Jogadores recuperam arquivo sobre o processo da InXile Entertainment encima da ZeniMax e Bethesda
Na última década, a Bethesda Softworks e a ZeniMax Media eram conhecidos como "caçadores/exterminadores" de talentos, um péssimo apelido que também foi herdado para a Electronic Arts, muito porque a empresa sempre teve instintos um tanto perversos com empresas terceiras.
Sendo reconhecidamente lembrados por suas brigas judiciais e processos com a Obsidian Entertainment, Mojang Studios, Splash Damage, Human Head Studios e 2K Games, a empresa de Fallout e The Elder Scrolls também possui uma outra rivalidade mais obscura.
Esta é uma disputa (que ironicamente agora essa empresa se tornou irmão da Bethesda), com a InXile Entertainment, o estúdio de Brian Fargo, o pai e criador de Fallout, Wasteland, The Bard's Tale, e outras várias jóias do RPG.
Tanto Brian Fargo e sua InXile quanto a Bethesda e ZeniMax atualmente são irmãos, assim como a Obsidian e Mojang, as outras rivalidades da empresa, pois todas foram compradas pela Microsoft, e agora se tornaram parte da mesma família.
Relembrando esses arquivos, Timur222, conhecido vasculhador de informações, descobriu mais sobre esse histórico processo, que envolveu o jogo Hunted: The Demon's Forge, produzido pela InXile e publicado pela Bethesda para Xbox 360, PS3 e PC.
Assim como o conhecido processo envolvendo Fallout: New Vegas e a Obsidian, Fargo relata que a Bethesda cortou os custos de desenvolvimento e alterou as projeções e objetivos principais do título de última hora, numa tentativa de sabotagem (algo que a Electronic Arts fez com a Respawn em 2016 no Titanfall 2).
IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0VrSk1LZFBYa0FBay1mWT9mb3JtYXQ9anBnJm5hbWU9bGFyZ2U=
IMAGEaHR0cHM6Ly9ydWJiZXJjaGlja2VuZ2FtZXMuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzAyL2h1bnRlZC10aGUtZGVtb25zLWZvcmdlMS5qcGc=
Segundo Brian Fargo, na época:
"Mas eles fizeram um monte de mudanças. Não foi possível. Eles enviaram um cara ao nosso escritório enquanto eu estava fora da cidade promovendo o jogo."
"O cara entra no escritório e diz ao meu pessoal: 'Ei, precisamos mudar a data. Se você não fizer isso, fecharemos esta empresa.' Ele entrou e ameaçou demitir todos os meus funcionários enquanto eu estava fora."
Brian Fargo revelou sua indignação a Bethesda Softworks/ZeniMax:
Mas o dano foi feito. Fargo ficou lidando com uma equipe de desenvolvimento de jogos nervosa:
"Mas pensando bem, se eu fosse eles naquele momento, faria o mesmo. O que acontece quando eles me deixam no meio de um projeto no final? O produto escorrega mais. Quem vai ser culpado? Eu. Foi um comportamento ultrajante... Como chegamos aqui?"
Esse foi período muito nebuloso, que resultou num processo contra a ZeniMax Media por US$ 120 milhões, na qual ela perdeu, e na época, sofreu de uma pequena reformulação, que no fim, ajudou a InXile Entertainment se manter de pé até hoje, apesar dos ânimos entre as 2 partes ainda ter continuado péssimo.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.