Especial RE | Relembrando Resident Evil 4

Especial RE | Relembrando Resident Evil 4

6º capítulo de uma série de matérias especiais sobre a franquia Resident Evil
#Artigos Publicado por Renatito, em

Resident Evil nasceu e se consagrou na quinta geração de consoles. Era um survival horror diferenciado dos demais, e sua história, mecânicas e personagens ficaram marcados na indústria. A sexta geração deu seu pontapé inicial com o Dreamcast, e Resident Evil - Code: Veronica deu as caras primeiro no console da Sega, apresentando gráficos melhorados e jogabilidade levemente refinada em relação três jogos principais da série. Contudo, ficava claro que Code: Veronica se tratava de um pequeno upgrade técnico se comparado com Resident Evil 1, 2 e 3. Resident Evil Remake e Resident Evil 0 apesar de darem um grande salto gráfico, apresentavam a mesma fórmula engessada dos jogos anteriores. Com isso, alguns fãs e críticos começaram a falar da necessidade de mudança que a franquia teria de ter em seu escopo.

Graças ao poder dos consoles de sexta geração, isso foi possível, e essa mudança foi realizada com o lançamento de Resident Evil 4 em 11 de janeiro de 2005. A câmera sobre o ombro, o foco maior na ação e a ausência dos zumbis clássicos não agradaram a todos, mas a percepção geral é de que RE4 é o jogo mais popular da franquia. Dito isso, então que tal relembrar a história, os personagens e outras coisas interessantes sobre o jogo? Vamos embarcar neste quinto capítulo do Especial RE.

HISTÓRIA

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNTk4LmpwZw==

Situado 6 anos após os eventos em Raccoon City, Leon Kennedy deixou de ser um policial de uma cidade pequena e agora está trabalhando para o Serviço Secreto dos Estados Unidos. Ele está em uma missão para localizar e resgatar a filha sequestrada do presidente americano, Ashley Graham. Leon é enviado para uma parte rural da Espanha, onde Leon suspeita que uma seita esteja mantendo Ashley em cativeiro. Os Los Illuminados, "Os Iluminados" vivem aqui, e eles são a estranha seita que sequestrou a filha do presidente. Leon descobre que os moradores agem de forma estranha e pouco depois seus dois motoristas são assassinados. Leon está de volta ao inferno. Após lutar contra os locais que começaram a o atacar, Leon é capturado por Bitores Méndez, o chefe da aldeia, e tem o Las Plagas implantado em seu corpo. Las Plagas é um parasita que controla a mente encontrado em regiões montanhosas da Espanha.

Ao acordar, Leon conhece Luis, um pesquisador do Las Plagas. Ambos conseguem escapar, mas rapidamente se separam. Ele descobre que o plano de Los Illuminados é infectar Ashley com o Las Plagas e mandá-la de volta para casa, nos EUA, onde ela poderá infectar o presidente. Então, o líder dos Los Illuminados, Osmund Saddler será capaz de controlar a mente do presidente e começar a colocar em prática seu plano para dominar o mundo através dele.

Leon encontra novamente Bitores Méndez e o mata após uma luta intensa num celeiro. Ele e Ashley escapam. Eles tentam buscar refúgio dentro de um enorme castelo, que por acaso é o lar de um dos capangas de Saddler, Ramon Salazar. O castelo de Salazar é cheio de armadilhas e está cheio de lacaios cultistas, fazendo com que Leon e Ashley se separem novamente. Nesse meio tempo, Luis tem procurado pílulas para diminuir a taxa de infecção dos parasitas implantados e também uma amostra do Las Plagas. Ele consegue se encontrar com Leon com essas duas coisas, porém é morto brutalmente por Saddler. Saddler pega o espécime do Las Plagas, mas Leon consegue pegar os comprimidos.

Leon encontra Ada, que surpreendentemente sobreviveu aos eventos de RE2, mas o encontro dura pouco. Ele continua a lutar pelo castelo e consegue matar Salazar. Ele então vai para um laboratório de pesquisa próximo, onde descobre que um velho amigo seu não estava morto como pensava. Jack Krauser é o sequestrador de Ashley, e Leon descobre que Jack e Ada estão trabalhando com ninguém menos que Albert Wesker, o traidor de RE1. Ambos estão tentando obter uma amostra do Las Plagas para Wesker, que tem seus próprios planos. Saddler ordena que Krauser mate Leon. Leon vence o duelo e encontra Ashley. Leon utiliza uma máquina para remover o Las Plagas de seus corpos.

No final, Leon enfrenta Saddler e o derrota com a ajuda de Ada. Mas a ilha está prestes a explodir, e o único jeito de escapar é com o jetski de Ada. Leon e Ashley conseguem fugir sãos e salvos.

PERSONAGENS
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjAyLnBuZw==

Leon Scott Kennedy

O policial que teve de enfrentar zumbis na infectada Raccoon City em seu primeiro dia de serviço agora é um agente do governo, contratado para resgatar a filha do presidente dos EUA, que foi sequestrada e levada a um pequeno e aparentemente pacífico vilarejo localizado em algum lugar na Europa. Porém, Leon se vê no meio de uma terrível conspiração envolvendo a garota e velhos conhecidos seus e, para escapar, deverá enfrentar mais uma vez criaturas modificadas por uma misteriosa infecção.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjAwLnBuZw==

Ashley Graham

A filha do presidente dos EUA acabou sequestrada e levada até o vilarejo, como parte inicial de um plano arquitetado por Osmund Saddler. Ashley é extremamente mimada e exige cuidados especiais. À medida que Leon avança pelo local, a garota pode acabar sendo até mesmo um obstáculo para ele, que deve ao mesmo tempo deixá-la longe dos inimigos e tentar manter-se vivo para tirá-los de lá.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNTk5LnBuZw==

Ada Wong

A espiã que aparentemente havia morrido em Raccoon City volta com um objetivo específico em relação às Plagas que são utilizadas no local. Munida de equipamentos de alta tecnologia e com um grande preparo físico, a espiã chega a auxiliar Leon em alguns momentos, sem deixar claro sua posição em relação ao agente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjAzLnBuZw==

Luis Sera

O espanhol aparece inicialmente como um prisioneiro de Saddler, contando para Leon que também é apenas um ex-policial. Porém, Luis sabe mais sobre as Plagas do que aparenta, e possui um objetivo determinado em relação a elas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjAxLmpwZw==

Ingrid Hunnigan

A agente do Serviço Secreto é o único meio de comunicação externa que Leon possui durante toda sua jornada. Ingrid o auxilia em diversos momentos, dando ordens específicas ou apenas desejando cuidado e boa sorte na sequência de sua missão.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjA0LmpwZw==

Albert Wesker

Escondido nas sombras, Albert Wesker está em busca das Plagas existentes na pequena vila. O vilão usa Jack Krauser e Ada Wong para cumprir seus objetivos, e os orienta à distância.

ARMAS
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjI0LmpwZw==

Knife

A faca que o acompanha durante todo o jogo pode ser usada tanto para quebrar certos objetos quanto para atacar. É ideal para economizar munição e usá-la em Ganados que estejam deitados, pois seus golpes chegam a tirar um dano considerável.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjExLmpwZw==

Harpoon

O arpão é utilizado unicamente contra o Del Lago, o primeiro chefe do jogo. É usado dentro do bote, de onde Leon deve atirar quando a criatura se aproxima. Você pode usar quantos arpões quiser contra o monstro, pois eles são ilimitados.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjE5LnBuZw==

Hand Grenade

A granada verde é a mais convencional, causando uma explosão ao ser detonada. É o tipo que causa mais dano aos inimigos próximos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjIyLnBuZw==

Incendiary Grenade

A granada vermelha coloca uma pequena área em chamas, queimando os inimigos que estiverem ou passarem pelo local durante seu efeito.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjE3LnBuZw==

Flash Grenade

A granada azul emite uma forte luz que é capaz de cegar certos inimigos por alguns instantes, ideal para grupos. Quando isso acontecer, você pode poupar munição aplicando golpes neles. Também é capaz de exterminar as plagas instantaneamente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjIwLnBuZw==

Leon's Handgun

A arma básica do jogo, que o acompanha a partir do princípio. É considerava fraca, porém é muito útil para inimigos que estejam sozinhos e para poupar munição, já que balas para ela são encontradas aos montes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjIxLnBuZw==

Handgun com silenciador

A Handgun normal do jogo com a adição do Silencer (Silenciador). Esta arma é exclusiva de Wesker no modo Mercenaries. Sua grande vantagem é de não chamar muita atenção dos inimigos e de ter 5 vezes mais chances de executar um critical hit (matar com um só tiro).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjI5LnBuZw==

Punisher

Uma versão melhorada da Handgun, que pode ser comprada ou conquistada de graça encontrar todos os medalhões azuis no desafio do Merchant. Seus grandes pontos positivos são o fato de suportar maior quantidade de munição, além de poder atravessar inimigos (piercing).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjMwLnBuZw==

Red9

Uma arma de aspecto velho, de carregamento lento e poder muito alto. É a arma utilizada por Luis e pode ser comprada no Merchant por 14 mil pts durante o capítulo 2-2.Você pode comprar um stock específico para melhorar o manejo dessa pistola.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjEyLnBuZw==

Blacktail

É menos potente que a Red 9, mas é melhor que as demais desse tipo. Suas vantagens são a alta velocidade de recarga e de tiro, tornando-a ideal para grupos de Ganados, por exemplo. Não costuma ser muito escolhida ao decorrer do jogo e pode ser comprada no Merchant por 24 mil pts no capítulo 3-1.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjM1LnBuZw==

Shotgun (Leon)

Leon a encontra na casa onde se refugia dos Ganados, logo ao entrar em Pueblo. Sua munição é comum, porém em quantidades moderadas. É extremamente potente quando se atira perto dos inimigos, mas perde muito em força quando o alvo está distante, o que pode ser melhorado com o upgrade especial. É ótima contra grupos e inimigos de grande porte, como Novistadores e o Dr. Salvador.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjM2LnBuZw==

Shotgun (Ada)

Shotgun exclusiva de Ada Wong no game Separate Ways. Possui as mesmas características da Shotgun tradicional, encontrada por Leon: é potente contra inimigos próximos e é capaz de acertar diversos alvos por disparo. Sua munição é encontrada com menos frequência do que a Handgun.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjMzLnBuZw==

Riot Gun

Uma versão melhorada da Shotgun que pode ser comprada a partir da entrada de Leon na área do castelo de Salazar, por 32 mil pts. Possui melhor poder em longa distância do que sua antecessora, mas, de resto, acaba ficando com as mesmas características da Shotgun.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjM3LnBuZw==

Striker

A última versão de Shotgun pode ser comprada no Merchant por 43 mil pts. É a melhor em praticamente todos os aspectos, exceto longa distância. Devido ao seu importante uso e grande munição, é normalmente carregada até o fim do game. Seu upgrade especial a confere até 100 balas carregadas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjMxLnBuZw==

Rifle

Uma versão simples à base de madeira, que acaba não sendo muito usada durante o jogo por pouca munição e longo tempo de carregamento entre um tiro e outro. Porém, sua mira acaba a tornando boa opção para certos chefes e inimigos que estejam distantes. Pode ser associado com uma mira telescópica (scope) para aumentar o alcance da mira, além do infrared scope, para visualização infravermelha (usado para enfrentar os Regeneradores). Comprada com o Merchant, a arma custa 12 mil pts.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjMyLmpwZw==

Rifle (Semi-auto)

É uma versão melhorada do Rifle em todos os aspectos possíveis: poder e velocidade de fogo e de recarregamento. Ideal para chefes e inimigos distantes. Pode ser associado com uma mira telescópica (scope) para aumentar o alcance da mira, além do infrared scope, para visualização infravermelha (usado para enfrentar os Regeneradores). Ao ser comprada pelo Merchant a partir do capítulo 3-1, a arma custa 35 mil pts.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjM4LnBuZw==

TMP

Uma arma automática, capaz de disparar vários tiros seguidamente com velocidade extremamente alta. Pode ser comprada com o Merchant logo no primeiro encontro, custando 15 mil pts. Não possui grande poder de fogo, mas é eficaz contra inimigos mais fracos ou para afastar grandes grupos. Pode ser associada a um stock específico, que melhora o manejo dessa arma.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjE2LnBuZw==

Custom TMP

Arma exclusiva de HUNK no minigame Mercenaries. É muito semelhante à TMP do jogo normal, sendo uma arma muito rápida. É a única arma presente no inventário de HUNK, além de algumas granadas e Sprays.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjEzLnBuZw==

Bowgun

Só pode ser comprada no Merchant com Ada no game Separate Ways. Esta arma funciona basicamente como uma Grenade Launcher, ausente em Resident Evil 4. Suas flechas causam grandes explosões, capazes de matar diversos inimigos por disparo, e exige tempo considerável para ser recarregada. É indicada para ser usada contra inimigos fortes e chefes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjI1LnBuZw==

Bow

O arco e flecha de Krauser só pode ser utilizado ao controlar esse personagem no modo Mercenaries. É rápida e chega a prejudicar bastante os inimigos, porém é preciso tempo para aprender a utilizar sua mira. Elimina a maioria dos ganados com uma só flecha, e recarregá-la toma um pouco de tempo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjE0LnBuZw==

Broken Butterfly

A primeira Magnum conquistada no jogo chega a ser bem efetiva contra inimigos de grande dificuldade, como alguns chefes. Seu poder é muito alto, porém a munição é rara e o carregamento pode comprometer a sua estratégia. Essa arma pode ser comprada com o Merchant a partir do capítulo 3-1 por 38 mil pts, mas também pode ser encontrada no castelo, na pequena sala trancada perto da fonte (você precisará da ajuda de Ashley para obtê-la).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjIzLnBuZw==

Killer7

Homenageando um jogo através do nome, essa arma possui maior velocidade que a antecessora, porém fica devendo em poder de fogo e por não possuir upgrade especial. Também valem as mesmas regras: economize munição o máximo que puder. Pode ser comprada com o Merchant a partir do capítulo 5-1, custando 77.700 pts.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjI3LnBuZw==

Mine Thrower

Tida por muitos como dispensável, pode ser comprada no Merchant a partir do capítulo 3-1 por 9.800 pts. Joga pequenas minas detonadoras que explodem após um tempo em inimigos mirados ou no inimigo mais próximo. Pode ser usada contra inimigos mais fortes, mas não é muito recomendada para chefes. Pode ser associada com um scope, que melhora sua mira e poder de fogo. Sua munição só aparece depois que Leon compra a arma e é bastante rara de encontrar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjM0LnBuZw==

Rocket Launcher

O clássico lançador de foguetes está de volta. Com apenas um tiro disponível, é capaz de causar um dano extremo em seu inimigo, como matar certos chefes de imediato. Pode ser comprada ou encontrada em um determinado ponto do game, e há também uma versão com munição inifita, disponível no Merchant após terminar o game uma vez.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjI2LnBuZw==

Matilda

A poderosa Matilda só pode ser comprada após terminar o jogo uma vez. Não chega a ser muito forte, mas dispara 3 tiros por vez, sendo ideal para Ganados e outros monstros mais fracos. Com os upgrades, ela se torna uma arma que vale a pena de ser obtida, podendo chegar à capacidade de 100 balas e a uma alta velocidade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjE1LnBuZw==

Chicago Typewriter

A arma mais poderosa: possui alto poder de fogo e munição ilimitada. Para possibilitar sua compra, é necessário terminar apenas o Assignment Ada (no caso do Game Cube) ou o Separate Ways (para a versão PS2) para tê-la com Leon. Para utilizá-la com Ada (apenas na versão PS2), termine o modo Assignment Ada.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjE4LnBuZw==

Handcannon

Em termos de potência, é a melhor arma possível de se ter no jogo, um verdadeiro “canhão de mão”, como o nome sugere. Pode ser comprada ao conquistar 5 estrelas com todos os personagens em cada cenário do modo Mercenaries, algo difícil, porém, que vale pelo resultado. Seus upgrades incluem poder de fogo elevadíssimo e até munição ilimitada.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjI4LnBuZw==

P.R.L. 412

Arma ausente na versão GameCube, é habilitada ao finalizar o modo Professional e não precisa de munição. Tem um funcionamento bem diferenciado, sendo possível aplicar dois tipos do tiro. O primeiro é possível ser executado quando a barra de eletricidade atingir o nível mínimo, provocando um efeito semelhante ao da Flash Grenade, matando Plagas imediatamente. O segundo tiro é executado quando o nível de eletricidade está no máximo, disparando um raio capaz de matar a maioria dos inimigos instantaneamente.

INIMIGOS
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjUwLnBuZw==

Ganados

São os habitantes do vilarejo de Pueblo, onde se inicia toda a história. Equivalem aos zumbis dos jogos anteriores, porém se assemelham mais à forma humana que estes. São mais agressivos e podem atacar com certas ferramentas, como tochas e pequenas foices. Após avançar um pouco no jogo, nota-se que as plagas que os contaminam surgem de suas cabeça após serem abatidos, sendo necessário também elimina-las. Além disso, em determinado ponto mostram-se mais equipados, como soldados, com armas mais potentes e maior resistência. Qualquer arma é eficiente contra eles, mas recomenda-se a Handgun para poupar munição dos equipamentos mais fortes ou a Shotgun quando estão em um grande grupo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjQ4LnBuZw==

Dr. Salvador

Também é um Ganado, porém sua poderosa arma o torna especial em relação aos demais. Ele é muito mais resistente e possui uma moto-serra que pode decapitar Leon em um único golpe, aparecendo diversas vezes ao longo do jogo. Deve-se evitar sua aproximação o máximo possível e para isso é recomendado o uso da Shotgun e granadas de luz para sua distração. No modo Mercenaries, surge uma versão sua maior e muito mais forte, com uma serra dupla e uma velocidade incrível, o que pode requerir toda a habilidade do jogador.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjQ2LnBuZw==

Colmillos

Os clássicos cães infectados retornaram nesse jogo, porém com uma participação bem mais limitada. Mesmo assim, ainda aparecem em grupo e oferecem um certo perigo. São criaturas rápidas e que causam um alto dano com mordidas ou atacando com suas plagas. Contra eles, granadas incendiárias e a Handgun são efetivas, sendo a Shotgun a arma mais adequada contra essas criaturas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjY0LmpwZw==

Cobras

Estas pequenas serpentes costumam surgir vez ou outra dentro das caixas de madeira que são encontradas durante o game. O dano causado por suas mordidas é quase nulo e elas morrem com uma só facada. Ao quebrar as caixas, mantenha a arma empunhada para não ser surpreendido.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjY3LnBuZw==

Zealot

São os monges membros do culto Los Illuminados, residentes no castelo de Salazar. São muito parecidos com os Ganados em questão de resistência, mas podem matar com mais facilidade. Também estão infectados e aparecem de diferentes formas, desde seus líderes, que podem possuir armaduras e armas mais potentes, até os membros mais comuns. Alguns podem revelar uma plaga capaz de matar Leon ou Ashley com um único golpe.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjUxLnBuZw==

Garrador

Um inimigo cego, porém extremamente perigoso. Guia-se apenas por sua apurada audição, atacando com afiadas garras que causam um alto dano se houver descuido. Seu grande ponto fraco uma plaga que fica exposta em suas costas. Tiros certeiros (especialmente com rifles) nesse local garantem sua morte.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjY4LmpwZw==

Las Plagas

São os organismos que estão presentes dentro de todos os inimigos do jogo, e possuem três tipos. Plaga A: toma o lugar da cabeça do hospedeiro e ataca com longos braços; Plaga B: toma o lugar da cabeça do hospedeiro, mas só aparece em alguns Zealots e em Ganados presentes na ilha. É capaz de devorar a cabeça de Leon ou de Ashley com um único golpe. que causa dano; Plaga C: consegue deixar o corpo do hospedeiro e pode atacar do chão e liberar uma substância ácida. Nos três casos, mantenha a distância do parasita e use tiros rápidos de pistolas ou da TMP. Granadas de luz destroem as Plagas instantaneamente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjU3LnBuZw==

Novistador

Estes são humanos infectados com Las Plagas, mas que também receberam genes de insetos. As criaturas formam um grande ninho na parte inferior do Castelo de Salazar e irão aparecer nos esgotos e no subsolo. Fique atento aos sons que os Novistadores fazem e observe a movimentação das silhuetas das criaturas. Shogtuns são as melhores opções contra eles.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjUyLmpwZw==

Gatling Man

Um ganado-soldado com um diferencial: munido de uma enorme metralhadora giratória, consegue causar muito dano com um alto alcance. O melhor é evitar que ele a use, então, deve-se atirar repetidamente. Sua resistência é muito alta, dessa forma, o recomendado é uma arma de grande potência, como a Magnum ou uma Shotgun já com vários upgrades.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjQzLmpwZw==

Armaduras

Equipamentos medievais que ganharam vida própria ao receberem as plagas. Pode abater os personagens com facilidade. Com Leon, o recomendado é atirar em suas pernas, derrubando-a, e atirar em seguida no elmo, revelando a plaga. A partir daí, granadas de luz ou tiros de Magnum e Shotgun resolvem. Ao controlar Ashley, elas também aparecem, porém, não é necessário abatê-las, mas sim, ficar atento às QTEs.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjYxLmpwZw==

Regenerator

São estranhas criaturas com um alto poder regenerativo. Graças a isso, não se pode usar armas normais contra eles. Para derrotá-los, é necessário um rifle equipado com a Infrared Scope, que é capaz de localizar as plagas contidas em seus corpos. Atirando em todas elas com o rifle ou com uma arma potente como a Magnum ou a Shotgun, eles caem imediatamente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjYyLmpwZw==

Iron Maiden

São seres semelhantes aos Regeneradores, porém possuem espinhos por todo seu corpo, o que os torna ainda mais perigosos, capazes de matar Leon com um único golpe. Para derrotar um Iron Maiden, usa-se o mesmo esquema dos Regeneradores. A única diferença é a quantidade de tiros que são necessários, além de esse inimigo possuir mais plagas na região das costas. Vale lembrar que é importante manter a distância para evitar o 1-hit-kill.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjUzLnBuZw==

Bella Sisters

São mulheres semelhantes ao Dr. Salvador. Atacam juntas ou separadamente, o que torna uma difícil tarefa abatê-las sem ser morto por decapitação. Aparecem em várias oportunidades: ao escolher um determinado caminho no mapa do vilarejo do game normal, em Separate Ways ou como chefe de uma das fases do modo Mercenaries. Para derrotá-las, usa-se o mesmo esquema do Dr. Salvador.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjQ3LnBuZw==

Del Lago

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma criatura que habita um lago, localizado próximo do vilarejo. Leon a observa anteriormente devorando os policiais que o transportavam no início do jogo. Para chegar até ele, o agente usa um bote e a única arma disponível é um arpão, que deve ser atirado no monstro quando ele se aproximar pela frente. O bote de Leon acaba preso ao corpo do animal por uma corda, o que o faz ter que desviar de obstáculos enquanto ele tenta escapar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjQ5LnBuZw==

El Gigante

Uma criatura gigante que possui uma vaga forma humana. Possui alta resistência aos tiros e tem uma força devastadora: é capaz de destruir pequenas casas e atirar árvores contra você. Há mais de um durante o jogo (inclusive com armaduras) e a única forma de derrotá-lo é usando a faca repetidamente em suas costas quando possível, após diversos tiros com sua arma mais potente, preferencialmente direcionados para a cabeça. Ao escolher o caminho do Ganado, você pode atirar nas rochas para derrubá-las em cima deles ou de forma que bloqueiem o caminho dos monstros. Na fornalha, você pode derrubar um dos Gigantes no fogo ao usar a alavanca para abrir a abertura no chão.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041645.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041644.png

Bitores Mendez

É o chefe de Pueblo e um dos homens fortes por trás de toda a história. Primeiramente possui uma forma humana, porém é mais alto do que o normal e é dotado de força descomunal. Leon o encontra diversas vezes antes de lutarem. Quando essa hora chegar, Bitores estará deformado, com sua coluna exposta. Nesse caso, tiros certeiros com o Rifle a TMP são excelentes escolhas. Posteriormente, apenas seu tronco sobra para atacá-lo. Fique na parte de cima do cenário e use sua arma mais forte, pois ele é ágil e possui golpes potentes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjY2LnBuZw==

Verdugo

Essa criatura é um dos guarda-costas de Salazar. A luta contra ele é opcional – basta ativar o elevador e esperar o tempo passar, apenas desviando de seus golpes. Porém, a recompensa por matá-lo é muito valiosa. Ele é um dos chefes mais resistentes do jogo, por isso economize na munição. Naturalmente, ele é indestrutível e para torná-lo vulnerável aos tiros basta jogar os vários cilindros de nitrogênio espalhados pelo local. Aí, é só descarregar sua arma mais potente nele.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041660.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041663.jpg

Ramon Salazar

O bizarro dono do castelo que abriga o culto Los Illuminados tem apenas 20 anos e é o último membro de sua nobre família. Está sempre ao lado de seus guarda-costas e é extremamente provocador. A existência das Plagas está ligada a ele e ao imenso castelo, fazendo-o cedê-las para Saddler utilizá-las como parte de seu plano. Em seu castelo está presente a Queen Plaga, a responsável por produzir os parasitas. Ramon e um Verdugo se associam ao organismo dela para enfrentar Leon. Ela possui ataques potentes e que podem matá-lo com um só golpe, então é necessário prestar atenção à movimentação da “cabeça” do monstro e estar pronto para várias QTEs. Para vencer, atire no olho amarelo da cabeça até o corpo de Salazar ficar exposto através da boca. Dessa forma, você terá um curto período para atingi-lo o máximo possível. É recomendado usar a Shotgun ou a Magnum para esse trabalho. O rifle, se usado velozmente, pode ser útil.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041654.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041655.jpg

Jack Krauser

Um velho conhecido de Leon, dado como morto anos antes, também está nas redondezas do vilarejo. Foi ele o responsável por levar Ashley ao seu cativeiro, porém sua lealdade aos Los Illuminados é questionada, já que ele aparentemente está envolvido com outras pessoas. Ele aparece em duas partes distintas. Na primeira, há apenas um duelo de facas – algo em que ambos são especialistas e depende apenas de QTEs. No segundo encontro, Krauser está melhor armado e oferece maior perigo durante um longo caminho. A luta final é no alto de uma torre, com a plaga em seu braço muito desenvolvida. Para derrotar de vez o sujeito, atire em suas pernas até ele se mostrar vulnerável e use sua melhor arma na cabeça. Não atire enquanto contra o braço mutado, pois ele é invulnerável aos tiros. Ainda assim, sua melhor aliada nessa luta é a faca, capaz de causar maior dano no inimigo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjY1LmpwZw==

U3

A cartada final de Saddler. O U3 é uma bizarra criatura muito resistente, mas que não apresenta grande velocidade. Em sua primeira batalha, você só pode repelí-lo com alguns tiros e tentar escapar da sequência de plataformas suspensas ativando as alavancas de emergência e fugindo pela saída. Após isso, você alcança terra firme e pode nocauteá-lo. Use armas potentes direcionadas para o tentáculo e para a cabeça da criatura, além dos galões explosivos.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041658.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041659.png

Osmund Saddler

É o líder do culto Los Illuminados e a grande mente por trás do plano que visava inicialmente o sequestro de Ashley Graham. Lord Saddler, como é chamado por seus subordinados, possui total controle sobre as Plagas e sobre os outros humanos infectados, os Ganados. Saddler será o último desafio do jogo, em uma forma monstruosa que assusta apenas pelo tamanho. Atire primeiro nos pequenos olhos presentes nas pernas, fazendo com que ele caia. Seu ponto fraco torna-se então vulnerável – um grande olho. É possível causar mais dano ainda no monstro ao acionar as alavancas espalhadas pelo cenário, que podem fazer com que ele seja atingido por estruturas de metal pesadas. Para evitar ser cercado pelo monstro, use as pontes para passar de uma plataforma para outra. Quando Saddler tiver sofrido um dano considerável, Ada irá jogar a Rocket Launcher especial, capaz de matar a criatura com o seu único foguete.

VÍDEO DE ABERTURA DO JOGO

SGZacWpxUWhVc2M=

GALERIA DE IMAGENS

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041669.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041673.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041672.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041671.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041670.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041674.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041679.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041678.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041677.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041676.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/42/especial-re4-041675.jpg

RECEPÇÃO

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80Mi9lc3BlY2lhbC1yZTQtMDQxNjgyLnBuZw==

As versões de GameCube e PlayStation 2 de Resident Evil 4 têm uma pontuação de 96/100 no Metacritic. Além da jogabilidade, os personagens e a história receberam comentários positivos, levando o produto final a ser considerado pela maioria como um dos melhores jogos já feitos. Greg Kasavin, da GameSpot, elogiou a dublagem, mas afirmou que ela foi traída por "alguns diálogos estranhamente idiotas". Adam Pavlacka da Yahoo! Games e Kevin VanOrd da GameSpot elogiaram a Capcom por adicionar grandes quantidades de detalhes aos personagens. Matt Casamassina da IGN deu mais detalhes em sua análise de Resident Evil 4, elogiando não apenas o design detalhado do personagem, mas também a coreografia de luta e a modelagem tridimensional dentro de sequências cinematográficas. Casamassina também elogiou os dubladores, especialmente Paul Mercier (Leon), comentando: "Pela primeira vez, os personagens são verossímeis porque a Capcom contratou atores competentes para fornecer suas vozes. Leon em particular é muito bem produzido". A Nintendo Power considerou Resident Evil 4 como um dos melhores jogos de todos os tempos.

Resident Evil 4 foi nomeado o jogo do ano no Spike Video Game Awards de 2005, pela Nintendo Power e Game Informer. Empatou com Kingdom Hearts II como o Jogo do Ano da Famitsu em 2005. A Nintendo Power reconheceu a dublagem do jogo em seu prêmio Nintendo Power Awards de 2005, enquanto a IGN deu ao jogo o prêmio de "Melhor Design Artístico" em seu prêmio de Melhores de 2005. A International Game Developers Association indicou Resident Evil 4 para seu prêmio de melhor "Artes Visuais", mas perdeu o prêmio para Shadow of the Colossus, da Sony.

A versão de GameCube vendeu mais de 320.000 cópias na América do Norte durante os primeiros vinte dias. O lançamento europeu vendeu suas 200.000 cópias durante o primeiro mês. Em 31 de janeiro de 2006, mais de 3 milhões de cópias das versões de GameCube e PlayStation 2 foram vendidas em todo o mundo. De acordo com os números de vendas de 17 de janeiro de 2007 fornecidos pela Capcom, a versão GameCube de Resident Evil 4 vendeu um total de 1,6 milhões de cópias em todo o mundo, enquanto a versão PS2 vendeu mais de 2 milhões de cópias. Em 30 de setembro de 2020, Resident Evil 4 vendeu 10,4 milhões de cópias em todas as plataformas; incluindo 2 milhões de cópias no PS4 e Xbox One, 1,2 milhões no Xbox 360 e PS3, 2 milhões no Wii e 1,3 milhões no PC. É um dos jogos da série Resident Evil mais vendidos, e detém o recorde de "Jogo de Survival Horror mais vendido" na edição de 2012 do Guinness World Records Gamer's.

Com isso encerramos o sexto capítulo desta série sobre os jogos da franquia Resident Evil. Em alguns pontos usei como referência as informações do site Revil, cujo link estará nas fontes. Espero que tenham gostado e nos vemos no próximo capítulo abordando o Resident Evil 5. Até breve!

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.