Tencent fez número recorde de acordos de fusões e aquisições em 2020
Em frente ao recente relatório sobre investimentos bilionários para o ano de 2021 da Tencent na compra de estúdios de videogames, visando a Take-Two Interactive, Electronic Arts e Zynga, a empresa fala sobre o seu 2020.
A Tencent garantiu mais fusões e aquisições na área de jogos do que qualquer outra empresa no ano passado.
É confirmaro pelp relatório da Niko Partners, que mostra que a gigante chinesa de jogos e tecnologia investiu em 31 negócios relacionados à indústria de jogos.
O especialista em análise informa que este é um número recorde para a empresa, três vezes mais do que gerenciou em 2019 e mais de quatro vezes maior do que o número de transações de M&A que fez em 2017.
Os investimentos da Tencent foram uma mistura de aquisições, fusões, participações menores e maiores e rodadas de financiamento. A maioria, 23 de 31, envolveu outras empresas chinesas, mas também houve uma série de negócios ocidentais notáveis.
De longe, o maior investimento foi a aquisição de US$ 1,5 Bilhão da Leyou Holdings Technologies, a empresa chinesa dona da Digital Extremes, Splash Damage e Warframe.
Niko observa que o ano passado também marcou uma mudança na estratégia de M&A da Tencent.
"Este ano, a empresa tem sido mais pró-ativa com seus investimentos no espaço de jogos."
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O relatório acrescenta que a Tencent tem investido em empresas que muitas vezes são menores do que negócios anteriores, e em um estágio muito anterior.
Isso foi atribuído ao aumento da competição no espaço de jogos de rivais como o proprietário da Alibaba e TikTok, Bytedance, o último dos quais lançou recentemente um braço de publicação de jogos.
Os negócios da Tencent para 2020 incluem (em ordem cronológica):
- Uma pequena participação na desenvolvedora japonesa Platinum Games por um valor não revelado
- Aquisição de $ 148 milhões da desenvolvedora e editora norueguesa Funcom
- Aumento da participação na Bilibili, com sede na China, para 18%
- Uma pequena participação no estúdio alemão Yager por um valor não revelado
- Participou de uma rodada de US $ 150 milhões da Série G de financiamento para a Roblox com sede nos EUA
- Uma participação de 20% na editora japonesa Marvelous por $ 65 milhões
- Uma participação de 31,25% na FanPass com sede na China por pouco mais de $ 70.000
- Uma pequena participação na editora móvel francesa Voodoo por um valor não revelado
- Aumento da participação na empresa chinesa Century Huatong para 5% por US $ 30,9 milhões
- Investimento de US $ 810 milhões na fusão entre as plataformas chinesas de streaming centradas em jogos Huya e DouYu
- Aquisição de US $ 1,5 bilhão da Leyou Technology, com sede na China
- Assumiu participação de 10% na empresa chinesa Yunchang Game, com opção de 15%
- 21,75% de participação na empresa chinesa de jogos em nuvem 51ias
- Uma pequena participação no estúdio chinês Ziyue Gege por um valor não revelado
- Uma participação majoritária no desenvolvedor GTFO 10 Chambers por um valor não revelado
- Participação na rodada de financiamento da Série B de US $ 100 milhões para a empresa chinesa de esportes eletrônicos VSPN
- 20% de participação no estúdio chinês Narx Games
- Participação de 10,7% na desenvolvedora chinesa First Fun
- 20% de participação na China Nuanyu Technology
- Investimento de $ 25 milhões para uma pequena participação na Lockwood Publishing, com sede no Reino Unido
- Uma pequena participação nos Jogos Mágicos da China por um valor não revelado
- Uma participação de 30% na Note7G com base na China
- Uma participação de 20% na Wangyuan Shengtang por um valor não revelado
- Participação de 7,5% na China's Fruits Game por US $ 6,9 milhões
- Uma participação de 20% na Xinghe Interactive por um valor não revelado
- Uma participação de 39% na TiGames, com sede na China, por um valor não revelado
- Uma participação de 10% na desenvolvedora chinesa APG Games por um valor não revelado
- Uma participação de 19,25% no Dream Game Studio da China por um valor não revelado
- Uma participação de 14,5% na China Shadow Moon Tech por um valor não revelado
- Uma pequena participação na Capstone Games, a desenvolvedora por trás da série esportiva Chinese Super League, por um valor não revelado
- Aumentou sua participação de 3% para 6% na desenvolvedora chinesa Giraffe Game
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.