Sony Interactive Entertainment | Entendendo a estrutura corporativa, os estúdios e suas subsidiárias

Sony Interactive Entertainment | Entendendo a estrutura corporativa, os estúdios e suas subsidiárias

Um tour pelos estúdios e o que é cada uma empresa dentro da PlayStation
#Artigos Publicado por Billy Butcher, em

Um dos grupos de videogames mais antigos da indústria é a marca PlayStation. Estabelecida oficialmente na Sony Corporation em 1993 sob a tutela de Ken Kutaragi, essa é a empresa matriz e mãe da marca, onde controla todos os estúdios, marketing, operações e setor de qualidade do PS.

Originalmente ela se chamava Sony Computer Entertainment (SCE), junto do sua irmã, Sony Network Entertainment (SNE), mas ambas as divisões foram fundidas em 2016, se tornando Sony Interactive Entertainment (SIE). Sob este nome ao ser mesclada em uma só, a empresa ficou sob as mãos de Jim Ryan, o atual CEO e Presidente da empresa, e sua sede principal foi transferida para San Mateo, na Califórnia.

Devido a essa mudança para os Estados Unidos, quem comanda e lidera a Sony Interactive Entertainment por trás de suas asas não é mais a Sony Corp. lá do Japão, mas sim a sua matriz oficial do Ocidente, a Sony Corporation of America, localizada em New York City, em Nova Iorque.

IMAGEaHR0cHM6Ly9taXItczMtY2RuLWNmLmJlaGFuY2UubmV0L3Byb2plY3RfbW9kdWxlcy9mcy8xMWNhYzc5NzE1MDc0NS41ZWJlYTE5YTljMjNkLmdpZg==

Seguindo o mesmo estilo estabelecido nos artigos da ZeniMax Media e Square Enix, hoje iremos abordar todas as Divisões, Subsidiárias, IPs e um pouco mais até em áreas mais desconhecidas da Sony Interactive Entertainment, onde vejo muitas pessoas com dúvidas ou se perguntando: 'O que aquela empresa da Sony faz?'

O PlayStation sem dúvidas é uma marca histórica e muito querida, então vai ser um ótimo tour para quem ainda tem duvida ou está conhecendo a empresa e suas franquias agora. Lembrando, assim como nós outros 2 artigos, tudo estará em Ordem Alfabética.

Então vamos começar:

Bend Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcyLnd0ZnRpbWUucnUvc3RvcmUvMjAxNi8wNC8xOS94MDZVYzhzd19hbXBfYmlnLmpwZw==

Bend Studio, muitas vezes chamados pelo seu nome comercial, SIE Bend Studio, é uma subsidiária americana da PlayStation Studios (SIE), responsável por criar jogos de Mundo-Aberto e de estilo Stealth. Foram formados originalmente em 1993, e seu nome se deve ao nome da cidade eles ficam, em Bend, no Oregon.

Seu primeiro trabalho foi no jogo Bubsy 3D, lançado para o PlayStation original. Um jogo considerado mediano, mas com um design bastante único. Depois disso, eles fizeram Syphon Filter, um jogo de 1999, publicado pela sua empresa-mãe, 989 Studios.

Este foi um sucesso crítico e comercial, sendo considerado um jogo de alto calibre no cenário de Shooter Stealth Tático, se colocando ao lado de Metal Gear Solid e Hitman. O sucesso de Syphon Filter levou a Sony comprar a Bend e sua dona, 989 Studios, no ano de 2000. A 989 teve uma vida curta, sendo morta pela Sony em 2005.

No entanto, a Bend continuou muito viva, criando mais 5 jogos da série Syphon Filter, que foram ainda melhores e superando seus anteriores, porém nunca atingindo marcos tão altos em número de vendas, perdendo um pouco de seu peso perante os rivais Splinter Cell (Microsoft / Ubisoft), Hitman (Eidos / IO Interactive) e Metal Gear (Konami).

Isso fez com que a IP ficasse em estado de hiato em 2008, e até hoje, no momento que este artigo foi escrito, ela continua na geladeira. Mas e a Bend, o que ela fez a seguir? Bem, a Sony colocou-os para trabalhar em IPs da própria Sony, tirando sua parte criativa, e foi daí que saiu 2 grandes títulos queridos pelo público, Resistance: Retribution, do PSP e Uncharted: Golden Abyss, do PS Vita.

O sucesso dos 2 títulos, tanto crítico quanto comercial, fez a Sony devolver sua parte criativa em 2014, onde o estúdio começou a criar sua próxima Nova IP, e foi ai que saiu o queridinho do público de PS4, Days Gone. Atualmente, eles vem trabalhando em um novo projeto com a Unreal Engine, que muitos apontam ser Days Gone 2.

ForwardWorks

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMucHVzaHNxdWFyZS5jb20vNDNlZjE3MmNiMzY5NC9mb3J3YXJkd29ya3Mtc29ueS1maXJzdC1wYXJ0eS1zdHVkaW9zLWd1aWRlLTEub3JpZ2luYWwuanBn

Fundados em 2016, a ForwardWorks é uma subsidiária Japonesa da PlayStation Studios, centrada em jogos mobile, como a série Fate, Wild Arms, Everybody's Golf, e outros projetos em menor escala.

Atualmente estão trabalhando em Disgaea RPG, um novo jogo da famosa série de JRPG, que chegará em exclusivo para o mercado Japonês.

Guerrilla Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8wNC9ndWVycmlsbGEtZ2FtZXMtbG9nby5qcGc=

Conhecidos originalmente como Lost Boys Games, a Guerrilla Games é um dos poucos estúdios de jogos da holanda, e um dos maiores da PlayStation atualmente. Já passaram por muitas fases da vida enquanto subsidiária, e hoje trilham um caminho mais em linha reta, sem tropeços que acabem tirando-os de seu foco.

O estúdio está chegando na marca de 400 funcionários, e são mundialmente conhecidos por serem autores da série Killzone, da DECIMA Engine, e da sua Nova IP de 2017, Horizon: Zero Dawn.

A Guerrilla sempre diz que tenta manter seu foco como empresa tecnológica, e que explora sempre o máximo das capacidades que são colocadas para eles, tentando extrair o limite do que podem em seu controle, por isso são lembrados principalmente pelos fãs por criarem obras com alto nível de foto-realismo, e trazendo sempre uma parte técnica de cair o queixo.

Seu próximo trabalho está chegando em 2021 para o PS5 e PS4, Horizon II: Forbidden West, porém eles possuem uma segunda equipe desde 2018, liderada por ex-diretores de Rainbow Six Siege e Killzone 2, criando um novo título de próxima geração, ainda envolto de muito mistério.

Insomniac Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9tazB1cGxvYWR2cmNvbTRiY3doai5raW5zdGFjZG4uY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzAyL2luc29tbmlhYy1nYW1lcy1jb21wYW55LW5hbWUtbG9nby5qcGc=

Apelidados internamente como o irmão mais novo da Naughty Dog, onde os fãs sempre pediram para eles trabalharem junto do 'irmão mais velho', a Insomniac Games é a última e mais recentemente aquisição da Sony Interactive Entertainment em seu catálogo de First-Party's da PlayStation Studios, realizado em 2019.

Desde sua fundação, são comandados pelo seu CEO, Ted Price, na qual sempre foi a mente de maior destaque e renome da Insomniac Games, uma figura bem famosa como um todo na indústria de jogos. Entre sua enorme lista de sucesso, podemos falar sobre a longa e histórica série Ratchet & Clank, e também da trilogia original de Spyro: the Dragon.

O estúdio continuou esse sucesso no PS3, criando a trilogia de FPS Resistance, e após ela quis dar uma pausa em sua parceria com a Sony. A partir daí, expandiu para o cenário de Jogos VR e Jogos para PCs e Xbox, criando títulos como FUSE, Sunset Overdrive, Edge of Nowhere, The Unspoken, Feral Rites e Stormland.

Em 2018, retomaram seus laços com a PlayStation, lançando o aclamado Marvel's Spider-Man, que foi vital para a Sony comprá-los totalmente. Em 2020 lançaram um DLC Stand-Alone do título, chamado Spider-Man: Miles Morales, e atualmente, em 2021, estão prestes a lançar o próximo capítulo de R&C, Ratchet & Clank: Rift Apart, de PS5.

London Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMucHVzaHNxdWFyZS5jb20vODYwMWJhZDU2YjcxYS9zaWUtbG9uZG9uLXN0dWRpby1zb255LXBsYXlzdGF0aW9uLWZpcnN0LXBhcnR5LXN0dWRpb3MtZ3VpZGUtMS5vcmlnaW5hbC5qcGc=

Formados pela própria Sony em 1993, a London Studio, formalmente chamada de SIE London Studio, é a maior subsidiária do Reino Unido dentro da gama PlayStation Studios, onde esse fardo chegou-os depois do encerramento da SCE Studio Liverpool, Evolution Studios e Guerrilla Cambridge na geração do PS4.

São os autores de grandes títulos da Sony Interactive Entertainment, como os 2 jogos da série The Gateway, além da série SingStar. Também são lembrados pelo título Gangs of London, e pelo app PlayStation Home de PS3.

Nos últimos estamos, estiveram bastante dedicados ao VR, criando títulos exclusivos para o PlayStation VR, headset de Realidade Virtual da PlayStation. Entre os seus títulos nesse formato, o destaque vai para Blood & Truth, um aclamado FPS de Ação-Aventura Moderno com estética Cinematográfica.

Atualmente, eles estão em expansão, trabalhando em 2 Novas IPs. Sabemos que um desses projetos é exclusivo de PlayStation 5, enquanto o outro será dedicado ao PS VR.

Malaysia Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9uUnQ2bWpmL2VyYS1maXJzdC1wYXJ0eS10aHJlYWQtc2VydmljZXMtZ3JvdXBzLTMtMC0yLnBuZw==

A mais nova adição da família PlayStation Studios, inaugurados oficialmente em 2020, sob líderes que vieram da LucasArts Singapore e Ubisoft Singapore.

O estúdio SIE Malaysia Studio, ou simplesmente Malaysia Studio ainda é envolto de muitos mistérios, mas o pouco que temos de informações é deles estarem criando uma Nova IP de RPG em Mundo-Aberto para o PlayStation 5. Talvez no futuro saibamos de outros pormenores do que seja esse misterioso título.

Media Molecule

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5sb2xydXMubWVkaWFtb2xlY3VsZS5jb20vbW0tbG9nby5wbmc=

Fundada em 2006, este é o menor dos menores estúdios da PlayStation Studios, pois como seu próprio nome diz, é como uma 'Molécula.'

A Media Molecule é formada por várias mentes que sairam da Lionhead Studios, de Fable e Black & White, e seu foco está na criação de experiências e jogos com aspecto inovador, seja em sand-box, ferramentas, ou mesmo no elemento puzzle, a criatividade é o ponto chave do estúdio.

Entre seus títulos de sucesso, temos LittleBigPlanet 1 e 2, bem como sua versão dedicada ao PSP, além de LittleBigPlanet Kart. Também foram autores de Tearaway, outro grande jogo de PlayStation 3. No quesito técnico e em notas da crítica, a Media Molecule é um dos únicos estúdios da Sony a nunca ter obtido falhas ou sofrido do temido Crunch-Time.

Seu mais recente projeto levou 7 anos para ser concluído, Dreams, um grande jogo/ferramenta, capaz de dar vida a inúmeros projetos e ideias diferentes, das mais simples até as mais complexas. Foi lançado no PS4, ganhando versões para PSVR e PS5 alguns meses depois.

Naughty Dog

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA4L25hdWdodHlfZG9nX2xvZ28uanBn

Farmados como JAM Software em 1984, a Naughty Dog é um dos estúdios mais criativos não da PlayStation Studios, mas de todo o cenário de jogos eletrônicos atual, se colocando no topo da referência de títulos com alta qualidade em todos os formatos.

Por anos, a Naughty Dog foi a casa de talentos da Sony Interactive Entertainment, onde surgiu muitos prodígios e mentes novas que foram gnahando destaque, e com o passar dos anos, trilhando seus próprios caminhos, uma filosofia que a PlayStation adotou em sua estrutura.

São mais conhecidos como os autores das trilogias Crash Bandicoot e Jak & Daxter, e também pela sua premiada saga de sucesso no gênero de Ação-aventura cinematográfico, Uncharted. Mais recentemente, o estúdio criou uma outra Nova IP de aclamação mundial, The Last of Us.

Tendo um papel central dentro da PlayStation Studios, a Naughty Dog abriga um grupo chamado ICE Team, que lida com tecnologias de próxima geração e alta grama, além de serem responsáveis pelos setores técnicos em todos os pontos da empresa.

Em 2015, o motor gráfico da Naughty Dog, controlado sob a ICE Team, foi espalhado para os outros estúdios da Sony, sendo a fonte que deu vida a títulos como God of War e Ghost of Tsushima.

O mais recente trabalho da Naughty Dog foi The Last of Us: Part II, uma super-produção que ganhou o GOTY 2020, além de ser o atual jogo mais premiado da história, tanto por sua arte, narrativa, trilha sonora, gráficos, animações e atuação de personagens.

Pixelopus

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9jazR5a0pwL3BpeGVsb3B1cy1zdHVkaW8tbG9nby0wMS0yM29jdDIwLnBuZw==

Formalizada em 2014 sob a liderança de muitos veteranos da LucasArts, conhecidos pelos jogos de Star Wars, a Pixelopus é um estúdio com cerca de 30 desenvolvedores que vieram de programas de coleta de talentos da Sony.

A Pixelopus ainda é uma subsidiária que se encontra em estágios de crescimento lento, e tem como foco criar diferentes experiências para o catálogo de títulos exclusivos de PlayStation, com sua primeira obra, Entwined.

Mais recentemente, o estúdio lançou outro jogo de formato mais experimental e conceitual, Concrete Genie, sendo muito elogiado pelos temas que sua trama e estética abordam, bem como sua direção de arte conter vários traços originais e que trazem forte imersão.

PlayStation Productions

IMAGEaHR0cHM6Ly90aGVnYW1pbmdlZWsuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA1L1BsYXlzYXRpb24tcHJvZHVjdGlvbnMuanBn

Se desfocando das outras subsidiárias da Sony Interactive Entertainment, a PlayStation Producutions é uma divisão de cinema do PlayStation, que tem o papel de criar Filmes, Séries e Documentários baseados em IPs da Sony PlayStation.

Sua existência foi anunciada em 2018, e eles tem um papel muito igual e funcional ao que era a Xbox Entertainment Studios, subsidiária de cinema da Microsoft que foi extinta em 2014, onde lidava com as mesmas funções que a PlayStation Productions lida na Sony.

Entre suas criações, a PlayStation Productions está lidando com a série de The Last of Us na HBO, o filme de Uncharted que protagoniza Tom Holland, a série de Twisted Metal, além de outros 10 projetos de Filmes e Séries baseados em IPs da família PlayStation.

Não confundir com a Sony Pictures, essa é uma subsidiária da Sony Corporation, no cenário do cinema. A PlayStation Productions é como uma outra divisão de cinema, porém sendo exclusiva para franquias e obras de IPs da SIE.

Polyphony Digital

IMAGEaHR0cHM6Ly9kb3dubG9hZC5sb2dvLndpbmUvbG9nby9Qb2x5cGhvbnlfRGlnaXRhbC9Qb2x5cGhvbnlfRGlnaXRhbC1Mb2dvLndpbmUucG5n

Criadora da franquia de maior sucesso crítico, comercial e de aclamação total do PlayStation, a Polyphony Digital é a maior subsidiária do Japão na SIE, exintindo desde 1998 sob seu fundador, Kazunori Yamauchi.

São responsáveis pela série Gran Turismo, criando todo os títulos da franquia desde sua origem inicial para o PlayStation Original. Atualmente, estão desenvolvendo Gran Turismo 7 de PS5.

San Diego Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uem9vbWcuaXIvMjAyMC8xMC9zb255LXNhbi1kaWVnby1zdHVkaW8uanBn

SIE San Diego Studio, ou apenas San Diego Studio, é um estúdio original da Sony Interactive Entertainment estabelecido em 2001, que lida com as séries esportivas publicadas pela PlayStation.

A franquia que o estúdio trabalha quase que unicamente é MLB The Show, jogos esportivos de simulação de Baseball, muito aclamados por ser de alta qualidade, mesmo adotando o formato de série anual como FIFA, NBA2K e PES.

O próximo jogo da série MLB The Show 21, chegará em Abril de 2021, e será o primeiro título da franquia a ser lançado no PlayStation 5, mas não só isso, o primeiro jogo da PlayStation Studios e da série MLB The Show a pousar num dispositivo Xbox.

San Mateo Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby85WTVCZjZQLzdhZWU0Mjk3MTUwNzQ1LTVlYmU4ZmZmYmY4YzcucG5n

SIE San Mateo Studio, ou somente San Mateo Studio, é uma subsidiária de co-produção e desenvolvimento interno de produções externas e internas da PlayStation Studios, auxiliando em séries como Ratchet & Clank, Uncharted, God of War, Marvel's Spider-Man, Killzone, Resistance, inFAMOUS, e milhares de outros.

Ficam dentro da sede da Sony Interactive Entertainment em San Mateo, na Califórnia, formalizados há mais de 20 anos atrás. Por serem apenas de co-produção, a San Mateo Studio nunca fez um jogo sozinha, ou de propriedade solo, sempre sendo apenas Co-Criadores.

Santa Monica Studio

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cub2ZpY2luYWRhbmV0LmNvbS5ici9pbWFnZW5zL3Bvc3QvMzQ2Mzgvc2FudGEtbW9uaWNhLmpwZw==

Autores da saga God of War, a SIE Santa Monica Studio é o segundo maior estúdio Americano dentro da Sony Interactive Entertainment.

Eles foram formados em 1999, e seu nome se dá pela sua localização, que fica em Santa Monica, Califórnia, EUA. A história de criação da SIE Santa Monica Studio é bastante inspiradora, pois eles foram criados sob contra vontade da Sony, mas que após muitos pedidos do CEO da Sony Online Entertainment, eles concordaram.

Foram autores do motor gráfico Kinetica, que estreou no jogo de mesmo nome, mas que também esteve presente em SOCOM US Navy SEALs, Killzone e God of War.

Muitos consideram a Santa Monica Studio de "empresa de um jogo só", mas a verdade é que eles também tiveram um grande papel e de co-produção em milhares de IPs diferentes, como Journey, The Order: 1886, Everybody's Gone to the Rapture, Twisted Metal, Warhawk, The Unfinished Swam, Here They Lie, Sound Shapes e PlayStation All-Stars Battle-Royale.

Sua próxima grande produção foi anunciada no ano passado, sendo God of War: Ragnarok, agendado para o PlayStation 5.

SN Systems

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby81ckZzMm1uL2VyYS1maXJzdC1wYXJ0eS10aHJlYWQtc2VydmljZXMtZ3JvdXBzLTMtMC0xLnBuZw==

Vindo do Reino Unido e estabelecidos em 1990, a SN Systems é uma subsidiária exclusiva para a área de programação, ferramentas e criação de jogos e acessórios para a família PlayStation, sendo especializados com os PCs Windows, Atari ST, NES, Sega Saturn, Mega Drive, SNES, Nintendo 64, GameCube, Game Boy Advance e Nintendo DS.

É a única subsidiária do PlayStation dedicada a criação e especialização com outras plataformas além dos PlayStation's, e possuem riqueza de conhecimentos com o Microsoft Visual Studio, Havok, Unreal Engine, Unity e muito mais.

Entre seus últimos trabalhos, a SN Systems deu assistência para a Guerrilla Games no Horizon Zero Dawn PC, e está fazendo a mesma coisa com a Bend Studio para o Days Gone PC.

Sucker Punch Productions

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby93Nkszc3F3L1N1Y2tlci1QdW5jaC5wbmc=

Adquiridos pela Sony em 2012, após anos de sucesso em sua parceria na época do PS1, PS2 e PS3, a Sucker Punch Productions, muitas vezes abreviada apenas como SPP, é uma subsidiária da PlayStation Studios com foco em jogos de mundo-aberto.

São lembrados principalmente por sua série inFAMOUS, que contém mais de 3 Jogos e 2 Expansões Stand-Alone, e também por outra série que originou sua aclamação inicial, Sly Cooper, que veio a desaparecer na última década de forma inesperada, pois sempre foi um sucesso comercial e crítico.

O estúdio recentemente produziu Ghost of Tsushima, uma homenagem ao Japão, introduzindo um excelente combate e visuais deslumbrantes, capacitados por uma introdução de alta gama em sei motor gráfico de mundo-aberto, trazendo dinâmica e originalidade.

Atualmente, estão trabalhando na sequência de Ghost of Tsushima.

Team ASOBI (Japan Studio)

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cub2ZpY2luYWRhbmV0LmNvbS5ici9pbWFnZW5zL3Bvc3QvMzUzOTgvY2FwYS1zb255LXJldGlyYS1xdWFzZS10b2RhLWEtZXF1aXBlLWRlLWRlc2Vudm9sdmltZW50by1kby1qYXBhbi1zdHVkaW8uanBn

Team ASOBI representa a atual SIE Japan Studio, que foi drasticamente reduzida para existir apenas a Team ASOBI, com seu nome e logotipos originais sendo extintos por completo a partir de Abril de 2021.

Ficam localizados no Japão, num prédio externo que ficava dentro da SIE Japan Studio, e sua existência foi estabelecida em 2012. São os autores de AstroBot: Rescue Mission de PSVR, e de Astro's Playroom de PS5.

Visual Arts

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9Gc2hrWTBnL2VyYS1maXJzdC1wYXJ0eS10aHJlYWQtc2VydmljZXMtZ3JvdXBzLTMtMC5wbmc=

Visual Arts Services Group (VASG), comumente chamado apenas de Visual Arts, é uma subsidiária da PlayStation Studios especializada em dar assistência em Arte, Música, Motion-Capture, Enredo, Direção e Gerência para toda a rede da SIE em seus estúdios, sendo uma parte central para firmar a qualidade de todo o catálogo de IPs da PlayStation Studios.

Em 2017, foi aberto uma nova subsidiária da Visual Arts com foco específico na criação de jogos First-Party's, onde fica localizada em San Diego, EUA.

São liderados por diversos talentos de estúdios como Rockstar San Diego, Infinity Ward, Turn 10 Studios e Naughty Dog, e seu papel atual é criar um Third-Person Shooter (TPS) de Ação-Aventura que será sequência de uma aclamada franquia da Sony PlayStation. Rumores apontam que esse título se trata de Uncharted 5.

XDev

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9tSnJzbXNHL1NJRS1YRGV2ZWxvcG1lbnQucG5n

SIE XDev, abreviação para External Development, é uma espécie de divisão de co-produção para jogos Second-Party que vem da Europa para o PlayStation, servindo como braço de publicação, controle de qualidade, e muito mais.

São responsáveis por inúmeras parcerias na Europa com o PlayStation, originando laços com a Supermassive Games, Quantic Dream, Sumo Digital, Lucid Games, Arrowhead Game Studios, Housemarque, em IPs como Until Dawn, LittleBigPlanet 3, Heavy Rain, Resogun, Sackboy: A Big Adventure, Beyond: Two Souls, Helldivers, Detroit: Become Human, Erica, Returnal, e vários outros.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.