A Intel revelou seuRocket Lake-S da 11ª Geração Core S. Juntamente com algumas informações básicas sobre o 11º Gen Core que já eram conhecidas por meio de vazamentos, a empresa também fez uma demonstração de jogos contra o CPU Ryzen de 12 núcleos no Metro Exodus, no entanto, preço e data de lançamento ainda não foram especificadas.
A 11ª geração core, codinome Rocket Lake, já tem muito de suas caracterÃsticas anunciadas, e a Intel trouxe algumas novidades. Uma das mais relevantes é um dado mais preciso sobre a evolução das instruções por ciclo de processamento, o IPC. A empresa havia afirmado que pretendia trazer ganhos na casa dos "dois dÃgitos" e de acordo com o vazamento do Geeknetic, o ganho será na casa dos 14%.
O ganho de IPC torna possÃvel para os novos núcleos Cypress Cove entregar 14% mais desempenho por ciclo de processamento comparado aos processadores da geração Comet Lake, mudança relevante tanto para ganho de performance em produtos high-end, como também para o aumento da eficiência dos produtos.
A intel também liberou demonstrações do seu novo Rocket Lake-S, o Core i9-11900K contra a CPU AMD Ryzen 9 5900X de 12 núcleos. De acordo com as imagens publicadas pela Geeknetic, a CPU da Intel parece ser mais rápida em ambos os cenários de jogos.
A intel reafirmou que a série 11ª Geração Core apresenta 20 pistas PCIe 4.0 fora da CPU, o que é 4 pistas a mais do que a atual série 10ª Geração Core conhecida como Comet Lake-S. Os novos CPUs são baseados na arquitetura de núcleo Cypress Cove, que agora está confirmada com 8 núcleos. A Intel lançou um slide apresentando um die shot do Rocket Lake-S, que claramente tem 8 núcleos de computação. As próximas CPUs apresentam gráficos Xe de última geração integrados.