Qual é o controle com menos latência desta geração?

Qual é o controle com menos latência desta geração?

Vídeo coloca à prova o Dualsense e o controle do Xbox Series.
#Games Publicado por Vinicius, em

A latência é um fator determinante para ser obter uma experiência ideal nos jogos. Um jogo com muita latência pode tornar-se praticamente injogável devido ao atraso que há entre o comando introduzido pelo jogador e a respectiva resposta na televisão.

É por isso que quase todas as televisões recentes oferecem uma opção de "Modo de Jogo", que reduz o atraso de resposta inerente a todas as telas (nota: os monitores são as telas com menor atraso).

Um avanço, registado nesta geração de consoles, é a aposta no desempenho de 120 FPS, que também ajuda a reduzir o atraso na resposta dos comandos introduzidos pelo jogador. Será que isto realmente ajuda, e mais importante, qual é o console (ou controle) que oferece menor latência, o Dualsense ou o controle do Xbox Series?

O canal NXGamer publicou recentemente os resultados dos seus testes. Para medir a latência, é ligado um LED diretamente ao controle e colocado em frente à televisão. Com uma câmera de 240 FPS - e sabendo a latência inerente da televisão - é calculada o atraso na resposta (observando a diferença de tempo entre o LED e a imagem da televisão).

A latência foi testada no menu dos consoles e em vários jogos. Quanto à navegação nos menus, o PlayStation 5 é o console com menos latência (média de 55.33 ms), mas o Xbox Series X ficou bem próximo com uma média de 59.50 ms. No que toca aos jogos, depende de caso para caso. Há jogos em que a latência é idêntica em ambos os consoles, há outros que não.

UjdFMnlzWTNyUTQ=

Assassin's Creed Valhalla é o caso com maior diferença. No modo de desempenho (rodando a 60 FPS), o PS5 teve uma latência média de 67.83 ms. O Xbox Series X se saiu melhor com uma média de latência de 61.58 ms. O caso repete-se em Watch Dogs Legion, em que o Xbox Series X tem menos latência (126.17 ms vs 136.58 ms).

DiRT 5 é um caso curioso. O modo de desempenho a 120 FPS registra a mesma latência em ambos os consoles (38.67 ms), mas no modo de 60 FPS, os resultados são diferentes. O PS5 tem uma média de 55.33 ms, enquanto o Xbox Series X tem 67.83 ms.

Em Black Ops Cold War é o PlayStation 5 que regista menos latência. Rodando a 120 FPS, o console da Sony consegue uma média de 32.42 ms de atraso. No Xbox Series X o mesmo modo de desempenho conta com 36.58 ms de atraso.

Nos títulos retro-compatíveis os resultados são mais uma vez parecidos. Foram testados Doom (2016), Battlefield 1, Star Wars Jedi Fallen Order e Red Dead Redemption 2. Embora o PS5 tenha registado menos latência em Doom, o Xbox Series X registou melhores resultados em Red Dead Redemption 2.

Fonte: Eurogamer
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque