Metal Gear Solid completa 22 anos de existência

Metal Gear Solid completa 22 anos de existência

Kept You Waiting Huh?
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Lançado há exatos 22 anos na Europa, o glorioso e um dos jogos mais marcantes da indústria chegou, Metal Gear Solid. Produzido pela Konami CEJ (que em 2005 se tornou a Kojima Productions) e publicado pela Konami Digital Entertainment, o título foi um marco histórico para o PlayStation original.

Dirigido pelo grande diretor Hideo Kojima, o título impulsionou a indústria de videogames em muitos sentidos. Em cinemáticas avançadas, combate em furtividade, inteligência artificial, narrativa, em gráficos, e foi um dos pioneiros em jogos Stealth Action Games, onde o título foi rotulado como um verdadeiro 'Tactical Espionage Action.'

A revolução criada por Metal Gear Solid continuou com suas subsequentes sequências lançadas na indústria, e por anos foi um dos carros-chefes da Sony PlayStation por ser um produto exclusivo por cerca de 6 anos.

Em 2004, ganhou um remake chamado MGS: The Twin Snakes para o Nintendo GameCube, na qual foi elogiado por toda sua evolução técnica em gráficos, e por tirar muita vantagem do novo hardware da Big N, mas foi fortemente criticado por suas graves mudanças quanto ao enredo e estética do jogo, principalmente em várias cenas que envolvem o protagonista, Solid Snake.

No ano de 2011, ele foi relançado para o Xbox 360 e PS3, como parte da Metal Gear Solid: HD Collection, e pôde desfrutar de novos jogadores em 2015, quando foi incluso na retrocompatibilidade do Xbox One, onde hoje também está no Xbox Series X/S, plataforma que MGS HD Collection também está presente.

Há alguns meses e anos se fala de um possível novo Remake para o título, onde seria licenciado a IP pela Konami para Sony, e quem produziria seria a Bluepoint Games com assistência da SIE Japan Studio, os mesmos autores de Shadow of the Colossus Remake (2018) e Demon's Souls Remake (2020).

Quem sabe a franquia volte, e restaure novamente a grande força que os jogos de stealth são para a indústria, um mercado que anda meio fraco de grandes lançamentos há alguns longos anos, especialmente por conta do hiato de Splinter Cell, franquia da Microsoft & Ubisoft nascida em 2002 como exclusivo do Xbox Original.

E você, gostaria de ver Metal Gear Solid de volta no PS5?

E quais foram seus melhores momentos com esse clássico do PlayStation? Relembre seus momentos nostálgicos deixando sua própria opinião na sessão de comentários logo abaixo.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.