Intel Alder Lake-S aparece com 16 núcleos e clock de até 4 GHz

Intel Alder Lake-S aparece com 16 núcleos e clock de até 4 GHz

Chega no segundo semestre de 2021
#Notícias Publicado por Frocharocha, em

Com o avanço da AMD no mercado e a perda da Apple como cliente, a Intel aposta nos processadores Alder Lake para reagir. Os detalhes sobre esses chips ainda são vagos, mas, aos poucos, informações vão surgindo, ainda que extraoficialmente. A mais recente é um registro no SiSoftware Sandra que indica a existência de um Alder Lake-S com 16 núcleos e 32 threads.

Os chips Alder Lake farão parte da próxima geração de chips Core e chamam atenção pela promessa de uma abordagem híbrida que lembra a tecnologia big.LITTLE presente em processadores com arquitetura ARM.

Basicamente, os modelos Alder Lake combinarão núcleos de alto desempenho com núcleos mais econômicos, por assim dizer, mas que podem lidar com tarefas simples com desenvoltura. Essa abordagem deve ajudar, sobretudo, a diminuir o consumo de energia pelo computador.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wMi50cnJzZi5jb20vaW1hZ2UvZmdldC9jZi85NDAvMC9pbWFnZXMudGVycmEuY29tLzIwMjEvMDEvMjAvYWxkZXItbGFrZS1zLXNpc29mdHdhcmUtNzAweDI0MS5qcGc=

A Intel ainda não liberou informações detalhadas sobre a nova geração, mas, nesta semana, um usuário no Twitter identificado como @momomo_us descobriu na base de dados do SiSoftware Sandra (ferramenta para diagnóstico e benchmark) registros sobre um processador Alder Lake-S (voltado a desktops).

Os registros apontam que o chip tem 16 núcleos, 32 threads, frequência base de 1,8 GHz e máxima de 4 GHz, cache L2 de 12,5 MB e cache L3 de 30 MB. O clock está 400 MHz acima do que foi registrado em um vazamento que ocorreu em outubro de 2020 — com exceção do clock, os chips de ambas as situações parecem ter a mesma configuração.

Não ficou claro se os dois vazamentos dizem respeito ao mesmo processador ou a modelos diferentes da mesma família, mas é comum que, na fase de desenvolvimento, um único chip seja avaliado com variados níveis de frequência, o que também explicaria um clock base relativamente baixo (1,8 GHz, relembrando) em um processador tão avançado.

Fonte: Terra
Frocharocha
Frocharocha
Usuário do Site, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque