ZeniMax Media | Entendendo a estrutura corporativa, os estúdios e suas subsidiárias

ZeniMax Media | Entendendo a estrutura corporativa, os estúdios e suas subsidiárias

Um tour pelos estúdios e o que é cada uma empresa dentro do grupo ZeniMax Media
#Artigos Publicado por Billy Butcher, em

Um dos maiores conglomerados de videogames existentes há diversos anos é a ZeniMax Media, fundada originalmente em 1999 por Robert A. Altman, e que desde então fundou e adquiriu muitos estúdios e subsidiárias ao redor do mundo.

Entre elas, podemos citar Bethesda Game Studios, Id Software, Arkane Studios, Tango Gameworks, e muito mais, além de possuir suas diversas redes de publicação e distribuição, como ZeniMax Europe Ltd., ZeniMax Asia K.K., ZeniMax Australia Pty Ltd., e muitas outras.

No ano de 2020, foi anunciado que toda a ZeniMax Media, incluindo seus estúdios, rede de distribuição e sua parte de editora, iriam ser comprados pela Microsoft, adentrando no conglomerado Team Xbox, e se tornando parte da família Xbox Game Studios, mas muitos ficam na duvida, e até hoje se confundem em muitos detalhes.

Quantos estúdios são a ZeniMax? Bethesda Softworks é a mesma coisa que Bethesda Game Studios? Elas possuem filiais? Subsidiárias escondidas?

Pois bem, hoje tiraremos esse mistério, e explicarei, um tanto de forma resumida, o que é cada coisa dentro da ZeniMax Media, e como ela funciona e age desde que foi formada. Preprados? Então vamos lá.

Lembrando, tudo estará agrupado em ordem alfabética.

Alpha Dog Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9maXZlbWludXRlZGlzY3Vzc2lvbnMuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzEwL0JldGhlc2RhLUFjcXVpcmVzLUFscGhhLURvZy1HYW1lcy5qcGc=

Um estúdio canadense localizado em Halifax, fundado em 2012. Em 2019, foram comprados pela ZeniMax Media. Seu foco é desenvolver títulos Free-to-Player para Smartphones (Android e iOS).

Entre seus lançamentos, é possível citar MonstroCity: Rampage e Wraithborne.

Arkane Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0VyQ3hQVEJYQUFBeGdlUD9mb3JtYXQ9anBnJm5hbWU9NDA5Nng0MDk2

Fundada por Raphaël Colantonio em 1999, em Lyon, na França, é um dos estúdios controlados pela ZeniMax Media desde 2010, quando foram comprados pela empresa. Primeiramente, o estúdio ganhou fama por ter ajudado em projetos da série Call of Duty, como Call of Duty: Word at War e Call of Duty: Modern Warfare 2.

Seu primeiro trabalho foi Arx Fatallis, um jogo de RPG lançado em 2002 para o Xbox Original e PC. Eram o estúdio por trás de projetos cancelados como LMNO da Electronic Arts, um jogo de ficção-científica alienígena que seria dirigido por Steven Spielberg, além de também terem sido o estúdio que cuidaria de Half-Life 2: Episode 4, também formalmente chamado de Half-Life 4, onde na época tinha o codename de Return to Ravenholm.

A Arkane Studios ganhou destaque quando em 2012 lançou seu título de maior peso e colocou-os no topo das paradas, Dishonored. A obra foi produzido pela Arkane Lyon e Arkane Austin, seus 2 estúdios.

Em 2016, a Arkane Lyon, de forma sozinha, lançou seu novo título, Dishonored 2, em 2017 lançou a expansão stand-alone dele, Dishonored: Death of the Outsider; enquanto isso, a Arkane Austin produziu em 2017 seu título muito antecipado, PREY.

O próximo trabalho da Arkane Lyon é Deahtloop, enquanto o novo projeto da Arkane Austin se encontra em estado desconhecido, com poucas informações relatando ser um FPP estilo RPG de fantasia com a Unreal Engine 4.

Bethesda Game Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMuY3RmYXNzZXRzLm5ldC9ycG9ydTkxbTIwZGMva25kUHVvdUVTc3VrazhzQVN3d0N1LzMzMTRhNzFmYzYyMjQ2ZmQ3ODNmMTBjYzNjYWU5YWY0L0JHU19MYXJnZUhlcm9fRGFsbGFzLnBuZw==

Bethesda Game Studios é a maior produtora de jogos dentro do grupo ZeniMax Media. Liderada por Todd Howard, a empresa consiste em 4 subsidiárias diferentes ao redor dos EUA e Canadá, com diferentes funções e maneiras de trabalhar. O grupo é separado pelo rotulo BGS (abreviatura do nome Bethesda Game Studios) + nome da região na qual aquela subsidiária se encontrada, ou como Todd faz, classifica por BGS A/B/C/D.

Os trabalhos mais notáveis da BGS são as franquias The Elder Scrolls e Fallout, bem como sua primeira Nova IP em mais de 25 anos, Starfield. O estúdio também é responsável por criar todos os Spin-Offs e derivados dessas IPs, com exceção de Elder Scrolls Online, onde este foi feito pela ZeniMax Online.

De forma geral, a empresa é estruturada em:

  1. Bethesda Game Studios Maryland (BGS A): A BGS original, que originou todas as outras; produtora de toda a série principal de The Elder Scrolls como TES Arena, TES II, TES III, TES IV, TES V, além de serem os produtores por trás dos jogos Fallout 3, Fallout 4 e Fallout: Shelter. Seu próximo trabalho é Starfield, que vem sendo feito desde 2015.
  2. Bethesda Game Studios Montréal (BGS B): Fundada em dezembro de 2015, a BGS Montréal é mais conhecida por seu jogo de cartas de TES lançado em 2017, The Elder Scrolls: Legends; seu próximo trabalho é Starfield, sendo coprodutores ao lado da BGS Maryland.
  3. Bethesda Game Studios Austin (BGS C): Fundados em 2012, a BGS Austin é mais conhecida como o estúdio tecnologia da Bethesda Game Studios; eles cuidam da Creation Engine, e toda a parte de evolução do motor gráfico; Em termos de jogos, eles ajudaram e coproduziram títulos como DOOM 2016 e Fallout 76. Seu próximo trabalho é The Elder Scrolls VI.
  4. Bethesda Game Studios Dallas (BGS D): Formada em 2007, a BGS Dallas era mais conhecida por ser um estúdio que produz jogos mobiles para Android e iOS, porém em 2014 se tornou um estúdio dedicado a Bethesda Game Studios; são os produtores e criadores de Fallout 76 e The Elder Scrolls: Blades; seus próximos trabalhos são dar suporte e oferecer novos conteúdos ao F76, bem como The Elder Scrolls: Blades, além de coproduzirem o próximo The Elder Scrolls VI, quanto Starfield for finalizado.
Bethesda Softworks

IMAGEaHR0cHM6Ly9hdHRhY2tvZnRoZWZhbmJveS5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDYvYmV0aGVzZGEtc29mdHdvcmtzLWxvZ28uanBn

É a parte de publicação e editoral da ZeniMax Media. É como um nome fantasia para publicar todos os jogos feitos pelos estúdios ZeniMax e Bethesda Game Studios.

São localizados em Maryland, no mesmo prédio da ZeniMax e Bethesda Game Studios A, e é liderada pelo Vice-Presidente Executivo da empresa, Pete Hines.

Entre os jogos que a Bethesda Softworks publica, é possível citar DOOM, The Elder Scrolls, Dishonored, QUAKE Champions, Brink, Fallout, Wolfenstein, DOOM, The Evil Within, PREY, e muito mais.

Id Software

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuMmR1ZXJpZ2hlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wMS9pZFNvZnR3YXJlLmpwZw==

É o estúdio mais antigo dentro do grupo ZeniMax Media, e são mais conhecidos por serem os pais do gênero First-Person Shooter que conhecemos, bem como autores de sagas como DOOM, RAGE, Wolfenstein, QUAKE, além do motor gráfico revolucionário da indústria que originou diversos outros e suas modificações, a Id Tech.

Também são o estúdio que originou as primeiras tecnologias e headset's reais de VR (Realide Virtual), lá em 2011, e são o estúdio que está dando impulso ao Cloud Game Streaming graças a sua tecnologia ORION, capaz de diminuir o imput-lag e as taxas de via de rede da internet para os aparelhos de Data Centers na qual as pessoas usarão para jogar.

Sua sede oficial se encontra no Texas, EUA, porém possuem uma subsidiária em Frankfurt, Alemanha, que cuida de toda a Id Tech, que se encontra atualmente na sua sétima versão Id Tech 7, além de cuidarem da evolução do ORION. Entre seus trabalhos recentes, podemos citar DOOM Eternal e RAGE 2, títulos de 2020 e 2019 respectivamente.

MachineGames

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA1L21hY2hpbmVnYW1lcy1sb2dvLmpwZw==

Apelidados de máquina de matar, a MachineGames é a versão Sueca da ZeniMax Media, fundada em 2009, e adquirida por completo pela empresa em 2010. Foram fundados por milhares de mentes de estúdios como Starbreeeze e DICE, autores de Battlefield, Mirror's Edge, The Darkness, Payday e Brothers: A Tale of Two Sons.

Seu primeiro trabalho foi Wolfenstein: The New Order, lançado em 2014, como um reboot da saga criada pela Id Software. A Machine na época disse que o título era uma carta de amor para a Id, e que teria todo o cuidado com a IP. Wolfenstein ganhou vários spin-offs a partir daí, inclusive em VR, mas sua sequência original só veio chegar em 2017, com Wolfenstein II: The New Colossus, um dos jogos mais premiados da TGA 2017 e BAFTAs 2018.

As próximas produções do estúdio já foram reveladas há algum tempo, Wolfenstein 3, que iniciou seu desenvolvimento em 2019, e rumores apontam para o lançamento em 2022 ou 2023. Seu segundo projeto é Indiana Jones, um Third-Person Action-Adventure, graças a ZeniMax ter conseguido a licença da IP com a Lucasfilm Games, que renasceu em 2021.

Roundhouse Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMS5sZW5zZHVtcC5jb20vaS8wbGZVSHEucG5n

Fundada em 2019, a Roundhouse Studios é uma nova subsidiária fundada do 0 pela ZeniMax Media, e se encontra nos Estados Unidos.

Ela basicamente é a ressureição da Human Head Studios, pois conta com todos os seus ex-funcionários, incluindo os diretores e designers, e que são mais conhecidos na indústria pelo Prey de 2006. Seu primeiro projeto como Roundhouse ainda é desconhecido, mas muitos apontam para Prey 2 (o cancelado em 2012).

Tango Gameworks

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9zZDAyU0dTdlNjay9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

A Tango Gameworks é a primeira até o momento única subsidiária Japonesa da ZeniMax Media, fundada em 2010 por Shinji Mikami, criador e diretor de Resident Evil, Dino Crisis e Devil May Cry.

O estúdio ganhou vida em 2014 com seu primeiro grande título, The Evil Within, e que recebeu sequência em 2017, com The Evil Within 2, que aqui usou da STEM Engine, um novo motor gráfico criado pela Tango, e que é baseado na tecnologia da Id Tech 6.

Seu próximo projeto é Ghostwire: Tokyo, um thriller de ação-aventura em FPP com mistos de terror, que será lançado em 2021.

ZeniMax Online Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucGxheXN0YXRpb25saWZlc3R5bGUubmV0L2Fzc2V0cy91cGxvYWRzLzIwMjAvMTIvWmVuaW1heC0xMjgweDcyMC5qcGc=

Focados exclusivamente em experiências Online, sejam elas MMO, Free-to-Play, GAAS, ou o que for, é uma subsidiária da ZeniMax Media formada do 0 para lidar com o desenvolvimento de The Elder Scrolls Online, o spin-off de MMORPG da grande franquia da Bethesda Game Studios.

Em 2019, abriram uma nova divisão em San Diego, chamada ZeniMax Online SD, e vem trabalhando em milhares de projetos não anunciados, onde entre eles, há uma Nova IP sendo feita por um novíssimo motor gráfico criado do 0 em 2018, dirigida pelo diretor de Battlefield e chefe de design de Call of Duty.

Especulam-se que possa ser um ''Destiny da Bethesda.''

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque