Por sexismo, Dragon Ball é banido na Espanha

Por sexismo, Dragon Ball é banido na Espanha

Lei regional barra o retorno do anime à TV aberta da Província de Valência
#Mundo Publicado por PKsP-JuBiLeu, em

As polêmicas sobre os cancelamentos chegaram a Dragon Ball! A icônica série de anime foi posta no olho da tempestade depois que a Comunidade Valenciana na Espanha manteve a proibição de sua transmissão na TV aberta por considerá-lo inadequado a seus valores no quadro de suas políticas de gênero. A decisão gerou muito burburinho e um acalorado debate entre os fãs. Em que eles basearam sua determinação?

O canal estatal À Punt optou por suspender a programação de Dragon Ball na sua rede televisiva em 2014. Apesar dos pedidos da Justiça Valenciana para o retorno da transmissão, o diretor-geral da emissora, Alfred Costa, defendeu a decisão amparada pela "legislação de gênero, o código de valores do conteúdo infantil e o preço dos direitos". Ele acrescentou: "No momento, temos dificuldade em colocá-lo de volta em nossa programação."

O cancelamento levou os fãs a se mobilizarem e existe até um grupo no Facebook com mais de 10.000 pessoas chamado "La Bola de Drac en Valencià". Eles também criaram uma petição que coletou 3.000 assinaturas. No entanto, a Província alega que a série viola a legislação em vigor e que, portanto, o seu retorno não será possível.

O artigo 5º da Lei 6/2016 da Agência Valenciana do Serviço Público de Radiodifusão e Televisão Autônoma estabelece que as autoridades devem "adotar, por meio da autorregulação, códigos de conduta que visem transmitir o princípio da igualdade, excluindo assim os conteúdos sexistas, especialmente da programação voltada para as crianças e jovens".

O conteúdo que está em análise em Dragon Ball recai principalmente sobre o personagem Bulma e isso foi expresso pela analista Teresa Díez Recio em uma mídia local. Eles consideram que ela não é tratada da mesma forma que os protagonistas masculinos e até alertam sobre cenas que podem incentivar o bullying. Do seu ponto de vista, ele tem no Mestre Kame um possível assediador.

aFp3X2RQdGJWNjA=

Outra personagem que ela questiona é Chi-chi, que inicialmente é uma guerreira e que acaba se dedicando à cozinha e aos cuidados da família. Além disso, Lan-fan tem o poder de congelar seus oponentes quando ela tira a roupa. Para a lei, tais características expõem estereótipos contra as mulheres e por essa razão a série teve de ser banida da TV aberta.

A notícia causou polêmica nas redes sociais e muitos fãs discordaram. Entre os argumentos estava que Bulma era na realidade realmente apresentada como uma cientista genial, carismático, com um grande senso de aventura e astúcia. Há até quem pense que ele é o personagem mais importante da série.

A verdade é que Bulma acaba presidindo a Capsule Corporation e se torna uma das peças-chave de toda a série. Além disso, teve participações em dez sagas diferentes e sempre teve um papel de destaque. O que você acha? Conte-nos a sua opinião nos comentários!

Fonte: Spoiler
PKsP-JuBiLeu
PKsP-JuBiLeu
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque