O misterioso sumiço de Jack Ma após criticar o governo chinês

O misterioso sumiço de Jack Ma após criticar o governo chinês

Bilionário que montou um império tecnológico não é visto em público há meses
#Mundo Publicado por Nightcrowley, em

A atenção do mundo está voltada para o paradeiro de Jack Má após jornais relatarem o sumiço do bilionário fundador do Alibaba e Ant Group que não é visto desde outubro do ano passado.

Em 24 de outubro, Ma lançou comentários flamejantes contra o sistema financeiro da China para um público de oficiais de alta patente. Dias depois, autoridades chinesas interromperam abruptamente a oferta pública inicial (IPO) da fintech Ant, um ato que se acredita estar ligado aos comentários polêmicos de Ma. Posteriormente, o governo chinês disse ao gigante da fintech, que prosperou em um ambiente regulatório relativamente frouxo, para "retificar" seus negócios de acordo com a lei. O futuro da Ant está no ar.

Atualmente, os reguladores chineses iniciaram uma investigação nunca vista antes contra o Alibaba sob a alegação de comportamento monopolista.

Ma é conhecido por sua personalidade sem papas na língua e amar ser o centro das atenções, então não é surpresa que o seu sumiço de eventos recentes, incluindo o último episódio de um programa de TV Africana que ele criou, está provocando burburinho. Desde economistas à jornalistas, o Twitter mundial acordou:

“Quanto a competição Business Heroes, o Sr. Ma teve que se ausentar devido a conflitos de agenda,” disse um representante do Alibaba.

Embora o Weibo que seria o equivalente ao Twitter na China não bloqueei a buscas por “Jack Ma missing,” as postagens que surgiram quase não têm curtidas ou repostagens. Em outros lugares da internet chinesa, usuários tem especulado dentro de groupos do WeChat se Ma de fato “desapareceu” ou largou o país.

Vale destacar que Ma não deixou as funções no Alibaba. Em setembro de 2019, ele entregou oficialmente seu comando como presidente da empresa a seu sucessor Daniel Zhang. Então, o bilionário ainda possui influencia considerável sobre o negócio como um parceiro vitalício na chamada Alibaba Partnership, um grupo formado por altos executivos que podem nomear a maioria dos diretores para o conselho.

Não é incomum vê magnatas chineses procurarem ser discretos durante tempos difíceis. Após Richard Liu ter sido acusado de estup##, o estravagante fundador da JD.com, arquirrival do Alibaba, faltou a um importante evento político na China no ano passado. O fundador da Tencent Pony Ma, que já possuía um perfil discreto, tem se afastado dos olhos públicos por cerca de um ano, apesar que isso se deve aos seus problemas crônico de “dor nas costas”, disse uma fonte ao TechCrunch, e o chefe da empresa de tecnologia tem feito aparições em eventos virtuais gravando mensagens de voz no ano passado.

Fonte: Techcrunch
Nightcrowley
Nightcrowley
Usuário do Site
Publicações em Destaque