IO Interactive se despede da franquia Hitman em nova entrevista dada a Game Informer

IO Interactive se despede da franquia Hitman em nova entrevista dada a Game Informer

Estúdio fala sobre o encerramento da franquia do Agent 47, e o que farão a seguir no James Bond 007
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Neste ponto da história do estúdio, a série Hitman está com a IO Interactive há mais tempo do que qualquer um que trabalha em seu escritório; ninguém na empresa trabalhou em todas as entradas da franquia.

Por 20 anos, o nome IOI foi sinônimo de Hitman e seu protagonista Agente 47. Embora o desenvolvedor tenha feito outros jogos, como Kane & Lynch, Freedom Fighters e Mini Ninjas, a grande maioria de seus lançamentos foram Hitman jogos.

Mas Hitman 3 é o fim de uma era. Fechando a trilogia World of Assassination que começou em 2016 com sua reinicialização episódica de Hitman, IO está se afastando de sua franquia mais icônica, dando um digno fim ao Agente 47. E há muitas emoções ligadas a esse fato.

Em muitos aspectos, a história de Hitman é a história da IO Interactive, especialmente considerando os últimos anos da empresa. Sempre um nicho, série cult, quando Hitman de 2016 não fez o retorno que a então editora e controladora da IO queria, como disse o CEO e co-proprietário Hakan Abrik, a empresa "perdeu a fé" na franquia, embora, reconhecidamente, ele parece entender a decisão de Square.

"Era chamada de estratégia de Cavalo de Tróia, basta atrair as pessoas e, se gostarem, farão o upgrade", diz Abrik.

“Talvez consigamos volumes muito maiores no início e, com sorte, podemos converter essas pessoas se gostarem do jogo. Essa era a estratégia. O ceticismo e 'O que é isso?' e 'Isso é acesso antecipado de uma grande editora?' e outras coisas, acabou resultando em vendas historicamente baixas, um início historicamente baixo."

“E com o tempo, até mesmo nossa editora e proprietária, naquela época perdeu a fé”, diz ele.

Em maio de 2017, a Square Enix anunciou que estava vendendo a IO Interactive como parte de uma reestruturação de "recursos e energias nas principais franquias e estúdios".

Em vez de esperar para ser comprado por uma nova empresa, a IO negociou uma aquisição de gestão com a Square, anunciando em junho de 2017 que era, pela primeira vez em sua história, um desenvolvedor totalmente independente, e que reteria os direitos sobre o Hitman propriedade intelectual (IP). Teremos uma história mais detalhada sobre IO como um estúdio independente no site nas próximas semanas.

Foi a fé da IO na série Hitman e em si mesma como desenvolvedora que conduziu os dois ao sucesso pós-compra. De acordo com o co-proprietário e diretor criativo da IOI, Christian Elverdam, entre Hitman 1 e 2, graças a mais de 350 atualizações semanais e mensais, os jogos alcançaram mais de 40 milhões de jogadores.

Hitman 3 é o primeiro lançamento da empresa como um estúdio independente, mas também é o último jogo Hitman da IO por um tempo. Isso marca o fim deste capítulo da história do Agente 47 e o fim deste capítulo da história da IO Interactive.

"Acho que vou chorar quando acabar", disse Mattias Engström, diretor do jogo Hitman 3.

"Tem sido um passeio e uma alegria trabalhar nisso por tanto tempo."

“Acho que, para mim, a nostalgia não é tanto sobre o jogo sendo feito, porque ele vai viver e vai ser ao vivo e as pessoas vão jogar”, acrescenta o produtor executivo Forest Swartout Large.

"É mais sobre o privilégio de conseguir fazer a terceira iteração com este grupo de pessoas extremamente talentosas e realmente excelentes que se preocupam tanto com seus empregos. Não sei se algum dia ficará melhor do que isso."

Em novembro de 2020, IO anunciou que estava trabalhando com a licença de James Bond em um jogo 007, especificamente focado na história de origem de Bond. Project 007, como é chamado atualmente, é o primeiro jogo não-Hitman conhecido publicamente em que a IO trabalhou desde Kane & Lynch 2: Dog Days lançado em 2010, e sua primeiro Nova IP como um estúdio independente.

Embora já tenha feito outra IP no passado, Abrik e Elverdam reconhecem que sua empresa é vista como o estúdio Hitman. Um jogo como o Project 007 é uma maneira de ir além disso, dizem eles.

"Hitman e IO Interactive são muito, muito intimamente ligados, obviamente", diz Abrik.

"Mas acho que, avançando, IO não deve ser necessariamente mencionado como 'The Hitman studio IO Interactive', mas, antes de mais nada, as pessoas deveriam pensar em IO Interactive como IO Interactive primeiro, criadores de diferentes IPs e um lugar de criatividade onde Hitman é definitivamente um dos nossos filhos, mas haverá mais filhos no futuro. E um deles é 007."

"Se você pensar no futuro de Hitman também, se pensar no futuro da franquia Bond, estamos em um lugar onde nos sentimos curiosos e famintos, criativamente", acrescenta Elverdam.

"Se você pensar sobre o que Bond seria, o que Hitman seria no futuro, espero que você pense, 'ei, esses caras certamente parecem... estão interessados ​​em tentar levar o jogo a novos lugares'."

Elverdam recusa a ideia de que a IO está deixando Hitman para trás. Na verdade, ele diz que não é o fim do Hitman IP "de forma alguma". Como ele aponta, a recente série de jogos Hitman, que começou em 2016 com a reinicialização do Hitman, sempre foi anunciada como uma trilogia; Hitman 3, como o nome indica, é a conclusão dessa parte da história do Agente 47.

Não há nenhuma razão real para pensar que a IO não retornará à Hitman no futuro; é perfeitamente razoável pensar que o estúdio o fará, dado o quão icônica a série é para IO. Mas, considerando o que o desenvolvedora passou nos últimos anos, afastando-se de Hitman por enquanto, fechar este capítulo da história do Agente 47 com Hitman 3, parece adequado, diz Elverdam.

“De certa forma, acho poético que Hitman, em seu auge, tenha sido o começo para a IO como uma empresa independente”, diz Elverdam.

"No momento, é também o início da IO como uma empresa independente, porque o primeiro título que lançamos é o fim dessa conclusão. E isso é super bom, para ser honesto. Acho que o mundo da trilogia World of Assassins, porque será um todo quando você olhar para ele; acho que é muito forte."

"Estou muito orgulhoso disso. Estou muito orgulhoso do que alcançamos. O fato de ser a primeira coisa que lançamos me faz sentir muito bem confortável com o futuro."

Hitman 3 marcará o fim do Agent 47 para Xbox Series X|S, Xbox One, PS5, PS4, Google Stadia e PC (exclusivo Epic Store) em 20 de Janeiro de 2021.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque