A disputa da Epic Games contra a Apple por conta da Apple Store e Fornite foi pré-planejada

A disputa da Epic Games contra a Apple por conta da Apple Store e Fornite foi pré-planejada

Tim Sweeney conta que a empresa esteve planejando a disputa com meses de antecedência
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Em agosto de 2020, a Epic Games fez uma mudança significativa no Fortnite. Para alegria de muitos jogadores, os V-Bucks da Fortnite foram descontados permanentemente e parecia que não havia restrições.

No entanto, descobriu-se que havia uma corda bem grande, já que esse desconto surgiu através de Fortnite, contornando as vitrines virtuais da Apple e do Google e os portões de preços nelas contidos.

A Apple posteriormente removeu o Fortnite de sua loja de aplicativos, após o que a Epic entrou com um processo, e a batalha ainda está em andamento.

Na época, parecia que tudo isso pode ter sido a resposta da Epic ultrapassando os limites estabelecidos em um estilo "as regras não se aplicam a mim", mas depois de uma recente entrevista à CNN com o CEO da Epic, Tim Sweeney, parece que a Epic planejou o tudo com cuidado.

Antes de lançar o desconto, a Epic já havia aberto um processo de 60 páginas a ser movido contra a Apple e o Google. Ainda mais, a Epic criou uma curta paródia do trailer Macintosh da Apple em 1984.

O trailer icônico da Apple mostrava uma sociedade distópica destruída pela chegada do Macintosh, enquanto a Epic pintava a Apple como o tirano de quem Fortnite seria libertado. Todo o ângulo do ataque da Epic ao Google e à Apple foi planejado muito antes do processo e apelidado de "Projeto Liberdade", de acordo com Sweeney.

Com o Fortnite removido das lojas da Apple e do Google, Sweeney posicionou sua empresa na linha de frente de um ataque aos gigantes da tecnologia. De acordo com Sweeney, a batalha se resume a uma questão de lei antitruste.

Sweeney sente que a Epic está impedida de realizar todo o seu potencial de lucro graças à participação da Apple e do Google nos lucros da Fortnite. O argumento de Sweeney e Epic é que, uma vez que a Apple e o Google são as únicas plataformas viáveis ​​para o jogo móvel do Fortnite, e eles cobram pelo serviço sem concorrentes, é injusto com criadores de conteúdo como a Epic.

Por um lado, Sweeney parece ter razão. Monopólios de tecnologia tendem a ter um impacto importante e indiscutível em muitas frentes, incluindo videogames. É uma norma que a Epic já desafiou antes com a Epic Games Store, estabelecida em competição direta com o Steam, a principal vitrine e lançador de jogos para PC. Se a Epic vencer o processo, pode haver enormes ramificações.

Por outro lado, é importante lembrar que a Epic é, ela própria, uma empresa gigante. A Epic, assim como a Apple, ganha dinheiro de muitas fontes diferentes, incluindo a Epic Games Store, Fortnite e licenciando o Unreal Engine.

Uma vitória da Epic não significa necessariamente uma vitória dos jogadores, não importa o quanto a Epic continue sua campanha "Free Fortnite." Os jogadores devem sempre ter em mente que o "mercado livre" que Sweeney descreve geralmente diz respeito a corporações maiores do que aos desenvolvedores independentes ou aos próprios jogadores.

Fonte: Game Rant
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,