Estaria o Xbox lentamente sendo abandonado pela maioria dos desenvolvedores e editores japoneses?

Estaria o Xbox lentamente sendo abandonado pela maioria dos desenvolvedores e editores japoneses?

Uma tendência alarmante para os proprietários de Xbox fãs de jogos japoneses está começando a se manifestar.
#Notícias Publicado por Alvarenga, em

Embora o Xbox nunca tenha sido particularmente forte com os jogos japoneses - não estou nem comparando-os ao PlayStation ou Nintendo aqui quando digo que, mesmo vendo-os isoladamente, acho que essa afirmação é verdadeira - uma tendência interessante se manifestou ultimamente. As poucas vitórias que o Xbox conseguiu com os jogos e editores japoneses parecem estar se dissipando, e parece que a comunidade de desenvolvedores japonesa agora se reuniu em torno de três pilares principais para o desenvolvimento e lançamento de jogos - nenhum desses três sendo o Xbox.

Diante disso, essa afirmação pode parecer estranha. Afinal, ainda vemos grandes títulos japoneses como Resident Evil Village, Elden Ring, Samurai Warriors 5 e Tales of Arise anunciados para plataformas Xbox. E isso foi além da cauda de uma geração que viu grandes títulos como Monster Hunter World, Dragon Quest XI, Devil May Cry 5, Resident Evil 2, Ace Attorney Trilogy, Valkyria Chronicles 4, Nier Automata, Kingdom Hearts 3, Final Fantasy XV e Ace Combat 7 chegaram às plataformas Xbox (com a estreia no Xbox de uma IP essencialmente japonês, como Monster Hunter e Dragon Quest, que haviam evitado cuidadosamente as plataformas Xbox até agora, sendo especialmente digno de nota). Esta é a geração em que vimos catálogos de franquias anteriormente associadas ao PlayStation, como Kingdom Hearts, Final Fantasy e Yakuza , todos chegando ao Xbox. Considerando tudo isso, por que alguém escolheria comentar sobre um possível declínio do Xbox com a comunidade japonesa de desenvolvimento e publicação agora ?

A resposta é que a tendência mais ampla que está começando a se manifestar em torno do Xbox e dos jogos japoneses está nos mostrando que, mais do que até mesmo as escolhas relativamente escassas dos fãs de títulos japoneses nos consoles Xbox, a presença de muitos títulos japoneses no Xbox parece estar chegando ao fim - além dos esforços da Microsoft para incentivar terceiros a colocar seus jogos no Xbox e no Game Pass.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wOS9maW5hbC1mYW50YXN5LTE2LWltYWdlLTc2OHg0MzIuanBn

Na verdade, isso é evidente se alguém tratar de uma conversa editor por editor. Vamos começar olhando para a Capcom, que está na verdade entre os apoiadores mais prolíficos das plataformas Xbox (e que recebe crédito por estar entre as primeiras grandes editoras japonesas a pivotar o Xbox 360 no início da Era HD). A Capcom não só lançou quase todos os seus jogos desta última geração nas plataformas Xbox - então Resident Evil 7, Resident Evil 2, Resident Evil 3, Devil May Cry 5 (que tinha até marketing para Xbox), Mega Man 11, Ace Attorney Trilogy , Marvel vs Capcom Infinite e Monster Hunter World - eles até tinham alguns exclusivos Xbox importantes para começar. Dead Rising 4 foi um exclusivo temporário Xbox, enquanto Dead Rising 3 ainda permanece exclusivo para consoles Xbox e PCs até hoje.

E, no entanto, algo mudou claramente. Não me interpretem mal, o Xbox ainda está obtendo claramente todos os grandes títulos multiplataforma da Capcom - sabemos, por exemplo, que Resident Evil Village está chegando ao Xbox One e Xbox Series S e X. No entanto, considere que a Capcom agora está focada diretamente no Switch em vez do Xbox, com a Nintendo conseguindo vários exclusivos Capcom entre Monster Hunter Rise, Monster Hunter Stories 2, o próximo Resident Evil Outrage (que é pelo menos um switch exclusivo temporário, com base nos recentes vazamentos da Capcom de alto perfil) , bem como títulos menores, como Ghosts and Goblins Resurrection. Com base nesses mesmos vazamentos, títulos como The Great Ace Attorney HD também vão pular o Xbox e ir para o PlayStation, Nintendo e PC apenas (com os mesmos vazamentos sugerindo vendas desanimadoras de The Ace Attorney Trilogy no Xbox One como sendo o responsável pela decisão). Portanto, mesmo com jogos multiplataforma, pelo menos os menores, parece que o Xbox não tem suporte total garantido para Capcom (embora aqui para ser justo, parece que isso pode ser dito de todos os três consoles - PlayStation, Xbox, Nintendo, todos parecem faltar em algum jogo da Capcom ou outro, parece).

Depois, há a Square Enix. Não muito tempo atrás, a Square Enix costumava ser conhecida por ir all-in em um console e lançar todos os seus jogos para aquele único console (PlayStation mais recentemente, Nintendo há muito tempo). Desde então, sua estratégia tem sido ... dispersa? Eles ainda brincam com exclusividades, mas não parece haver um padrão. Normalmente, Kingdom Hearts parece permanecer exclusivo para PlayStation, Dragon Quest exclusivo para Nintendo e outros jogos mais espalhados, embora, mesmo lá, tenhamos começado a ver lançamentos multiplataforma entre essas franquias nos últimos anos (como mencionado, o último Dragon Quest e Kingdom Os lançamentos de corações foram ambos multiplataforma).

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wOS9Nb25zdGVyLUh1bnRlci1SaXNlLTEtNzY4eDQzMi5qcGc=

Mas esta última geração do Square começou a alcançar alguma consistência com o Xbox. Final Fantasy 15 chegou ao Xbox Um dia e data, e todo o catálogo anterior do Final Fantasy de 7 a 12 foi portado para o Xbox também. Kingdom Hearts 3 chegou ao Xbox no dia e data, e The Story So Far foi portado para o Xbox também. Nier Automata e o novo remake de Replicant estão ambos no Xbox. Dragon Quest marcou sua estréia Xbox com Dragon Quest 11 S . Até agora, tudo bem, certo?

Mas agora as coisas parecem estar tendendo na direção oposta quase imediatamente. Final Fantasy parece ter voltado a ser pelo menos um console exclusivo do PlayStation (no lançamento, se nada mais). Final Fantasy 16 é anunciado apenas para PS5 (embora uma versão para PC tenha vazado). Final Fantasy 7 Remake lançado apenas no PS4. Mesmo com Final Fantasy 14 , que finalmente confirmou uma versão para Xbox no ano passado, a Square parece ter voltado atrás no compromisso, e é possível que o popular MMO nunca chegue ao Xbox e continue sendo exclusivo do PlayStation.

Mesmo fora do Final Fantasy , encontramos a Square muito mais disposta a fazer exclusividades para PlayStation ou Nintendo, mas não para Xbox. O PS5 foi lançado com um novo IP da Square Enix dirigido para ele, o Projeto Athia , enquanto Babylon's Fall também é exclusivo do PlayStation. Enquanto isso, Switch foi lançado com um novo IP da Square Enix dirigido para ele, o Projeto Octopath Traveller , que se tornou o JRPG Octopath Traveller exclusivo do Switch em 2018. Bravely Default 2 é um exclusivo Switch. Switch recebeu outro novo IP da Square Enix anunciado no recente Nintendo Direct com (e eu realmente espero que eles mudem o nome) Project Triangle Strategy .

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOC8wNy9vY3RvcGF0aC10cmF2ZWxlci1pbWFnZS5qcGVn

Parece haver muito mais jogos multiplataforma para Nintendo/PlayStation da Square do que para Xbox/PlayStation também. NEO: The World Ends With You virá para Switch e PS4, mas não para Xbox. Trials of Mana e o próximo Legend of Mana são Switch e PS4, mas não Xbox. Dragon Quest Builders 2 era Switch e PS4, mas não Xbox. SaGa Frontier é Switch e PS4, mas não Xbox. Há um padrão muito claro e definido aqui que podemos ver.

Depois, há a Tecmo - mais uma vez, uma das pioneiras no suporte do Xbox no que diz respeito às empresas japonesas, antes mesmo da Capcom embarcar. Lembre-se, a reinicialização original de Ninja Gaiden era exclusiva para Xbox. Ninja Gaiden 2 era exclusivo do Xbox 360 (pelo menos no início). Dead or Alive 3 e 4 eram exclusivos para Xbox e Xbox 360.

As coisas parecem ser significativamente diferentes agora. A Tecmo, aparentemente, não tem problemas em lançar jogos exclusivos do PlayStation - a franquia NiOh é o exemplo mais notável aqui - ou lançar vários jogos multiplataforma Nintendo / PlayStation (como a série Atelier ), enquanto o Xbox não é realmente incluído nessa festa mais. Mesmo as franquias que antes eram PlayStation / Xbox multiplataforma e excluíam a Nintendo, como Dynasty Warriors , agora não estão mais excluindo a Nintendo, o que significa que o Xbox é na verdade o console de menor suporte da Tecmo no momento.

Deixando as grandes editoras de lado, você pode olhar para as menores e ver o padrão continuando - a Atlus, por exemplo, adora lançar exclusivos do PlayStation (os jogos Persona da linha principal , títulos VanillaWare como 13 Sentinels ), exclusivos da Nintendo (a linha principal Shin Megami Tensei jogos, Etrian Odyssey ), jogos multiplataforma de PlayStation e Nintendo ( Catherine Full Body, spin offs de Persona , relançamentos de SMT ) ... mas nenhum jogo Xbox real. Na verdade, em suas pesquisas perguntando aos fãs sobre em quais sistemas a Atlus deveria lançar jogos, até o Stadia foi reconhecido antes do Xbox. Stadia!

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8xMC9QZXJzb25hLTUtU2NyYW1ibGUtVGhlLVBoYW50b20tU3RyaWtlcnMtNzY4eDQzMi5qcGc=

O NIS ignorou cuidadosamente o Xbox em grande parte, e se limitou a fazer jogos para Nintendo e / ou PlayStation; A Falcom desenvolve exclusivamente para PlayStation, com acordos com outras empresas (como XSEED ou NIS) para trazer seus títulos para Nintendo e PC mais tarde (mas ainda muito raramente Xbox). Marvelous parece estar bem em furar principalmente a Nintendo e PlayStation. A lista realmente continua, e coletivamente a tendência que se manifesta é indiscutível - cada vez mais, estamos vendo os desenvolvedores e editores japoneses saindo do movimento do Xbox, com PlayStation, Nintendo e PC sendo aparentemente considerados como um mercado endereçável adequado por todos eles.

Com tudo isso dito, no entanto, há duas exceções notáveis ​​e salientes à tendência, duas editoras japonesas que estão publicamente dobrando o tamanho do Xbox e colhendo benefícios como resultado. O primeiro deles é a Sega - como já foi mencionado, por exemplo, Yakuza, uma franquia com uma longa associação com o PlayStation, parece ter se alinhado com o Xbox ultimamente, e a Sega parece estar muito feliz com o resultado (não apenas pela Yakuza também, mas pelo sucesso geral que encontraram na plataforma, em grande parte devido ao Game Pass).

O outro é a Bandai Namco, que continua a lançar seus jogos no Xbox, e não apenas no Xbox, mas vai com o Xbox como a plataforma líder para marketing e branding em quase todos os grandes lançamentos - Dark Souls 3, Elden Ring, Scarlet Nexus, Tales of Arise, Jump Force, Dragon Ball FighterZ , a lista continua (e, claramente, isso está funcionando para eles, já que estão mantendo a estratégia). Curiosamente, estes também são os dois editores japoneses que até agora evitaram mexer no Switch mais do que o absolutamente necessário, o que também parece indicar que eles estão absolutamente felizes com o status quo atual e o mercado que encontraram no Xbox.

Mas a Namco e a Sega se destacam em particular porque são as exceções que comprovam a regra. Neste ponto, está se tornando cada vez mais claro que o Xbox está começando a perder a tração que conseguiu ganhar com a comunidade japonesa de desenvolvimento e publicação quase que inteiramente, e que estamos olhando para um futuro onde a plataforma pode ter menos desenvolvimento japonês títulos do que nunca. Não sei bem o que a Microsoft pode fazer para reverter a tendência - acho que eles pelo menos têm a ideia certa em termos de usar o Game Pass para garantir um nível de receita e retorno aos editores japoneses por colocarem seus jogos no Xbox, se nada mais - mas dado o quanto eu sinto que os títulos japoneses adicionam à profundidade e dimensão da biblioteca de um sistema, espero sinceramente que o Xbox resolva esse problema antes que ele se enraíze e se torne irreversível.

O que vocês acham, concordam com a opinião do Pramath ? Deixem suas opiniões nos comentários.

Fonte: Gamingbolt
Alvarenga
Alvarenga #Alvarenga.g

Agricultor e editor nas horas vagas.

Usuário do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,