A imersão no mundo dos jogos

A imersão no mundo dos jogos

Venha discutir suas experiências imersivas no mundo dos games
#Artigos Publicado por Regin, em

Quem ai nunca se sentiu parte de um universo enquanto jogava? Seja pelos gráficos, ambientação, narrativa ou até mesmo a musica, todos nós já sentimos aquele gostinho que é estar dentro de um jogo só pela qualidade técnica que ele apresentava. Nesse artigo irei compartilhas as mais diversificadas experiências imersivas que obtive durante todos esses anos de gameplay.

Primeiramente oque é imersão para você? Segundo o dicionário, o ato de imersão é a consequência de mergulharmos alguma coisa para que ela fique submersa. "Submergir", é exatamente isso que acontece no momento que estamos imersos naquele mundo, e não estou falando necessariamente de realidade virtual, e sim de experiências tão boas que chegamos até esquecer do mundo real.

Narrativa

As vezes uma história é tão boa que criamos elos emocionais com os personagens daquela obra, nos colocando no lugar deles e sentido oque eles sentem, como o medo de perder alguém próximo ou aquele sentimento de alivio sabendo que você protegeu quem ama. Jogando The Last of Us pude sentir tudo isso, estava na pele do Joel no momento em que ele perdeu sua filha e anos depois ele construiu um novo relacionamento de pai para filha quando conheceu a Ellie, dessa maneira até o final da história pude sentir tudo oque o Joel passou, principalmente no ultimo local do jogo, a tensão que senti naquele hospital para salvar a Ellie foi muito grande, o medo dela ser morta serviu de combustível para o jogador enfrentar inimigos fortemente armados e protegidos com armaduras, oque por si só é incrível, já que o medo de perder uma "filha" era maior que lutar contra todos esses inimigos.

djdJZGVmWHBQLW8=

Ambientação

A ambientação sem duvidas é um fator importantíssimo para que possamos ter o sentimento de estar presente naquele mundo. De todas as ambientações que passei no mundo dos jogos sem duvidas os metrôs de Metro 2033 e a Moscow devastada pela guerra foram incrivelmente bem feitas. Andando por um metrô silencioso e escuro, um pingo de agua já é o suficiente para te deixar alerta, ou na superfície que é muito mais barulhenta devido as constantes tempestades, o rugido de uma fera vai ser o suficiente para fazer você querer voltar a escuridão dos metrôs.

YnpuN0tnUHhqYW8=

Músicas que entram na sua mente

Sim pode parecer estranho para alguns, mas posso te garantir que já tive uma imersão absurda com as trilhas sonoras presente nos jogos. Uma das mais marcantes sem sombra de duvidas para mim foi em Persona 5. É incrível como esse jogo consegue encaixar suas músicas em várias situações diferentes a beira da perfeição. Iniciando um combate Last Surprise começa a tocar, se estamos em um momento de calmaria fora do palace Beneath the Mask é a música perfeita para representar isso, se estamos fazendo uma ultima visita a um palace Life Will Change é a musica da vez, transmitindo assim uma sensação de poder após enviar um calling card. E cada palace também possui uma trilha sonora única, como por exemplo a musica Ark que reflete de forma excepcional o cenário a sua volta.

WEQtT0ZQLTBINWc=

Construção de mundo

Esse fator sem duvidas foi uma das varias coisas responsáveis por eu gostar tanto de Fallout New Vegas, a construção desse mundo é fenomenal, a forma como você explora e como o jogo continua te incentivando a se aventurar no mapa cada vez mais é incrível. Além da liberdade dada ao jogador de ir e vir, a maneira como você consegue obter os itens no jogo é simplesmente genial, feita de uma maneira simples mas que ao mesmo tempo funciona muito bem. No caso das várias Star Bottle Caps escondidas pelo mapa, elas podem estar perdidas por ai em cima de alguma mesa velha de computador ao lado de um montante de sucata, as armas e armaduras estão nos corpos de pessoas que sucumbiram a wasteland de Mojave, tudo está ali, vivendo em sinergia com o cenário do jogo, camuflada com o mundo de Fallout, proporcionando assim uma incrível imersão ao jogador.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9QZlVmNndzLnBuZw==

Quero deixar claro que essa sensação de imersão não aconteceu somente com esses jogos, tive várias outras experiências que me deixaram submerso em seu mundo, mas só queria apresentar esses para mostrar a ideia principal do artigo, que era gerar uma discussão entre os usuários da GV para que relembrem quais foram suas experiências mais imersivas no mundo dos games.

Regin
Regin #ReginDeRivia

Conan, what is best in life?

To crush your enemies, see them driven before you, and to hear the lamentation of their women.

Moderador do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,