Epic Games toma medidas legais contra a Google na Austrália

Epic Games toma medidas legais contra a Google na Austrália

A empresa de Tim Sweeney reclama que a Google está violando a lei do consumidor australiana
#Games Publicado por Billy Butcher, em

A Epic Games entrou com mais uma reclamação legal contra o Google, desta vez na Austrália.

O desenvolvedor Fortnite entrou com um processo no Tribunal Federal da Austrália, acusando o Google de violar a Lei do Consumidor Australiana e a Lei de Concorrência e Consumidor com seu "quase monopólio" na distribuição e pagamentos de aplicativos.

O pedido é a mais recente expansão do processo em andamento da Epic contra o Google e a Apple, depois que os dois gigantes do celular bloquearam o Fortnite de suas lojas de aplicativos.

Essa decisão foi motivada pela Epic introduzindo uma opção de pagamento direto, contornando a comissão de 30% que cada empresa recebe para transações no jogo, conforme estipulado em seus contratos de desenvolvedor.

A Epic já entrou com um processo contra a Apple na Austrália em novembro, e agora entra com um processo contra o Google, Google Asia Pacific e Google Australia para continuar essa luta.

Em sua reclamação, a Epic faz várias acusações contra o Google e suas duas subsidiárias, incluindo uso indevido de poder de mercado, negociação exclusiva e conduta injusta.

Uma declaração anexa reiterou que, como em seus outros casos, a Epic não está buscando indenização do Google ou da Apple. Em vez disso, está "simplesmente buscando acesso justo e concorrência que beneficiará consumidores e desenvolvedores".

A empresa do Fortnite tem se concentrado nas ações judiciais contra a Apple, por ser a mais restritiva das duas plataformas.

Os usuários só podem baixar aplicativos por meio da iOS App Store e os pagamentos também são feitos por meio dessa plataforma, portanto, não há maneiras alternativas para os proprietários de iPhone jogarem e gastarem no Fortnite.

Enquanto isso, o Google permite que os usuários do Android carreguem aplicativos paralelamente, embora a Epic argumente que isso seja "extremamente difícil... forçar a grande maioria dos usuários a obter aplicativos por meio da Google Play Store".

Aplicativos baixados por meio da Google Play Store devem pagar a comissão de 30% em todas as compras no jogo.

A Epic está atualmente lutando contra este caso em várias frentes, principalmente nos Estados Unidos, o mercado doméstico para todas as três partes envolvidas, mas também no Reino Unido e na União Europeia.

O Tribunal de Apelação da Concorrência do Reino Unido deu permissão para o processo contra o Google prosseguir, embora tenha decidido que as ações antitruste contra a Apple deveriam ser tratadas nos Estados Unidos. Esse caso vai a julgamento em maio .

A Epic também foi co-fundadora da Coalition For App Fairness nos Estados Unidos e está pressionando por uma legislatura local que impeça a Apple e o Google de impor tais restrições.

Um projeto de lei proposto em Dakota do Norte não foi aprovado, mas um projeto semelhante no Arizona foi aprovado nas duas primeiras votações.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.