FTC desconfia da Apple e da Google estarem espremendo desenvolvedores

FTC desconfia da Apple e da Google estarem "espremendo desenvolvedores"

Comissário preocupado com o "vasto poder" que eles exercem, sugere que isso leva os desenvolvedores a uma monetização manipuladora
#Tecnologia Publicado por Evil E., em .

A Federal Trade Commission alertou contra o poder da Apple e do Google sobre os desenvolvedores de celulares, sugerindo que isso é parcialmente responsável pelo aumento de práticas prejudiciais de monetização.

Em um comunicado sobre o recente pedido da plataforma de anúncios móveis Tapjoy para melhorar as campanhas fraudulentas da FTC, o comissário da FTC Rohit Chopra comentou sobre o mercado em geral, observando que a Tapjoy "não era a única plataforma que espremia desenvolvedores" e apelidou-a de "peixinho" ao lado de Apple e Google.

[quotw]"Ao controlar as lojas de aplicativos dominantes, essas empresas desfrutam de vasto poder para impor impostos e regulamentações sobre a indústria de jogos para celulares", escreveu ele.

"Devemos todos nos preocupar com o fato de que os gatekeepers podem prejudicar os desenvolvedores e impedir a inovação."[/quote]

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuYXBwbGUuY29tL25ld3Nyb29tL2ltYWdlcy92YWx1ZXMvY29ycG9yYXRlL0FwcGxlX2dvb2dsZS1wYXJ0bmVyLW9uLWNvdmlkLTE5LWNvbnRhY3QtdHJhY2luZy10ZWNobm9sb2d5XzA0MTAyMDIwX0xQX2hlcm8uanBnLm9nLmpwZw==

Chopra disse que o exemplo mais claro é a "extração de aluguel" vista na Apple e na taxa de comissão de 30% do Google sobre todas as vendas e compras no jogo, bem como seu poder de banir os desenvolvedores por "tentarem evitar esse imposto oferecendo sistemas de pagamento alternativos."

Seus comentários, junto com uma nota de que grandes empresas de jogos estão buscando ações legais em torno desta questão, quase certamente se referem à batalha legal em curso que a Apple e o Google enfrentam contra a Epic Games.

Este último adicionou opções de pagamento direto ao Fortnite, o que levou ambos os proprietários da plataforma a removê-lo de suas lojas de aplicativos, ao que a Epic retaliou com ações judiciais antitruste.

No entanto, embora a Epic possa se permitir esse curso de ação, Chopra observa que "desenvolvedores e pequenas empresas correm o risco de retaliação severa por falar, incluindo suspensão total das lojas de aplicativos - uma sentença de morte efetiva."

O comissário também sugere que essa "tributação pesada" da Apple e do Google significa que os desenvolvedores são forçados a usar modelos de monetização que "dependem de vigilância, manipulação e outras práticas prejudiciais".

O exemplo mais óbvio são as caixas de saque, que têm estado sob crescente escrutínio nos últimos anos, Chopra até observa que um relatório recente da FTC mostrou que esse "fenômeno viciante" decorre de mudanças nos modelos de monetização na indústria móvel.

Ele também citou os diferentes tipos de modelos de publicidade, incluindo o do serviço da Tapjoy, que tem "criado oportunidades de fraude".

Embora não especifique uma nova ação, Chopra implica que a FTC ficará de olho no mercado de jogos para celular, incluindo o papel da Apple e do Google nele.

"Quando se trata de abordar os problemas estruturais mais profundos neste mercado que ameaçam jogadores e desenvolvedores, a Comissão precisará usar todas as suas ferramentas, concorrência, proteção ao consumidor e proteção de dados, para combater o dano de intermediários, inclusive pelos maiores jogadores porteiros", disse ele.

No ano passado, uma extensa investigação por um comitê antitruste da Câmara dos Deputados dos EUA descobriu que a Apple e o Google, bem como a Amazon e o Facebook, se envolveram em práticas monopolistas.

Evil E.
Evil E. #Evil E.

Um grande fã dos gêneros de Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.