Nintendo e GTA V foram os líderes de vendas em 2020 na Austrália

Nintendo e GTA V foram os líderes de vendas em 2020 na Austrália

Vendas do Nintendo Switch aumentam 88%
#Games Publicado por Billy Butcher, em

As vendas de videogames na Austrália aumentaram 35% durante o ano pandêmico.

15,8 milhões de videogames in a box e digitais foram vendidos no mercado durante 2020. Isso é de acordo com GSD, que acompanha as vendas de jogos in a box mais as vendas de jogos digitais da maioria das grandes editoras de jogos (Nintendo e Bethesda são as ausentes notáveis, veja o final do artigo para ver a lista completa das empresas participantes).

Ao contrário de outros mercados, o setor dominante foi o negócio de jogos em caixa, que respondeu por 8,5 milhões de jogos vendidos. Na verdade, é um aumento de 15% em relação ao ano anterior. No entanto, o mercado de download está acelerando mais rápido, com 7,3 milhões de jogos vendidos via Xbox Live, PSN, Steam e Nintendo Eshop, o que representa um aumento de 68% em relação a 2019.

Claro, as comparações não são iguais, com alguns editores, particularmente a Nintendo, atualmente não apoiando o projeto de gráficos digitais. Portanto, para obter uma melhor compreensão da transição digital, precisamos descontar essas empresas dos dados.

Ao fazer isso, podemos ver que 58% das vendas das editoras de jogos rastreados vieram por meio de lojas de download, o que é uma mudança significativa a partir de 2019, quando a maioria dos jogos (55%) eram vendidos em mídia física.

Embora o mercado agora seja basicamente digital, é importante notar que o mercado físico continua forte na Austrália, com crescimento em software, consoles e acessórios.

O jogo mais vendido na Austrália foi Animal Crossing: New Horizons, o que é um feito impressionante quando você considera que a maioria dos outros jogos nas paradas inclui vendas digitais, enquanto aquele não. Mas o que é ainda mais impressionante é que o jogo foi seguido de perto por Grand Theft Auto V, um jogo lançado pela primeira vez em 2013. Na verdade, as vendas de GTA V aumentaram 23% em relação ao ano anterior.

Não é o único jogo que aumentou as vendas ano após ano. Mario Kart 8: Deluxe está em 5º Lugar, e esse jogo vendeu 88% mais cópias em 2020 (apenas na caixa) do que em 2019. É provável que a pandemia COVID-19 tenha tido um impacto positivo nos jogos antigos, com pessoas procurando por jogos para jogar durante o início da pandemia, quando havia menos títulos novos sendo lançados.

Em termos de software Switch, as vendas de hardware do Nintendo Switch foram muito fortes (veja abaixo) em 2020, o que será a razão para o aumento nas vendas de títulos como Mario Kart.

A maior editora do ano (digital e física) foi a Nintendo (16% de market share), e se contarmos apenas com a física, esse número salta para 29%. Em termos de digital, a Ubisoft foi a editora líder com 17% do mercado.

Um dos maiores saltos da Austrália veio nas vendas de consoles de jogos. 1,2 milhão de dispositivos de jogos dedicados (incluindo dispositivos portáteis) foram vendidos em 2020, um aumento de 49% em relação ao ano anterior.

O lançamento de novos consoles ajudou, claro, mas o verdadeiro sucesso foi mais uma vez para a Nintendo. As vendas do Nintendo Switch aumentaram 88% em 2020 em relação ao ano anterior. PS4 está em segundo lugar, com vendas abaixo de 22%, enquanto PS5 estreia em 3º lugar.

O Xbox One está em quarto lugar, com queda de 42% nas vendas. Sem surpresa, é totalmente comum que consoles mais antigos caiam nas vendas antes do lançamento de seus sucessores. Finalmente, em termos de gamepads, 1,17 milhão de controladores oficiais foram vendidos em 2020, um ligeiro aumento de 2% em relação a 2019.

O controle PS4 DualShock 4 foi o de maior sucesso, apesar das vendas caírem ligeiramente (queda de 14%) em relação ao ano anterior. Ele foi seguido pelo Nintendo Switch Joy-Cons em primeiro lugar (vendas de 110%) e, em seguida, pelo controle Microsoft Xbox One (queda de 6%).

É importante notar que a Microsoft efetivamente substituiu seus controles do Xbox One por um novo teclado para os dispositivos Xbox Series. Esses novos controles também funcionam com a máquina da geração anterior.

Os 20 jogos mais vendidos de 2020 na Austrália (Físico + Digital):

  1. Animal Crossing: New Horizons*
  2. Grand Theft Auto V
  3. Call of Duty: Black Ops Cold War
  4. Call of Duty: Modern Warfare
  5. Mario Kart 8: Deluxe*
  6. FIFA 21
  7. Assassin's Creed Valhalla
  8. The Last of Us: Part II
  9. NBA 2K20
  10. NBA 2K21
  11. Ghost of Tsushima
  12. Just Dance 2020
  13. Tom Clancy's Rainbow Six: Siege
  14. FIFA 20
  15. Red Dead Redemption II
  16. Super Mario 3D All-Stars*
  17. Cyberpunk 2077*
  18. Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2
  19. Minecraft: Switch edition*
  20. Ring Fit Adventure*
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro