Tomonobu Itagaki, diretor de Ninja Gaiden e Dead or Alive, diz que ficaria honrado em trabalhar com a Microsoft novamente

Tomonobu Itagaki, diretor de Ninja Gaiden e Dead or Alive, diz que ficaria 'honrado' em trabalhar com a Microsoft novamente

Apresentou seu novo estúdio de videogames no Japão
#Games Publicado por Billy Butcher, em

O diretor de Dead or Alive e Ninja Gaiden, Tomonobu Itagaki, voltou ao desenvolvimento de jogos com um estúdio recém-formado, ele mesmo revelou.

Em um post publicado em sua página oficial, o designer revelou que criou a Itagaki Games, um novo estúdio sem relação com seus ex-empregadores da Koei Tecmo e Valhalla Game Studio.

“Nos últimos quatro anos, tenho ensinado empregos a jovens adotivos, mas agora sinto que quero fazer um jogo de novo e acabei de abrir uma empresa para esse propósito”, escreveu ele.

O designer de 53 anos e sua equipe de Ninja Gaiden estiveram por trás dos maiores jogos da Tecmo por quase duas décadas, incluindo a série Dead or Alive no Xbox Original e Xbox 360, e a reinicialização da série Ninja Gaiden com a Microsoft.

No entanto, Itagaki teve uma desavença pública com seu empregador após o lançamento de Ninja Gaiden II de Xbox 360 em 2008, que o viu deixar a empresa e abrir um processo de US$ 1 milhão alegando bônus não pagos e “declarações falsas”.

Após a separação, Itagaki fundou a Valhalla Game Studios, a desenvolvedora por trás do título de Devil's Third para WiiU na qual foi bastante criticado. Em 2017, renunciou ao cargo de diretor e assumiu a função de consultor.

Devil's Third foi um raro desvio das plataformas Xbox para o Itagaki, mas mesmo aquele jogo foi originalmente planejado para ser exclusivo do Xbox 360, de acordo com o designer, com a Microsoft Studios dizendo ter financiado parcialmente a formação da Valhalla. Devido à mudança da empresa para focar no Kinect, Devil's Third eventualmente mudou para THQ (e mais tarde, Nintendo).

Graças ao Xbox Original com os Dead or Alive 3, Xtreme e 4, e Ninja Gaiden I, Black e II, Itagaki continua a ser uma figura-chave na história da plataforma Xbox e da Microsoft como um todo, e recentemente contribuiu para um característico artigo da Bloomberg marcando o 20° aniversário do Xbox.

Os comentários de Itagaki no Facebook vieram de uma entrevista não editada que ele originalmente enviou para o recurso, que o designer disse que não teria contribuído se não fosse pelo grande número de fãs de Xbox que antecipam seu próximo jogo.

Questionado se consideraria trabalhar com a Microsoft novamente no futuro, Itagaki disse que ficaria 'honrado' em se juntar a sua antiga parceira.

“Eu começaria de novo com perguntas que fiz ao designer original do Xbox, Seamus Blackley, duas décadas atrás”, escreveu ele.

“Naquela época, eu perguntei a ele, 'você tem certeza de que vai vencer o PS2?' e ele disse: 'Sim. O Xbox se chama Project Midway e vou ganhar a supremacia com ele.'

“É por isso que confiei nele e criei jogos exclusivos para o Xbox por cerca de 10 anos. Passaram-se 20 anos e montei minha própria empresa, a Itagaki Games, que não é a Tecmo, nem a Valhalla. Eu sei que a Microsoft ainda é agressiva. Se eles chegarem a mim, será uma honra para mim."

O Xbox expressou abertamente o desejo de adquirir uma desenvolvedora de jogos asiática, “em particular um estúdio japonês”, em várias ocasiões, segundo o próprio Phil Spencer.

De acordo com um relatório da Bloomberg de novembro de 2020, o Xbox está continuando as discussões com os desenvolvedores de jogos japoneses 'grandes e pequenos' enquanto continua sua busca por aquisições de estúdios no país, com várias empresas japonesas indicando privativamente que foram abordadas pela Microsoft sobre a compra de seus negócios.

A Microsoft está fazendo esforços renovados no Japão com seu último lançamento de console. Os Xbox Series X|S foram lançados em day-and-date com outros territórios em 10 de novembro (em comparação com um ano depois com seu console anterior) e o CEO do Xbox, Phil Spencer, disse que pretende atender melhor aos jogadores japoneses desta geração de console.

Fonte: VGC
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque