Remedy Entertainment diz porque considera Control um sucesso comercial mesmo vendendo apenas 2 milhões de cópias

Remedy Entertainment diz porque considera Control um sucesso comercial mesmo vendendo apenas 2 milhões de cópias

Fala sobre os prêmios do jogo, e sua chegada no Xbox Game Pass e PS Plus
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Os últimos meses tem sido muito fortes e saudáveis para os finlandeses da Remedy Entertainment, conhecida principalmente por sua forte parceria com a Microsoft e Rockstar, que gerou inúmeros frutos de sucesso, como Max Payne, Alan Wake e Quantum Break.

Sua produção mais recente, Control, no entanto, não possuiu envolvimento nem da dona do Xbox e nem dos pais de GTA, sendo o primeiro título "independente" (ainda sim, publicado pela 505 Games) da empresa, que garantiu um grande recorde em sua receita vitalícia recentemente.

Por números, sabemos que Control atingiu 2 milhões de unidades vendidas, o que pra muitas empresas, isso seria um valor "Ok" ou algumas até considerariam decepcionante, mas para a Remedy, isso foi um sucesso.

Em entrevista com a Games Industry, Tero Virtala, CEO da Remedy, falou sobre o assunto, após ser questionado. Alan Wake vendeu 5 milhões de cópias, Max Payne ultrapassou as 4 milhões; Control seria um sucesdo?

"Quando um jogo Remedy é lançado, ele precisa se destacar de alguma forma", explica o CEO Tero Virtala.

“Para o gênero ou categoria em que entramos, ele precisa ter todos os elementos que o tornam um jogo memorável ou que define a categoria. Isso significa com nossas capacidades e oportunidades de mercado, todos os nossos jogos podem e devem ser jogos de sucesso."

"Estamos muito felizes com o sucesso de Control”, diz ele.

"Ele ganhou os prêmios de GOTY, vendeu mais de 2 milhões de unidades e continua vendendo. Quando falamos sobre jogos de grande sucesso, estamos falando em um nível de indústria, é isso que pretendemos."

Quando pressionado ainda mais, Virtala reluta em definir o que constitui "importante", em vez de apontar como o mercado mudou.

Agora, há mais maneiras de atingir um público do que apenas vender cópias individuais de seu jogo, graças a serviços como o Xbox Game Pass, ao qual o Control foi adicionado recentemente, ou promoções de brindes como os jogos mensais da PlayStation Plus, com um dos jogos de fevereiro escolhas sendo controle.

Caso em questão, Virtala nos diz que parte da equipe de desenvolvimento de Control ainda está trabalhando no jogo, dois anos após o lançamento, a fim de trazê-lo para "novos serviços e plataformas selecionadas", embora ele não forneça detalhes no momento.

"Três anos atrás, ninguém falava sobre esses serviços de assinatura ou streaming no estilo Netflix para jogos", diz ele.

"Eles eram um conceito, mas não uma realidade para o futuro de curto prazo. O que estamos vendo à distância agora é uma variedade de grandes jogadores tentando estabelecer uma posição nos serviços de assinatura espaço."

"Também há muitos jogadores testando e tentar introduzir plataformas de streaming, que definitivamente será uma área importante à medida que avançamos no futuro."

Ele continua:

"Muitos desses serviços estão construindo suas posições futuras, então eles não estão necessariamente vendo os jogos individuais como uma oportunidade de venda por jogo, mas sim como uma mecânica de aquisição de usuários para seus serviços, ajudando-os a construir seus serviços. Isso está abrindo um certo tipo de oportunidade de licenciamento para jogos de alta qualidade."

O último ponto é, sem dúvida, uma referência ao Xbox Game Pass, um catálogo que o Xbox tem se expandido agressivamente para atrair mais jogadores com o valor absoluto dos títulos em oferta.

Enquanto isso, Virtala também aponta para serviços onde oferecer temporariamente o jogo de graça, como a Remedy fez via PlayStation Plus, aumenta o conhecimento da marca e atrai um número significativo de novos jogadores. Isso, por sua vez, "indiretamente dá mais vitalidade e apóia as vendas de longo prazo".

Ele diz:

"No passado, diríamos que a meta é atingir uma quantidade X de unidades em termos de vendas. Agora o mundo mudou com o mercado digitalizado e jogos mais duradouros que oferecem oportunidades de pós-lançamento também. Então eu não quero dizer números específicos."

"O que posso dizer é se garantirmos que a qualidade estará lá, que haverá exclusividade ... a probabilidade de não apenas criar jogos de sucesso, mas de grandes sucessos aumenta o tempo todo."

"Para nós, grande sucesso significa para alguns de nossos jogos, gostaríamos de alcançar as tabelas de vendas globais mais vendidas e o jogo permaneceria lá por muito tempo."

YTdfV29jaXZ3Yzg=

Control já está disponível no Xbox Series X|S, Xbox One, PS5, PS4 e PC. Também incluso no Xbox Game Pass.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.