Digital Foundry analisa como Days Gone se sai no PS5 com os 60 FPS

Digital Foundry analisa como Days Gone se sai no PS5 com os 60 FPS

Lançado pela Bend Studio em 2019, Days Gone recentemente recebeu um Patch com melhorias ao PS5
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Days Gone é um dos dois jogos de PlayStation 4 da Sony com algum tipo de ajustes para o PS5, rodando com uma taxa de quadros desbloqueada no novo console da Sony, bloqueado a 60Hz pela TV.

Perante isto, a melhoria é limitada em funcionalidades, mas tal como Ghost of Tsushima da Sucker Punch, é uma grande transformação na fluidez e resposta. É uma forma espantosa para revisitar este impressionante jogo de PS4.

Ao voltar ao Days Gone, a Digital Foundry descobriu um jogo que evoluiu imenso desde a última vez que ela falou dele, por isso apesar da vantagem do PS5 existir, surge em cima de uma versão PS4 sólida que resolveu muitos dos problemas vistos no lançamento.

A Bend Studio recebeu elogios pela atualização 1.61, que baixou de 60GB para 38GB o espaço que ocupa no download, consolidando várias otimizações que drasticamente reduzem os problemas de performance vistos nas primeiras atualizações.

Além disso, recebeu mais conteúdos como Challenge Mode, que liberta algumas das principais mecânicas da aventura em mundo aberto para as focar em desafios curtos estilo arcade. Também é uma forma de experimentar uma das principais funcionalidades de Days Gone, a Horde.

Existem cerca de 40 Hordas espalhadas pelo mapa, cada uma pode apresentar até 500 inimigos. Parece existir um limite de 300 Freakers nos desafios, mas ainda assim é muito para enfrentar e existe uma variedade de locais interessantes onde combater. Também foi a única forma de tirar Days Gone ni PS5 dos 60 FPS.

A atualização com 60 FPS é entregue no PS5 durante a maioria do tempo, mas reparamos na perda de um fotograma de forma aleatória e podem passar despercebidos. A esse respeito, tens uma grande melhoria sobre as versões de anterior geração, ainda estão presentes soluços ao percorrer o mapa (muito reduzidos sobre o que existia no lançamento), são mais percetíveis no PS4 original e até isto ficou muito melhor no PS5.

Somente ao enfrentar uma Horde encontrarás quedas percetíveis dos 60 FPS e mesmo assim, são precisas grandes explosões a uma curta distância de um grande grupo de Freakers para surgirem quedas. Quando acontecem, são rápidos.

LVdvM2FKandUbEE=

O modo Desafio amplifica um pouco isto, mas isto acontece porque enfrentas 300 Freakers com itens explosivos. É aqui que encontramos uma breve, mas profunda limitação na CPU consoante a consola processa o impacto destas explosões em tantos inimigos tão próximos.

Em momentos lado a lado, registamos uma queda de 284ms no PS4 original ao explodir uma Horde de 300 Freakers, descendo para 200ms no PS4 Pro. Consoante a Horde fica mais pequena, os soluços diminuem, provavelmente porque a CPU tem de lidar com menos entidades.

No PS5, no pior, as quedas descem para 83ms, mas foram precisas diversas tentativas para encontrar este slowdown. No geral, temos várias quedas de 16ms e mais nada. Resumindo, não roda em 60 FPSs perfeitos, mas com a exeção de um ou outro fotograma perdido, precisei de preparar cenários específicos no modo Desafio para causar problemas. Na maioria do tempo roda sem problemas.

Além do aumento nos FPS, é Days Gone como conheces. Tal como Ghost of Tsushima e até Cyberpunk 2077 (mas não Star Wars Jedi: Fallen Order!), nada mais muda ao transitar do PS4 Pro para o PS5.

Os vestígios do checkerboard surgem no corte entre cenas, aparentemente confirmando reconstrução 4K, tal como no jogo existente, enquanto as distâncias de visão, qualidade das sombras e outras funcionalidades gráficas estão iguais.

A CPU e armazenamento superiores parecem eliminar algum pop-in, mas isto não incomodava nos consoles de PS4, sendo somente mais uma camada de refinamento que tens no PS5. Isso não importa nada. Poucos jogos em mundo aberto rodavam a 60 FPS na anterior geração devido à ausência de poder CPU e GPU, mas indo direto ao assunto, a redução na latência é palpável.

Jogos como Days Gone, The Last of Us: Part II e Red Dead Redemption II apresentam animações excelentes, mas misturar essa animação entre variantes controlos do jogador adiciona latência. Days Gone no PS5 não resolve este problema, mas duplicar o feedback visual entrega uma inerente melhoria que simplesmente torna-o num melhor jogo, especialmente útil quando estás em pânico a enfrentar uma Horde.

Duplicar a taxa de quadros é a maior melhoria que se pode ter na retrocompatibilidade. Seria bom ter mais melhorias, mas o aspeto visual de Days Gone já é ótimo. Alguns podiam pedir resolução nativa, mas não vejo o objetivo disso aqui, Days Gone parece muito próximo do 4K puro e prefiro que o poder extra seja usado para manter os 60 FPS.

Days Gone faz parte da PlayStation Plus Collection, um conjunto de excelentes jogos aos quais você acesso se tiver um PS5 e PS Plus e é por isso que gostaríamos de ver mais atualizações PS5 de jogos PS4 da Sony.

Days Gone e Ghost of Tsushima foram os primeiros, mas alguns jogos poderão ser mais difíceis de atualizar sem grandes esforços. The Last Guardian e God of War também estão na Collection e são jogos que podem rodar em 60 FPS com resolução completa no PS5, mas não rodam se não os tiveres em disco e sem atualizações. Esperamos que sejam lançadas atualizações.

Fonte: Eurogamer
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque