessantes sobre este game que completou 12 anos recentemente. Boa leitura!

HISTÓRIA

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTQxLmpwZw==

Chris Redfield, agora super-musculoso, deixou os S.T.A.R.S. há um certo tempo e no momento está trabalhando para a Bioterrorism Security Assessment Alliance (BSAA). Ele é enviado para as profundezas da África, onde ele e sua parceira Sheva estão rastreando um vendedor de armas bio-orgânicas (B.O.W.) no mercado negro, chamado Ricardo Irving. Chegando lá, eles descobrem que a cidade foi infectada com parasitas e a equipe Alpha da BSAA foi morta.

Chris acredita que sua antiga parceira Jill está morta após um embate que rolou há um tempo atrás com o grande vilão da série, Albert Wesker. Documentos falsos deixados por Wesker levam Chris e Sheva a uma mudança de trajetória que eles acham que os levará a Irving, enquanto uma B.O.W. mata o resto de sua equipe. Chris começa a duvidar se Jill realmente está morta.

O mentor de Sheva, Josh Stone, é encontrado após o ataque da B.O.W., e eles conseguem rastreiar Ricardo Irving, que injeta em si o Las Plagas Tipo 2 e sofre uma mutação e se transforma numa criatura gigante. Após ser derrotado, ele diz suas últimas palavras que os levam à localização de uma planta da qual o vírus T e G foi derivado, e eles descobrem que um novo vírus foi feito, o Uroboros.

A empresa que financia a BSAA, Tricell, comprou uma antiga instalação subterrânea da Umbrella e continuou suas pesquisas. As cobaias ainda estão lá dentro e Chris encontra a cápsula de contenção de Jill, mas ela não está lá. O que o deixa ainda mais confuso.

Após lutarem e sobreviverem contra várias B.O.W., eles encontram Wesker que agora tem poderes ainda mais sobre-humanos graças a vários mutagênicos e envia uma Jill que está fora de si para lutar contra os dois protagonistas. Eles conseguem vencê-la e libertá-la do controle. Bombeando-se com Uroboros, Wesker também se junta à luta, sofrendo uma mutação no processo. Ele cai em um vulcão, mas nem mesmo a lava é suficiente para acabar com ele. Após uma intensa troca de tiros (e socos numa enorme pedra), Josh e Jill chegam em um helicóptero para salvar Chris e Sheva. Contudo, Wesker ainda não desistiu, e parecia não querer deixar a dupla ir embora. Nossos protagonistas se armam com dois RPGs e disparam contra Wesker, colocando assim um ponto final no icônico vilão. Eles fogem da região vulcânica com a vontade de continuar a luta contra os traficantes de armas biológicas (que com certeza ainda não acabou).

PERSONAGENS
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODU0LmpwZw==

Chris Redfield

O ex-membro dos S.T.A.R.S. de Raccoon City foi um dos fundadores da B.S.A.A, e é um de seus integrantes mais brilhantes. Ainda atormentado com a perda trágica de sua parceira, Jill Valentine, ele é enviado a Kijuju para investigar testes ilegais com armas biológicas e para capturar Ricardo Irving, que está envolvido no caso e é suspeito de terrorismo. Na África, porém, ele irá descobrir verdades sobre eventos passados e, mais uma vez, confrontar Albert Wesker, seu pior inimigo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODY0LnBuZw==

Sheva Alomar

Sheva perdeu os pais devido a um incidente com armas biológicas. Revoltada, ela se juntou a milícias até que encontrou seu destino na B.S.A.A., onde foi treinada por Josh Stone. Por conhecer Kijuju, foi designada como parceira de Chris Redfield, e conta com sua agilidade e habilidade para auxiliá-lo em sua missão de capturar Ricardo Irving.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODUzLnBuZw==

Albert Wesker

O traidor dos S.T.A.R.S. e envolvido nos principais incidentes envolvendo B.O.W.s, o grande inimigo de Chris Redfield se alia a Excella Gionne e se utiliza dos recursos da Tricell para levar a cabo seu grande plano: impor uma nova ordem mundial. Extremamente frio e cada vez mais poderoso, Wesker se considera um deus e acredita que salvar o planeta é sua responsabilidade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODU3LnBuZw==

Excella Gionne

Oriunda de uma nobre família européia, Excella é especialista em engenharia genética. Ela se utilizou das informações cedidas por Albert Wesker para chegar ao posto de presidente da sucursal africana da Tricell, continuando assim as pesquisas interrompidas com o fim da Umbrella. É uma das responsáveis pelo incidente na Zona Autônoma de Kijuju.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODYxLnBuZw==

Ozwell E. Spencer

Único fundador da Umbrella ainda vivo, Spencer se tornou recluso em um castelo na Europa após a queda da Umbrella. O fugitivo é localizado pela B.S.A.A. e por Albert Wesker, que possui negócios não finalizados com ele. Por outro lado, o velho também conhece antigos segredos sobre a origem e identidade do vilão, e a captura do foragido se torna um momento decisivo tanto para Wesker quanto para Chris.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODU4LnBuZw==

Jill Valentine

Jill está sendo controlada por Wesker e agora trabalha para a Tricell e, em sua primeira aparição, frustra a captura de Ricardo Irving. Com movimentos rápidos e habilidade sobre-humana, fica claro que a ex-membra dos S.T.A.R.S. não está em seu normal. No início do jogo ela não revela sua identidade, com Chris acreditando que ela estava morta.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODYzLnBuZw==

Ricardo Irving

Suspeito de bioterrorismo e vendedor de armas, Ricardo Irving é uma das peças principais do incidente em Kijuju. Gerente da refinaria de petróleo da Tricell, Irving é extremamente sarcástico, mentalmente instável e ressente não ser respeitado da maneira de que gostaria.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODU5LnBuZw==

Josh Stone

Líder do equipe Delta da B.S.A.A., foi o instrutor de Sheva Alomar e a enxerga como uma irmã mais nova. Pertencente à divisão do Oeste Africano da organização, Josh oferece suporte à dupla de protagonistas em diversos momentos críticos da missão em Kijuju. Em “Desperate Escape”, ele se une a Jill Valentine para localizar um helicóptero e auxiliar na fuga de Chris e Sheva.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODU2LnBuZw==

Dave Johnson

Pertencente a equipe Delta da B.S.A.A., Dave é responsável pelo resgate de Chris e Sheva de uma situação de perigo e dirige o veículo que os leva a uma suposta segurança.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODU1LnBuZw==

Dan Dechant

Membro da equipe Alpha da B.S.A.A., um dos primeiros a chegar em Kijuju. Juntamente com sua equipe, é vítima de uma armadilha de Ricardo Irving e, antes de morrer, passa informações valiosas a Chris Redfield.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODYwLnBuZw==

Kirk Mathison

Responsável pelo suporte aéreo nas missões africanas da B.S.A.A., Kirk orienta os agentes da organização via rádio e é um recurso valioso em combate. Logo no início da missão, auxilia Chris e Sheva enquanto a dupla está sendo atacada por diversos Majinis.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODYyLnBuZw==

Reynard Fischer

Disfarçado como um açogueiro em Kijuju, Reynard é responsável por grande parte das informações sobre Ricardo Irving que motivaram a missão no continente africano. Agente de suporte, é vítima de um destino trágico pelas mãos do Executioner Majini.

ARMAS
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODc0LmpwZw==

Machete

Chris e Sheva possuem uma faca como item secundário, arma com poder de dano bem baixo e útil somente em combates corpo a corpo. O ideal é utilizá-la somente em situações em que a economia de munição for necessária (o que é raro em RE5), ou para tirar os personagens de situações difíceis caso não possuam balas. Caso possa atirar contra os inimigos, use a faca somente para quebrar caixas e vasos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODk1LnBuZw==

Stun Rod

Bastão elétrico que imobiliza ou mata a maioria dos Majinis comuns. Pode ser usada como uma alternativa mais poderosa à faca caso seja necessário economizar munição, mas ocupa um espaço no inventário. É liberada para compra depois que o capítulo 2-3 for completado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODk2LmpwZw==

Beretta M92F

A arma padrão da B.S.A.A., possui características moderadas e é a melhor opção quando se procura uma Handgun balanceada. Chris e Sheva iniciam o jogo com esta que é a mais fraca das três pistolas, mas possui boa velocidade de carregamento e é capaz de comportar 100 balas de uma só vez.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODgzLmpwZw==

H&K P8

A P8 é disponibilizada para compra a partir do capítulo 3-1 e é a Handgun mais lenta das três. Por outro lado, tem como principal destaque o upgrade da categoria “Piercing” (Perfuração), tornando-o uma boa opção para combate contra inimigos de armadura.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODg4LmpwZw==

SIG P226

A pistola mais poderosa do game quando upada ao máximo, a Sig também possui um ótimo tempo entre carregamentos para compensar sua baixa capacidade de munição. Está disponível para compra a partir do capítulo 5-1.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODc1LmpwZw==

Beretta M93R

Arma já conhecida de Resident Evil CODE: Veronica, é habilitada para compra ao upar todas as características da M92F ao máximo. Capaz de disparar três balas por vez, seu stock também proporciona maior precisão durante os combates. Possui poder de fogo moderado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODgwLmpwZw==

Ithaca M37

Arma obtida no capítulo 1-2 do jogo. Possui um poder de fogo aceitável, compensado pela capacidade máxima de 25 disparos. Utilize-a mirando sempre na cabeça, sempre que estiver cercado por um grande grupo de Majinis. O upgrade “Critical Ratio” faz com que seus tiros explodam a cabeça dos inimigos com mais facilidade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODc3LmpwZw==

M3

Sendo uma shotgun mais poderosa do que a Ithaca, é a melhor opção para afastar qualquer tipo de inimigo que esteja no caminho dos personagens. Você pode encontrá-la nos capítulos 3-3 e 4-1. Também possui upgrades baratos, apesar de não alcançar uma grande velocidade de recarga e capacidade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODkwLmpwZw==

Jail Breaker

Ótima para espalhar hordas de Majinis, a Jail Breaker dispara projéteis que se espalham pelo local, atingindo diversos alvos ao mesmo tempo. Torna-se uma ótima arma para atingir inimigos distantes quando a categoria “Atack Range” é maximizada, e compensa sua grande capacidade com um baixo poder de fogo. Pode ser encontrada no capítulo 6-1, depois da batalha contra Excella.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODc5LmpwZw==

Hydra

Esta shotgun com três canos é liberada para compra após serem efetuados todos os upgrades da Ithaca M37. Também pode ser considerada uma boa opção contra inimigos distantes e é disparada mais rapidamente que todas as outras. Possui um grande poder de fogo, mas demora um pouco para ser recarregada. O uso da Hydra tende a reduzir a sua precisão no final de cada capítulo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODg2LmpwZw==

Rifle S75

Rifle clássico com o maior poder de fogo quando totalmente upado, deve ser recarregado após cada disparo, complicando a vida de um jogador que esteja em meio ao fogo cruzado. É capaz de suportar 50 tiros por vez, quando todos os upgrades são realizados. É encontrado no capítulo 2-1.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODkxLmpwZw==

Dragunov SVD

Rifle semi automático capaz de atirar dois tiros sequencialmente, muito útil contra inimigos mais fortes. Pela mesma razão, torna-se o menos preciso dos três, pois a mira chacoalha demais entre os disparos. Sua mira telescópica possui um zoom mais poderoso que o do S75. Pode ser encontrado no capítulo 2-2, logo depois do encontro com Irving.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODg0LmpwZw==

H&K PSG1

Este rifle é a melhor escolha durante os cenários nos quais se enfrenta inimigos armados de metralhadoras. Apesar de comportar apenas 5 tiros em sua configuração inicial e ser o rifle mais fraco dos três, possui o zoom mais poderoso e um tempo de recarregamento muito curto. Pode ser encontrado no capítulo 5-3.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODg5LmpwZw==

VZ61

Encontrada logo no primeiro capítulo na área da batalha contra o Executioner Majini, esta arma possui um ínfimo poder de fogo, mas uma alta capacidade de munição com seus upgrades maximizados, situação em que se torna a melhor metralhadora para se efetuar tiros na cabeça. Pode ser encarada como uma Handgun mais rápida.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODgyLmpwZw==

H&K MP5

Única metralhadora com upgrades referentes ao poder de perfuração, possui um poder de fogo baixo e comporta 150 tiros por vez. Deve ser utilizada até a obtenção de metralhadoras mais poderosas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODc2LmpwZw==

AK-74

Metralhadora mais poderosa do game, exige cautela na utilização de munição, pois dispara projéteis muito rapidamente. Possui um tempo de carregamento um pouco longo, o que pode dificultar um pouco sua utilização na batalha contra muitos inimigos. Pode ser encontrada no capítulo 5-1, pouco antes do primeiro encontro com os Lickers.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODkzLmpwZw==

SIG 556

Arma com o melhor equilibro entre velocidade de tiros e poder de fogo de sua classe, possui uma capacidade mediana, sendo capaz de suportar 80 tiros por vez. Também possui a velocidade de recarregamento mais alto entre as metralhadoras. Pode ser encontrada no capítulo 5-2.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODk0LmpwZw==

S&W M29

Arma muito parecida com a Broken Butterfly de Resident Evil 4, esta Magnum possui um poder de fogo levemente maior que a automática L. Hawk. Também é capaz de comportar mais tiros por vez, mas, por outro lado, possui um alto tempo de recarregamento, aspecto que pode ser prejudicial no calor das batalhas. Pode ser encontrada no capítulo 3-1, próxima ao cadáver de um soldado da B.S.A.A.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODc4LmpwZw==

L Hawk

Arma mais rápida e precisa que a M29, suporta apenas 5 tiros por vez em seu estágio inicial e, mesmo carregada ao máximo, é capaz de comportar apenas oito balas. Seu poder de prefuração, quando maximizado, é maior que o de qualquer outra arma do game. Pode ser encontrada em um dos sarcófagos, durante a luta com Wesker (capítulo 5-3).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODkyLmpwZw==

S&W M500

Esta versão da famosa Handcannon é habilitada quando todos os upgrades da M29 são realizados. Com poder de fogo incomparável e munição infinita, é capaz de matar a maioria dos inimigos com um único tiro. Possui um alto tempo de recarregamento e uma baixa capacidade de munição, além de um alto preço.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODg3LmpwZw==

Longbow

Arma exclusiva de Sheva, habilitada após serem realizados todos os upgrades do rifle S75. Possui munição infinita e é bem poderosa, sendo capaz de acabar com os Majinis comuns com uma única flecha. Não possui mira a laser, prejudicando sua precisão principalmente à distância.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODcwLnBuZw==

Gatling Gun

Arma especial obtida após todos os upgrades da VZ61 terem sido realizados, é exclusiva de Chris Redfield. Não é precisa, mas dispara projéteis poderossísimos capaz de aniquilar a maioria dos inimigos muito rapidamente. Por outro lado, seu tamanho excessivo dificulta a movimentação rápida do personagem.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODcxLnBuZw==

Hand Grenade

Explodem poucos instantes após atingirem o chão. São úteis para dispersar grandes grupos de inimigos e abrir caminho para fuga. Lickers são especialmente vulneráveis a este tipo de explosivo, que os deixa fora de ação por alguns segundos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODY5LnBuZw==

Flash Grenade

Quando atinge o chão, emite um forte facho de luz capaz de atordoar os inimigos por um curto período de tempo, suficiente para uma fuga, por exemplo. O clarão também é capaz de matar Plagas expostas. Não as atire muito próximas aos personagens, pois Chris e Sheva também podem sofrer seus efeitos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODcyLnBuZw==

Incendiary Grenade

Apesar de causarem pouco dano aos inimigos, estas granadas podem impedir os Majinis de te alcançarem por algum tempo. Utilize-a em combinação com outras armas mais poderosas e somente quando necessário.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODczLnBuZw==

Proximity Mine

Minas terrestres que podem ser instaladas em qualquer local, explodem assim que um inimigo toca nelas, mas não são ativadas caso Chris ou Sheva façam o mesmo. Especialmente úteis nas batalhas contra o Popokarimu, podem ser recuperadas do chão e instaladas quantas vezes forem necessárias.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODgxLmpwZw==

Grenade Launcher

Com seis tipos de munição, dispara explosivos em linha reta, que explodem com o impacto. As Nitrogen Rounds são as mais poderosas, congelando os inimigos e deixando-os vulneráveis a todo tipo de ataque. Electric Rounds são capazes de atordoar os inimigos, enquanto as Acid Rounds atravessam armaduras. Explosive Rounds, Flame Rounds e Flash Rounds funcionam de maneira semelhante às suas equivalentes de mão.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyODg1LmpwZw==

RPG 7 Rocket Launcher

A arma mais poderosa de todo o game, é capaz de acabar com qualquer inimigo com apenas um disparo, com exceção de Wesker em suas formas humanas. Quando comprada, pode ser disparada apenas uma vez. Ao terminar o jogo em menos de 5 horas, é possível utilizá-la com munição infinita. Pode ser encontrada em um barco encalhado no capítulo 3-1.

INIMIGOS
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTIyLmpwZw==

Majini

Os inimigos básicos do jogo, habitantes de Kijuju. Infectados, perderam qualquer raciocínio e se tornaram violentos. A estratégia básica é atirar na cabeça ou nas pernas, deixando-os fora de combate para a aplicação de golpe físico. Caso esteja cercado por muitos inimigos, utilize shotguns ou granadas. O tipo mais comum são os habitantes da vila, que atacam com ferramentas ou arco e flecha. Na tribo há tipos mais ágeis e agressivos, portando lanças, escudos e arco-e-flecha. Chris e Sheva também encontrarão variações armadas com metralhadoras, lança-mísseis e usando materiais de proteção ou, ainda, pilotando motocicletas e veículos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTA3LnBuZw==

Cephalo

Plagas modificadas, criadas pela Tricell, que podem sair da cabeça dos Majinis comuns. São bem poderosas e podem atingir os personagens a uma distância considerável. De longe, utilize handguns ou metralhadoras e, caso precise afastá-las, use as shotguns. Granadas de luz são capazes de matá-las imediatamente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTE0LmpwZw==

Kipepeo

Também desenvolvidas pela Tricell, essas Plagas são capazes de voar e deixam o corpo dos habitantes infectados após um grande dano ou a morte do hospedeiro. Tentam cercar os personagens, mas não são capazes de infligir muitos danos. Utilize a handgun e seja preciso e rápido nos disparos, pois elas são capazes de desviar da sua mira.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTAzLmpwZw==

Adjule

Os cachorros infectados com Plagas se movem bem rapidamente e são capazes de saltar por grandes distâncias em direção aos personagens. Utilize metralhadoras ou shotguns para matá-los rapidamente e não deixe que eles te cerquem. Caso a cabeça deles se parta ao meio, afaste-se e não pare de atirar. É possível acabar com eles com facilidade utilizando Flash Grenades enquanto eles estiverem com a cabeça aberta.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTExLmpwZw==

Executioner Majini

O Executioner, como o próprio nome diz, é um carrasco que executa qualquer pessoa que se oponha à administração das Plagas na população de Kijuju. Antes, ele era um homem grande e forte, que se tornou praticamente insensível a danos graças aos efeitos do parasita. Ele está presente no primeiro cenário do game, e seus ataques são extremamente poderosos e capazes de matar Chris ou Sheva com apenas um ou dois golpes. Não é necessário matá-lo, apenas fuja pelo cenário e aguarde a chegada de Kirk. Caso deseje acabar com ele, atire sempre na cabeça até que ele ajoelhe para aplicar golpes físicos, e utilize os transformadores e barris espalhados pelo local em seu favor, mantendo sempre uma distância segura, para evitar o martelo/machado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTA4LmpwZw==

Chainsaw Majini

Inimigos bem semelhantes aos de Resident Evil 4 e podem matar os personagens com apenas um ataque. Atire sempre na cabeça com o que tiver de mais forte, aproveitando os momentos de fraqueza da criatura para utilizar golpes corpo-a-corpo. Utilize transformadores e barris explosivos em seu favor, correndo sempre que ele se aproximar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTA1LnBuZw==

Big Man Majini

Gordos, fortes e um pouco mais altos que os Majinis comuns, tentam socar os personagens duas ou três vezes seguidas. Utilize o que tiver de mais forte, atirando sem parar na cabeça do inimigo para aplicar golpes físicos até matá-lo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTA0LmpwZw==

Alligator

Crocodilos comuns, que surgem nos pântanos da aldeia Ndipaya e podem matar os personagens com apenas uma mordida. Mantenha distância destes animais, ficando atento à movimentação da água, que indica que eles estão se aproximando. Quando estiver na balsa, fique atento aos QTEs que surgem na tela, onde você terá que pressionar rapidamente os comandos para escapar dos ataques do inimigo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTEzLmpwZw==

Giant Majini

Habitantes infectados da tribo, vestem uma máscara cerimonial que os protege contra disparos na parte superior do corpo. São bem fortes e podem aparecer em duplas, complicando o combate contra eles. Corra sempre que possível e atire nas pernas, para que eles ajoelhem e você possa dar golpes físicos, até matá-los. Tome cuidado com os saltos dos inimigos, que tiram bastante energia e algumas vezes podem ser evitados por meio de QTEs.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTA2LmpwZw==

Bui Kichwa

É uma variante das Plagas, que se torna livre. São semelhantes a aranhas que podem viver enterradas. Costumam cercar os personagens e atacam com saltos, prendendo-se e sugando energia dos protagonistas. São fracos e morrem com apenas alguns tiros de handgun. Caso seja envolto por muitos deles, utilize uma shotgun para matar vários de uma só vez.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTE5LmpwZw==

Disposed Body

Experimentos mal-sucedidos, no caminho para serem descartados. Não conseguem se levantar, mas podem saltar nos personagens enquanto eles estiverem passando pela esteira do incinerador. Tome cuidado, principalmente se estiver próximo ao fogo, pois caso sejam agarrados, Chris e Sheva não poderão se movimentar por alguns segundos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTEwLmpwZw==

Duvalia

Outra variação de Plagas, que normalmente aparece mais adiante no jogo. Destroem o corpo dos infectados acima da cintura e possuem uma carapuça que impede que sejam atingidas. Atire nas pernas do monstro, até que a área superior do corpo seja exposta. Alguns tiros na região central da carapaça aberta bastam para acabar com a criatura. Granadas de luz são capazes de matá-las imediatamente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTI3LmpwZw==

Popokarimu

O Popokarimu é uma arma biológica que seria vendida por Ricardo Irving para um cliente desconhecido. No primeiro combate contra ele, use Proximity Mines para derrubá-los, e aí atire com suas armas mais fortes na parte vermelha, desprotegida da carapaça. No templo subterrâneo ele parece mais fraco, mas o espaço para enfrentá-lo é reduzido. Seus ataques são igualmente devastadores e a forma de matar também é semelhante. Caso não possua Proximity Mines, utilize granadas ou atire quando ele estiver voando.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTE1LmpwZw==

Licker Beta

Os inimigos clássicos de Resident Evil 2 estão de volta, desta vez, mais fortes. Tente passar por eles sem fazer muito barulho e, caso seja percebido, utilize as armas mais poderosas que possuir. Sempre escolha armas fortes que os matem o mais rápido possível, pois eles podem atacar de perto com as garras e à distância, com as longas linguas. Fique atento ao parceiro e salve-o rapidamente caso ele seja atacado. Caso os monstros sejam derrubados de costas, é possível utilizar uma QTE para matá-los com uma facada no coração, garantindo o troféu “Heart Stopper“.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTIwLmpwZw==

Reaper

Esses insetos infectados pelo vírus Uroboros são capazes de liberar uma substância que atrapalha a visão dos personagens. Seu único ponto fraco são os pontos brancos localizados em suas costas e barriga, então foque os tiros ali. O principal ponto é o da barriga, e ele irá expô-lo quando liberar o gás, ou quando tomar dano suficiente nos pontos das costas. Utilize metralhadoras ou magnums e mantenha distância, pois um único ataque é capaz de matar Chris ou Sheva.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTEyLmpwZw==

Gatling Majini

Inimigos bem poderosos que aparecem poucas vezes ao longo do game. São resistentes e podem receber diversos disparos até sentirem os ataques. Mantenha o máximo de distância possível e esconda-se dos tiros atrás de paredes, utilizando o rifle para atingi-los de longe. Proximity Mines também são uma boa pedida contra eles.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTAyLmpwZw==

Uroboros

Este inimigo é o resultado de um habitante de Kijuju infectado pelo vírus Uroboros. Esta criatura é imune a balas e ataques diretos, tendo o fogo como seu único ponto fraco. A única maneira de acabar com ela é atraí-la para dentro do forno existente na sala e o utilizando para queimar o monstro.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTE3LmpwZw==

Ndesu

Inimigo semelhante ao El Gigante de Resident Evil 4. É enfrentado a bordo de um veículo com a utilização de uma metralhadora montada. Forte e lento, utilizará de socos, chutes e objetos do cenário para atacar os personagens. Concentre fogo em sua cabeça e nas Plagas que ele revela para matá-lo mais rapidamente. Seja cauteloso ao utilizar a arma para que ela não superaqueça e fique atento aos Majinis que aparecem nas laterais, atirando flechas ou molotovs.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTIxLmpwZw==

Ricardo Irving Mutante

Após se injetar com o parasita Las Plagas, o terrorista se transforma em um monstro marinho gigantesco e com alto potencial destrutivo. Tome cuidado com seus tentáculos, ficando atento às QTEs. Pelas laterais do navio, atire no ponto fraco na cabeça dele e nas regiões arredondadas dos tentáculos, para destruí-los. Na proa do navio, atire no próprio Irving, revelado no interior da boca da criatura (nesse momento, também não se descuide dos tentáculos).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTIzLnBuZw==

U8

Criatura que se assemelha bastante a um caranguejo. É rápido e possui ataques devastadores, incluindo um capaz de acabar com os personagens com apenas um golpe. Atire em seus pontos fracos nas patas laterais para que ele caia. Quando surgir o momento propício, coloque granadas explosivas na boca da criatura (com uma QTE) para destruir o esqueleto protetor do monstro.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTI1LmpwZw==

Uroboros Mkono

Criatura semelhante ao primeiro Uroboros enfrentado no game. É resistente aos disparos e só é atingida com fogo. Utilize o lança-chamas encontrado na sala para queimá-lo, revelando seus pontos fracos, enquanto o parceiro atira neles sem parar. Afaste-se e fique atento para os QTEs quando o monstro atacar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTI0LmpwZw==

Uroboros Aheri

Excella Gione, após ser infectada com Uroboros, se transforma em uma criatura gigantesca e poderosa, capaz de causar grande dano e liberar pequenas criaturas que também atacam os personagens. Trabalhe em equipe com o parceiro, atirando nas pontas dos tentáculos até que ela exponha o ponto fraco central, que deve ser atacado com a arma guardada no andar inferior do local onde acontece a batalha. Fique atento às investidas dos tentáculos, fazendo as QTEs para desviar no tempo certo e tome cuidado com as pequenas criaturas lançadas pelo Uroboros Aheri. Mate-as para conseguir mais munição e itens de cura.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTA5LnBuZw==

Jill Valentine

A ex-parceira de Chris não deve ser morta, então não atire na direção dela. Na segunda batalha, aproxime-se e utilize os botões de ação para rendê-la enquanto seu parceiro tenta retirar o dispositivo em seu peito. Atirar diretamente no dispositivo também a deixa vulnerável para iniciar as QTEs.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTI2LmpwZw==

Albert Wesker

O vilão é enfrentado diversas vezes durante o jogo e é bem resistente a disparos, a não ser que esteja distraído. Atirar com armas comuns não surte muito efeito e chama atenção para si mesmo, então prefira correr na maior parte do tempo. No segundo confronto, apague as luzes para evitar ser encontrado pelo vilão. Depois de encontrar a Rocket Launcher, atue em conjunto com seu parceiro, para disparar enquanto o outro se prepara atirar no foguete enquanto Wesker o segura. Assim que ele ficar atordoado, tente fazer a QTE para injetar o PG67A/W e encerrar a luta. Quando fundido com Uroboros, Wesker fica um pouco mais lento, mas seus ataques são mais destruidores. Atire sempre nos pontos fracos, expostos nas costas ou no peito. Com Sheva, pelo caminho superior, atraia-o para a sua direção, para que o jogador com Chris possa empurrar a pedra. Depois de realizar a QTE, Chris deve atrair Wesker de volta, para permitir que Sheva pegue o atalho e os dois personagens possam se reunir. Na parte final da batalha, tente atingir sempre o ponto fraco do peito do personagem. Quando houver a oportunidade, um dos jogadores deve fazer a QTE de agarrá-lo para que o outro atinja o peito com facadas. Cuidado: o personagem que segurar Wesker deve estar com a barra de vida praticamente cheia para não acabar muito prejudicado nessa parte. Em dificuldades maiores, é bastante difícil matá-lo dessa maneira. O jeito mais fácil de derrotar Wesker é dar um tiro e Rocket Launcher diretamente no ponto fraco, assim que ele cambalear.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTE2LmpwZw==

Keeper of Madness

Presentes apenas no cenário extra “Lost In Nightmares”, são criaturas que vagam pela mansão de Spencer e atuam como guardas do local. Apesar de fortes, são lentos e possuem um comportamento semelhante aos Executioners enfrentados durante o game normal. Concentre fogo na olho presente nas costas dele, o ponto fraco do inimigo, para que ele fique atordoado e você possa aplicar golpes físicos. Evite proximidade, para não ser atingido pela “ancora” que ele carrega.

VÍDEO DE ABERTURA DO JOGO

WEQxRlVzczBGazQ=

GALERIA DE IMAGENS

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042937.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042928.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042929.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042930.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042935.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042934.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042933.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042932.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042931.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042936.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042938.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042939.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/43/especial-re5-042940.jpg

RECEPÇÃO

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80My9lc3BlY2lhbC1yZTUtMDQyOTQyLmpwZw==

Resident Evil 5 recebeu análises positivas, de acordo com o agregador de análises Metacritic, contabilizando uma média de 83 no site. Os reviewers elogiaram o visual e o conteúdo do jogo. Corey Cohen, da Official Xbox Magazine, elogiou o ritmo acelerado do jogo e chamou os gráficos de deslumbrantes. Foi elogiado por Joe Juba e Matt Miller da Game Informer, que disseram que tinha os melhores gráficos de qualquer jogo até aquele momento e que a música e a dublagem ajudaram a dar vida aos personagens, e Brian Crecente do Kotaku disse isso foi um dos jogos mais visualmente deslumbrantes que ele já jogou. Adam Sessler, da X-Play, disse que os gráficos do jogo eram excepcionais, e a Edge elogiou a jogabilidade dizendo ser emocionante e frenética. Ryan Geddes, da IGN, escreveu que o jogo tinha um fator replay surpreendentemente alto, e Louis Bedigian da GameZone disse que "valia a pena jogar duas vezes em um fim de semana".

A versão de PlayStation 3 de Resident Evil 5 foi o jogo mais vendido no Japão nas duas semanas após seu lançamento, com 319.590 cópias vendidas. Em março de 2009, tornou-se o jogo da franquia que vendeu de forma mais rápida no Reino Unido e o maior lançamento para Xbox 360 e PlayStation 3 no país. Em dezembro de 2020, Resident Evil 5 vendeu 7,8 milhões de cópias em todo o mundo entre PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One, com a Gold Edition tendo vendido em torno de 2,3 milhões de cópias. As versões para PlayStation 4 e Xbox One venderam 2 milhões de cópias combinadas. Até 2017, Resident Evil 5 era o jogo mais vendido da franquia e de toda a Capcom, sendo depois desbancado por Monster Hunter: World e Resident Evil 7.

Resident Evil 5 ganhou o "Prêmio de Excelência" no Japan Game Awards de 2009. Foi nomeado como o Melhor Jogo de Ação / Aventura e Melhor Jogo de Console no Game Critics Awards de 2008, Melhor Jogo de Ação na IGN Game of the Year Awards e Melhor Edição de Som na Computer Entertainment em 2010 pela Golden Reel Awards. Recebeu cinco indicações em 2010 na Game Audio Network Guild Awards: Áudio do Ano, Melhor Áudio Cinematográfico / Cut-Scene, Melhor Diálogo, Melhor Canção Vocal Original - Pop (para a música tema "Pray") e Melhor Uso de Multi- Canal surround em um jogo. Karen Dyer foi indicada como Outstanding Achievement in Character Performance no Academy of Interactive Arts & Sciences Awards de 2010, e o jogo recebeu uma indicação para o Outstanding Achievement in Art Direction.

Com isso encerramos o sétimo capítulo desta série sobre os jogos da franquia Resident Evil. Em alguns pontos usei como referência as informações do site Revil, cujo link estará nas fontes. Espero que tenham gostado e nos vemos no próximo capítulo abordando o Resident Evil 6. Até breve!

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife