IRBR Week, a versão brasileira da bolha da GameStop

IRBR Week, a versão brasileira da bolha da GameStop

Brasileiros tentam imitar o caso GameStop, que gerou bilhões em prejuízos a investidores
#Notícias Publicado por KingsGoku, em

As ações da resseguradora IRB (IRBR3) disparavam na tarde desta quinta-feira (28) na B3, sob efeitos da onda ''GameStop'' do exterior com investidores do varejo combinando compras coletivas dos papéis em um grupo no Telegram que, às 13h42, horário de Brasília, já tinha quase 20 mil participantes. No mesmo horário, as ações da companhia subiam 12,9% e eram negociadas a R$ 7,39, liderando os ganhos no pregão. Enquanto escrevíamos essa reportagem, o grupo ''pró IRB'' no Telegram quase dobrou de tamanho.

No grupo ''Short Squeeze IRB'', um usuário identificado com o nome IRBR replica desde ontem (27) uma série de mensagens pedindo que os participantes comprem ações da resseguradora entre os dias 8 e 12 de fevereiro, a ''IRBR Week''. Entre as regras, está a solicitação de compras pelas iniciais dos nomes a fim de evitar sucessivos leilões, além da proibição de venda ou aluguel dos papéis até o dia 30 de abril.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS93QzRYV1U1LmpwZw==

O crescimento vertiginoso do grupo, que no início do dia tinha menos de 4 mil participantes, fez os organizadores bloquearem os comentários. Antes, no entanto, frases motivacionais, como ''vamos juntos fazer história'' e relatos de investidores que irão utilizar recursos da venda de bens para se juntar ao movimento, estavam entre as mensagens trocadas. Um pouco antes do bloqueio das mensagens no grupo, um usuário atendendo pelo nome de Eddy, pediu para que os demais aguardassem o ''comando central, para o movimento ser realizado com êxito''.

O nome do grupo é a mistura de dois termos do mercado financeiro, o primeiro ''short'' é usado para determinar uma situação em que os investidores estão apostando na baixa de um ativo (vendidos) e passam a ficar apertados ou ''squeeze'', do inglês, quando o movimento contrário acontece, pressionados então a desmontar suas posições e a recomprar as ações, fazendo com que o preço dos papéis suba e o movimento se retroalimente.

De acordo com Patrick Johnston de Oliveira, sócio e líder de Renda Variável da BlueTrade, o movimento tem como implicações o aumento da taxa de aluguel e a menor disponibilidade de ações para aluguel, além de uma distorção na cotação dos ativos em relação à realidade da empresa, resultando em uma bolha.

''O maior risco é de investidores despreparados comprarem a ação esperando uma bolha, e o movimento acabar, fazendo o investidor ficar comprado na ação a um preço muito alto. Quando acontecer uma correção na ação, da noite para o dia, o preço pode voltar se não tudo, uma boa parte do que subiu. Geralmente essa queda é até mais rápida do que a alta'', explica.

No exterior, o movimento fez as ações da GameStop subirem 135% apenas ontem. Segundo análise da Rico desta manhã, o resultado ''desencadeou uma busca por outras empresas que possam ser igualmente vulneráveis'', impulsionando papéis de companhias como a AMC Entertainment, que apenas ontem valorizaram 344%.

Nos EUA, o short squeeze do Reddit já virou assunto para a SEC (órgão equivalente à CVM no Brasil) e para a Casa Branca. ''Estamos trabalhando com nossos colegas reguladores para avaliar a situação e revisar as atividades de entidades reguladas, intermediários financeiros e outros participantes do mercado'', informou a presidente em exercício da SEC, Allison Herren Lee, em comunicado.

Fonte: Forbes
KingsGoku
KingsGoku

Um jogador que adora games de sobrevivência e construção

Usuário do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,