Confira os 9 melhores jogos sobre viagem no tempo

Confira os 9 melhores jogos sobre viagem no tempo

Prepare-se para uma viagem pelo tempo.
#Artigos Publicado por Vinicius, em

Viagem no tempo é algo que até hoje desperta curiosidade no ser humano. Será que um dia conseguiremos quebrar a barreira do tempo? Na vida real por enquanto não, mas nos jogos já é possível. Aproveitando esse tema, trouxemos aqui alguns dos melhores jogos sobre o assunto que com certeza irão agradar os fãs do gênero.

Antes de começarmos, algumas regras. Para o jogo poder ser classificado para essa lista ele tem que cumprir certos requisitos. Em primeiro lugar, a viagem no tempo não pode ser simplesmente uma mera mecânica do gameplay, mas sim algo importante para a história. Segundo, a viagem no tempo precisa ter uma certa relevância dentro da história, o personagem simplesmente ser jogado uma vez para o passado ou futuro não é o bastante.

Muito bem, chega de falar e vamos logo para o que interessa. Confira os 9 melhores jogos de viagem no tempo em nossa opinião:

Chrono Trigger

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9qZkRDNEYxLnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 1995
  2. Plataformas: Super Nintendo, PlayStation, Nintendo DS, iOS, Android, PC
  3. Trailer

Provavelmente o título mais clássico presente nessa lista, Chrono Trigger é considerado por muitos não só como um dos melhores jogos sobre viagem no tempo de todos os tempos, mas também como um dos melhores RPGs já criados.

Em Chrono Trigger, o protagonista Crono viaja pelo tempo, tanto para o passado quanto para o futuro, usando portais, tentando descobrir uma forma de derrotar o vilão que ameaça destruir o mundo inteiro, o temível Lavos.

Nessa aventura você visitará os mesmos locais, mas em diferentes épocas, desde a idade pré-histórica até o próprio fim do mundo. A forma como você acompanha a história dos personagens e locais através do fluxo do tempo é um dos grandes pontos altos desse jogo.

Life is Strange

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9PbExpT0hRLnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 2015
  2. Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, iOS, Android, PC
  3. Trailer

Entrando na onda dos jogos de aventura revividos pela Telltale Games, a Square Enix nos trouxe o incrível Life is Strange, uma história sobre Max e Chloe, duas jovens que enfrentam as dificuldades da adolescência.

Ao passar por um evento traumático, Max descobre que possui poderes de controlar o tempo. Aqui a viagem no tempo é mais do que um mero artifício da história, mas sim um grande elemento do gameplay. Suas escolhas influenciam a história e você pode voltar quantas vezes quiser até achar a escolha que mais te agrade.

Life is Strange é um jogo que tenta mexer com as emoções do jogador, mostrando que mesmo que Max tenha controle sobre o tempo, suas ações ainda possuem consequências que afetam as pessoas ao seu redor.

Prince of Persia: The Sands of Time

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9CNldVR2tKLnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 2003
  2. Plataformas: PlayStation 2, Xbox, GameCube, PC
  3. Trailer

Trazendo uma renovação para a série, The Sands of Time deu início a uma nova trilogia de Prince of Persia. Aqui a viagem no tempo também é mais do que um simples elemento da narrativa, mas também uma grande parte do gameplay.

O protagonista possui diversos poderes sobre o tempo, desde desacelerar o tempo até voltar alguns segundos no passado. Em seu lançamento, o título foi recebido com diversos elogios tanto da crítica quanto dos jogadores.

Atualmente um remake está em produção, trazendo gráficos atuais para o jogo. No entanto, o remake acabou não sendo bem recebido pelo público, resultando em um adiamento indefinido do jogo.

Shadow of Memories

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9oU1lCeUg3LnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 2001
  2. Plataformas: PlayStation 2, Xbox, PC, PSP
  3. Trailer

Uma verdadeira joia rara da indústria dos jogos, Shadow of Memories, ou Shadow of Destiny como é conhecido na América, acabou passando despercebido por muitos jogadores em sua época de lançamento.

Em Shadow of Memories, quando o protagonista Eike Kusch é assassinado, ele é trazido de volta à vida por um gênio, o qual dá a ele a chance de voltar ao passado para descobrir quem o matou e tentar impedir que isso aconteça.

Shadow of Memories conta com uma das melhores histórias de viagem no tempo nos jogos. Você passa por várias épocas diferentes, fazendo diversas descobertas gigantes a respeito não só de seu assassino, mas sobre seu próprio personagem. O jogo consegue interligar todos os elementos da história de uma forma surpreendente.

Radiant Historia

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS84VGZ3ajA2LnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 2011
  2. Plataformas: DS, 3DS
  3. Trailer

Se tratando de viagem do tempo, Radiant Historia é um dos jogos mais interessantes sobre o assunto, especialmente pela forma em que o título aborda o uso dela em seu gameplay, trazendo uma mecânica bem diferenciada.

O reino de Alistel está em guerra com Granorg, e quando os cidadãos de Alistel começam a se transformar em areia, o reino inimigo é considerado o culpado. Stocke é um jovem que acaba ganhando os poderes de viajar através do tempo e espaço, e agora cabe a ele encontrar o culpado por essa tragédia.

Radiant Historia permite que você viaje entre o passado e futuro, além de alternar entre duas linhas do tempo diferente. Muitas vezes quando você se encontra preso, uma viagem pelo tempo pode te ajudar a progredir.

The Legend of Zeda: Ocarina of Time

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9vNXZQZHBPLnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 1998 (Original) e 2011 (Remake)
  2. Plataformas: Nintendo 64, GameCube, 3DS
  3. Trailer

Um dos jogos mais importante da história, Ocarina of Time foi um marco na série. Embora a franquia The Legend of Zelda conte com vários jogos com viagem no tempo, o conceito é muito mais importante em Ocarina of Time.

Para derrotar Ganondorf, Link precisa da Master Sword, no entanto, o herói ainda é muito novo para usá-la. Passando sete anos dormindo, o herói desperta novamente como um adulto. A partir daí, Link pode viajar livremente entre ambas as eras, com certos itens e tarefas exclusivas de cada versão do personagem.

Embora a viagem no tempo aqui não seja um foco tão grande na narrativa quanto os outros títulos da lista, ainda assim foi de extrema importância para toda a franquia Zelda. As aventuras de Link pelo tempo acabaram criando diversas linhas do tempo, que são usadas até hoje pela Nintendo.

Day of the Tentacle

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS91UnZxUVBCLnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 1993
  2. Plataformas: PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One, PC
  3. Trailer

Um nome bem conhecido pelos fãs dos jogos da Lucasarts, Day of the Tentacle é uma hilária história de viagem no tempo com os personagens mais variados e situações totalmente imprevisíveis.

Quando o Tentáculo Roxo ganha uma inteligência elevada, o Dr. Fred envia Bernard e seus dois amigos para o passado para impedir que isso aconteça. No entanto, devido a um problema na máquina, o trio acaba sendo enviado para o futuro onde a humanidade foi dominada pelo Tentáculo Roxo.

Day of the Tentacle é um dos melhores títulos de aventura. Ele te leva a uma viagem em diversas épocas, se encontrando até mesmo pessoas históricas reais. Os quebra-cabeças do jogo fazem o jogador sempre levar a viagem no tempo em consideração, já que algo realizado no passado pode ter grande impacto no futuro.

Quantum Break

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8zYmlNR0FKLnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 2016
  2. Plataformas: Xbox One, PC
  3. Trailer

Após trabalhar em Max Payne e Alan Wake, a Remedy se aventurou em uma história de viagem no tempo com Quantum Break, trazendo diversos atores grandes e até mesmo incluindo uma série dentro do jogo.

Em Quantum Break, quando uma máquina do tempo é criada por um jovem cientista, uma empresa tenta roubar a ideia dele. No entanto, o mal funcionamento da máquina acaba causando uma ruptura no tempo e dando poderes ao protagonista.

Embora existam alguns poderes relacionados ao tempo para serem usados pelo jogador, como parar o tempo ou acelerar, a viagem no tempo é mais retratada na parte da história. Quando o jogo começa a se aprofundar no assunto, as coisas ficam realmente interessantes.

Singularity

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9LYjFIYjZHLnBuZw==

  1. Data de Lançamento: 2010
  2. Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC
  3. Trailer

Antes de começar a ajudar no desenvolvimento dos títulos da franquia Call of Duty, a Raven Software lançou Singularity, um FPS sobre viagem no tempo que acabou passando despercebido por uma grande parte dos jogadores.

Durante a Guerra Fria, é descoberto que a União Soviética está escondendo um enorme segredo: a construção de uma poderosa máquina que é capaz de manipular o próprio tempo.

Em Singularity, o jogador pula entre o presente e 1950, sendo um FPS old school, cheio de puzzles para serem resolvidos. O jogo traz um gameplay divertido e sabe brincar bem com os elementos de viagem no tempo.

E aí, o que achou da lista? Acha que deixamos algum de fora? Deixe sua opinião nos comentários.

Vinicius
Vinicius #VSDias55

Me segue lá no Twitter:

Twitter ViniSD

Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.