Square Enix Montréal não acredita que serviços de streaming como xCloud e Stadia irão atrapalhar ou superar o mercado de jogos mobile próprios

Square Enix Montréal não acredita que serviços de streaming como xCloud e Stadia irão atrapalhar ou superar o mercado de jogos mobile próprios

Em entrevista, a subsidiária da Square Enix Europe falou sobre o impacto dos jogos de Consoles e PCs em Smartphones
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Um assunto em grande debate e até mesmo crescimento é a respeito do Cloud Game Streaming, serviços de jogos eletrônicos na qual permitem você jogar seu famoso e adorado título de PC ou Console em telas diferentes, visando especialmente os Smartphones e Tablet's com Android e iOS.

Vimos a entrada da Google no segmento com o Stadia, além de termos outros serviços surgindo como o Xbox xCloud, Amazon Luna, além do possível crescimento para essa área com o PS Now da PlayStation, e o GeForce Now da Nvidia.

Falando sobre esse assunto, foi a Square Enix Montréal, uma subsidiária da Square Enix Europe aberta em 2011, e que é conhecida principalmente por seus títulos GO, como Hitman GO, Lara Croft GO, Deus Ex GO, e o Hitman: Sniper.

Sendo um estúdio voltando totalmente pro setor mobile, em uma recente entrevista com a Pocket Industry, a subsidiária da SE Europe deu sua opinião sobre o Streaming, e se acha que a entrada de muitos títulos AAA de PCs e Consoles irão causar um impacto significativo na indústria mobile própria, onde os jogos são criados propriamente para Smartphones/Tablet's.

"Não acho que os jogos de Consoles e PCs chegando ao espaço mobile farão um grande impacto nos jogos projetados especificamente para dispositivos móveis."

"Quando um jogo de Console e PC é criado, eles são feitos com controles específicos em mente, eles nem sempre se traduzem bem no espaço mobile, enquanto um título criado especificamente para dispositivos móveis terá os controles otimizados para essas plataformas", disse Andrew Warner, chefe de design da SE Montréal.

"Eu pessoalmente acho que não. Os jogos para celular são fundamentalmente diferentes dos AAA em vários pontos. Sem entrar em muitos detalhes, as expectativas no PC ou Console são geralmente feitas sob medida para públicos específicos que desejam gráficos de alta qualidade, mecânicas de jogo complexas, melhor domínio de sua mecânica ou coisas que simplesmente não podem ser feitas em plataformas móveis."

"É verdade que plataformas de streaming como o xCloud e Stadia podem ser uma grande virada de jogo. Essencialmente, eles permitem que os jogos AAA sejam jogados diretamente em telefones celulares, sem a necessidade de um computador poderoso por trás ou portando o jogo para uma plataforma específica. Tudo isso parece bom no papel, mas ainda existem alguns desafios ao longo do caminho antes de se tornar um sucesso."

"Duas coisas técnicas vêm no topo da minha cabeça. Latência e interface do usuário. Latência é algo que está sendo trabalhado, mas ainda há limitações para o que pode ser alcançado no momento da escrita. Ao pressionar um botão no console, a entrada é processada rapidamente, já que tudo é local."

"Mas ao fazer o streaming de um jogo de um serviço de streaming (como o Stadia e xCloud), este computador/servidor precisa enviar a imagem para que você possa jogar o jogo e, em seguida, aguarde sua entrada para enviá-la de volta aos servidores para análise e processá-la e enviar os resultados."

"Essa latência pode fazer ou quebrar um jogo. Pergunte a jogos como Mortal Kombat, em que soluções determinísticas foram usadas para combater esses efeitos colaterais", disse Alexandre Richer, diretor de desenvolvimento da SE Montréal.

E você, concorda com a opinião dos desenvolvedores da Square Enix Montréal, ou acha que os jogos de PCs e Consoles graças ao Cloud Streaming irão ser mais soberanos perante os atuais jogos feitos e pensados propriamente para essas plataformas? Deixa sua opinião no campo de comentários abaixo.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,