Confira as comparações dos Chips gráficos de PS5 e Xbox Series X|S

Confira as comparações dos Chips gráficos de PS5 e Xbox Series X|S

Japoneses "descascaram" os chips de ambos consoles, e descobriram informações não divulgadas pelas empresas dos consoles.
#Tecnologia Publicado por MrCalazans, em

A EETimes japonesa abriu os chips dos consoles de nova geração, e descobriu que haviam informações de caracteres escritos nas camadas de fiação de metal montada no silício. Nessa camada fora descoberto uma impressão com os dizeres "AMD 2019".

O que isso significa? Geralmente, quando as fabricantes colocam essas datas nos chips, é quando o projeto está finalizado! O que nos leva a entender que o chip de ambos os consoles foram desenvolvidos quase ao mesmo tempo.

A primeira tabela compara os processadores equipados nos Xbox Series X/S da Microsoft e no PlayStation 5 da Sony.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZS5pdG1lZGlhLmNvLmpwL2VlL2FydGljbGVzLzIxMDQvMDUvbW0yMTA0MDJfdGVjaDA0LmpwZw==

À esquerda, temos o pacote, a camada de fiação descascando após a abertura do chip (aquele que mostra a parte interna do transistor) e as informações de caracteres escritos na camada de fiação de metal montada em silício. No serviço, a área de silício também é divulgada sobre o tamanho. Todos os três processadores são fabricados no processo de 7 nm da TSMC e carregam o logotipo "AMD 2019". Foram desenvolvidos quase ao mesmo tempo. Os tamanhos são 200 milímetros 2, 300 milímetros 2, 360 milímetros 2, e a distribuição é como Shochikuume (Alto / Médio / Baixo).

Os itens comuns dos três chips são que a DRAM é GDDR6, a CPU é "Zen 2" da AMD (a UFP [Unidade de Ponto Flutuante] tem alguma degradação) e a GPU é baseada no "RDNA 2" da AMD. O número de núcleos de GPU é diferente para os três chips, o que está diretamente relacionado à diferença na área do chip. O Xbox Series S tem 20 núcleos de GPU, o Xbox Series X tem 56 e o ​​PlayStation 5 tem 40. Também há uma diferença na capacidade do GDDR6 conectado a cada processador. O Xbox Series S tem 10 GB e os outros dois modelos têm 16 GB. Eles estão diretamente ligados ao desempenho de computação!

A segunda tabela nos mostra os três modelos de chips controladores Southbridge ou SSD. O Xbox tem o nome "Microsoft" e o PlayStation 5 tem o nome "Sony" na embalagem. No entanto, quando ambos os chips foram abertos, descobriu-se que todos os chips eram de desenvolvimento terceirizado. No caso do Xbox Series X/S fora desenvolvido pela Samsung Electronics da Coreia do Sul. Ele controla conexões como PCIe (PCI Express) e USB.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZS5pdG1lZGlhLmNvLmpwL2VlL2FydGljbGVzLzIxMDQvMDUvbW0yMTA0MDJfdGVjaDA1LmpwZw==

O PlayStation 5 tem um controlador SSD e memória flash NAND montada na placa principal, permitindo leitura e gravação em memória em alta velocidade. O controlador SSD é um chip com o nome da Sony, mas quando aberto, descobriu-se que era da Marvell, mas não a Marvel dos filmes. Aos que não sabem, a Marvell é uma fabricante líder de controladores SSD de alta velocidade de ponta, nos mostrando que de fato, o SSD do PlayStation 5 é um SSD personalizado pensado para o console em questão.

O Southbridge do PlayStation é chamado de processador secundário, que controla vários I / O e gerencia todo o sistema. A embalagem também tem o nome da Sony, mas quando o chip foi aberto, ficou claro que o interior era feito pela MediaTek Taiwan. O chip usado no PlayStation 5 está equipado com informações dos anos 2018 e 2019, e parece que é um novo chip desenvolvido para o PlayStation 5 como mencionado acima. Já o chip do Xbox, por outro lado, era o mesmo do Southbridge do Xbox One X lançado em 2017 pela Microsoft.

Fonte: Eetimes
MrCalazans
MrCalazans #ertuzio.scn

Sou eu, o Mr.Calazans Grandson

PSN ID: MrCalazans

Gamertag: MrCalazans

Steam: MrCalazans

Uplay: MrCalazans

Origin: MrCalazans

Blizzard Battle.net: MrCalazans

Epic Games: MrCalazans

GOG: MrCalazans

Exophase: MrCalazans

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque