Lucasfilm Games diz que pretende fazer parcerias com muitos estúdios diferentes para Star Wars e suas outras IPs
Hoje, a Lucasfilm Games anunciou que está entrando em uma parceria com a Ubisoft para criar um jogo Star Wars de mundo aberto. O título será desenvolvido pela Massive Entertainment da Ubisoft, marcando a primeira vez que uma empresa fora da Electronic Arts produziu um jogo Star Wars desde que a Disney adquiriu a Lucasfilm em 2012, encerrando quase 8 anos de exclusividade.
Também está em desenvolvimento um novo jogo Indiana Jones, a ser desenvolvido pela Bethesda & MachineGames, uma novata nas propriedades da Lucasfilm e da Disney.
Vamos começar com Star Wars. O desenvolvimento deste novo título ainda está muito cedo, a Massive ainda está recrutando para o projeto, então os detalhes são esparsos. Julian Gerighty, diretor de The Division 1, 2 e The Crew, atuará como o diretor criativo do jogo, e o título usará o motor Snowdrop da Massive.
Além disso, a Lucasfilm Games não revelou nada sobre os personagens ou cenários do universo Star Wars que o jogo apresentará.
Este anúncio segue a notícia de ontem de que a Lucasfilm Games está fazendo parceria com a Bethesda para criar um título Indiana Jones, o primeiro jogo AAA não Star Wars da Lucasfilm em anos.
A mudança marca uma mudança sísmica para a abordagem da Lucasfilm Games aos jogos, ampliando a tenda para desenvolvedores que desejam criar jogos usando as franquias da Lucasfilm, especialmente no universo Star Wars.
Embora a Electronic Arts já tivesse sugerido que a empresa teria exclusividade nos jogos Star Wars por 10 anos, parece que isso foi incorreto ou o tempo acabou antes do tempo. (Lucasfilm não confirmou para a Wired de qualquer maneira.) Apesar disso, a Electronic Arts continuará fazendo jogos no futuro, mas a Lucasfilm Games está livre para procurar outros parceiros.
“Mas sentimos que há espaço para outros parceiros.''
Em 2013, a Disney demitiu 150 funcionários da LucasArts, encerrando o desenvolvimento interno de jogos. O raciocínio na época era que a mudança minimizaria “o risco da empresa ao mesmo tempo em que alcançaria um portfólio mais amplo de jogos de Star Wars de qualidade”, de acordo com um comunicado que a empresa fez ao The Hollywood Reporter na época.
No entanto, nos anos seguintes, o acordo de exclusividade da EA foi criticado como um gargalo para esse objetivo. Além de alguns pequenos jogos móveis ou VR, o número dos principais jogos Star Wars da Electronic Arts desde 2013 pode ser contado em um lado.
Ao permitir que mais desenvolvedores apresentem suas ideias para jogos, a Lucasfilm Games espera diversificar os títulos que oferece.
“Para nós irmos capturar a quantidade de qualidade que existe no mundo e chegarmos rapidamente ao mercado, seria um grande desafio para nós fazer isso internamente.”
Assim como com os jogos anteriores da Electronic Arts, qualquer novo jogo Star Wars fará parte do mesmo cânone de Star Wars e da continuidade compartilhada por todos os filmes e programas de TV produzidos desde a aquisição da Disney.
James Waugh, VP de conteúdo e estratégia de franquia da Lucasfilm Games explica que, embora isso signifique que os jogos nem sempre se conectam diretamente ao conteúdo de outras mídias, a possibilidade está em jogo.
“Isso vai acontecer se for certo para essa história.”
Este novo arranjo não exclusivo para jogos Star Wars, bem como para o resto da biblioteca de franquias da Lucasfilm Games, deixa a porta aberta para os desenvolvedores apresentarem suas próprias ideias para histórias para Lucasfilm Games.
Entre esse acampamento está Todd Howard. O famoso diretor de Skyrim (entre muitos outros jogos) também é um grande fã de Indiana Jones.
“Ele veio com um ponto de vista e uma história em que realmente acredita.”
Claro, essas franquias ainda são, nas palavras de Reilly, brinquedos da Lucasfilm. “Em última análise, temos a aprovação final sobre tudo”, explicou Reilly. Embora os desenvolvedores, incluindo, mas não mais exclusivamente, a Electronic Arts, possam ter a liberdade de apresentar ideias para histórias para a empresa, esses desenvolvedores ainda estarão jogando dentro do teatro da Disney.
Manter jogadores e desenvolvedores dentro dessa casa de jogos parece ser o objetivo final da Lucasfilm Games, recentemente rebatizada. Cada vez mais, os videogames competem pelo tempo de lazer e entretenimento com o cinema e a TV.
A Disney tem uma longa história de domínio do cinema e da TV competindo pelos olhos do consumidor, mas carece do mesmo nível de experiência com videogames. Aproveitar o talento de estúdios externos poderia significar que os consumidores gastariam muito mais horas do dia dentro das amplas franquias da empresa do que se a Disney dependesse apenas do cinema e da TV.
''Essas novas colaborações permitirão que a equipe da Lucasfilm Games busque direções novas e emocionantes na narrativa de Star Wars e Indiana Jones de maneiras imaginativas e diferentes daquelas exploradas por nossos filmes'', disse a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy.
Um único jogo baseado em uma história pode levar dezenas de horas. Um jogo de mundo aberto, como o tipo que a Ubisoft está fazendo com a Lucasfilm Games, pode levar centenas de horas, dependendo de quanto tempo o jogador deseja explorar.
“Quando as pessoas estão pagando US $ 70 ou uma boa quantia de dinheiro para gastar tempo com seu conteúdo e jogar seu jogo”, continuou Shoptaw,
''Você tem que recompensar esse investimento”.
Quer você queira relaxar no final do dia assistindo a um programa de TV ou pegando o controle para jogar, a Lucasfilm terá algo para mantê-lo entretido.
E ao abrir a porta para desenvolvedores terceirizados, muitos dos quais são formados por pessoas que cresceram com franquias como Star Wars e Indiana Jones, a empresa nunca ficará sem ideias de toda a indústria para abrigar sob sua tenda.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.