Sumo Digital Group registra aumento na receita anual de 40%, e pretende adquirir mais estúdios

Sumo Digital Group registra aumento na receita anual de 40%, e pretende adquirir mais estúdios

Os autores de Crackdown 3, Sackboy: A Big Adventure e Sonic Racing crescem mais
#Games Publicado por Billy Butcher, em

O Sumo Digital Group reportou receitas de £ 68,9 milhões em seu último ano financeiro, um crescimento de 40,7% em relação ao ano anterior.

O EBITDA ajustado do grupo de desenvolvimento do Reino Unido foi de £ 16,5 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O lucro bruto aumentou 31,5% com relação ao ano anterior, de £ 23,9 milhões para £ 31,5 milhões.

O caixa da empresa caiu para £ 6,8 milhões de £ 12,9 milhões, após uma série de aquisições nos últimos 12 meses, incluindo os desenvolvedores Lab42 e PixelAnt, além da aquisição de US$ 100 milhões da Pipeworks.

A contagem de funcionários cresceu de 766 para 1.043 funcionários, e 15% desse crescimento veio de forma orgânica, diz o CEO Carl Cavers.

"Quando chegamos ao mercado no final de 2017, tínhamos 489 pessoas e agora temos 1.043. Mais do que dobramos o quadro de funcionários. Mais do que dobramos nossa receita. Nossa receita foi de £ 28,6 milhões e agora está £ 68,9 milhões. Tínhamos cinco estúdios e agora temos 13 em cinco países."

O crescimento vem apesar dos desafios significativos trazidos pela pandemia, com o estúdio tendo que fazer a transição de sua equipe para trabalhar em casa, incluindo a equipe por trás do título de lançamento do PS5, Sackboy: A Big Adventure.

“Estávamos cautelosos em termos de como orientaríamos o mercado, porque não sabíamos o que iria acontecer”, continua Cavers.

"Foi um período bastante perturbador a esse respeito. Mas não vimos nenhuma mudança em termos de comprometimento e envolvimento das pessoas com os projetos ou os negócios. Portanto, durante o verão, começamos a pensar que estava tudo bem. Havia muita gente feliz, e para quem estava infeliz... criamos bolhas para permitir que as pessoas que quisessem entrassem no escritório."

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXItbmV0d29yay5uZXQvMjAyMS9hcnRpY2xlcy8yMDIxLTAzLTMwLTIzLTUyL0NhcmxfQ2F2ZXJzX1Bvci5qcGc=

Carl Cavers, CEO da Sumo Digital Group.
"Na verdade, não afetou nossa capacidade de entregar nada. Obviamente, terminar com o Sackboy, trabalhar em casa foi difícil. Se pudéssemos ter feito qualquer coisa durante a pandemia, teríamos essa equipe de volta ao escritório, porque teria tornou a vida deles muito mais fácil."

"Quando você tem um bug que afeta três pessoas diferentes, quando você está no escritório, pode avisá-las de uma vez. Mas quando é remoto, você precisa se lembrar de avisar x, y e z. E essa perda de espontaneidade apareceu."

"Mas na extremidade oposta desse espectro, para o início dos projetos, a parte criativa é onde esperávamos ter problemas. Mas os criativos adoraram. Eles estão fazendo suas chamadas de Zoom e usando ferramentas estranhas e maravilhosas para fazer seu brainstorming... mas eles estão amando o ambiente de não estarem disponíveis o tempo todo."

Foram algumas semanas boas para a Sumo Digital Group, que também ganhou dois BAFTAs na semana passada com seu jogo de plataformas Sackboy.

“O sucesso comercial para mim é secundário”, diz Cavers.

"Sempre dissemos que se continuarmos a desenvolver grandes estúdios de desenvolvimento de jogos, todo o resto se encaixará."

"Então, as pessoas certas e o ambiente certo com o nível certo de suporte, e tentamos trabalhar nos melhores projetos trabalhando com os melhores parceiros... as coisas simplesmente acontecem. Ser nomeado para quatro BAFTAs e ganhar dois na semana passada foi o culminar do sucesso de mais de 11 anos, que foi quando começamos a trabalhar em LittleBigPlanet."

E há muito mais por vir, com a Sumo Digital Group atualmente trabalhando em 40 projetos de 28 clientes.

Cavers diz que a empresa tem 85% de suas receitas para o próximo ano garantidos, com 60% para o ano seguinte e 35% para 2023. Ele diz que há um enorme fluxo de desenvolvimento de negócios no valor de £ 430 milhões, e que mais de £ 130 milhões disso não é algo que a empresa possa fazer atualmente.

"É brilhante e é uma porcaria ao mesmo tempo. Há momentos em que simplesmente temos que dizer não. Essa é uma das razões pelas quais estamos confiantes em nossa capacidade de fazer nosso negócio crescer e trazer novas equipes, ou crescer organicamente, porque o trabalho está lá."
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,