Artista brasileiro faz uso de plágio para ganhar concurso de arte de Genshin Impact

Artista brasileiro faz uso de plágio para ganhar concurso de arte de Genshin Impact

MiHoYo e a comunidade não gostaram nada disso.
#Notícias Publicado por Pink-, em

No mundo dos games, se tem uma coisa que todo mundo gosta são concursos e sorteios, eles são ótimos para os fãs criarem fanarts, vídeos, músicas,etc sobre o jogo, e uma forma boa para a desenvolvedora interagir com os fãs e ainda dar uma recompensa para eles.

Em dezembro, a MiHoYo, desenvolvedora do famoso Genshin Impact, fez um concurso de arte com o tema de inverno, e como todo mundo sabe, Genshin Impact é um jogo grande e com vários personagens de todos os tipos. Então, os fãs com certeza estavam animados para esse concurso de inverno, tanto para mostrar suas artes, quanto para tentar a sorte de ganhar uma das recompensas, só que infelizmente nem todo mundo seguiu as regras básicas de como ser um artista, e acabaram por fazer uso de plágio em uma competição.

O Concurso de Arte de Inverno de 2020, iria funcionar da seguinte forma:

- O participante teria que enviar uma arte via twitter usando a hashtag #GenshinImpact e #GenshinWinter antes de 27 de Dezembro.

- O participante também precisaria preencher um formulário.

A recompensa seria um 'Bênção da Lua Nova' para 50 artistas. E também, Paimon (Twitter do GenshinImpact) iria dar retweet em 3 de suas artes favoritas, e 50 viajantes aleatórios iriam ganhar um 'Bênção da Lua Nova' também apenas por retweetar o concurso de inverno, e fazendo um comentário 'engraçado' junto da sua UID do jogo, até ai tudo bem.

Dia 1 de Janeiro, todos os 100 vencedores foram selecionados. E Paimon inclusive parabenizou três artistas, o que é ótimo para artistas ganharem mais visibilidade e reconhecimento. Só que infelizmente, como nem tudo são gemas e resina, no mesmo dia um dos ganhadores foi acusado de fazer uso de plágio para ganhar o concurso, o que é uma acusação muito séria.

O "artista" brasileiro conhecido como Kreideprinz, que inclusive, a parte engraçada é que 'Kreideprinz' é como o Albedo é chamado no jogo também, e justamente o personagem que ele usou para ganhar o concurso. Escreveu uma mensagem no Reddit do GenshinImpact, explicando o ocorrido:

"Oi, vou explicar tudo aqui, e sei que todo mundo vai achar que eu sou idiota, então peço que você leia tudo.

A arte não foi monetizada, vejo muita gente reclamando e quero deixar claro, eu não ganhei nenhum centavo com isso e não pretendo.

Eu desenhei assim para treinar, desenho no papel desde os 6 anos, então estou acostumado a desenhar com caneta, e ano passado eu decidi tentar arte digital mas eu não tinha um tablet para desenhar, então usava meus dedos.

Ano passado ganhei um Galaxy Note 10, só que o problema é que a caneta dele é bem pequena, então comecei a fazer desenhos de desenhos que eu gostava para treinar.

Claro que eu sabia que eu não poderia ganhar dinheiro assim, então tentei desenhar o mais parecido possível apenas olhando, desenhei assim até acostumar com a caneta, então me "desafiei" a tentar desenhar algo e mudar o personagem, funcionou bem, mostrei aos meus amigos e eles disseram que eu estava indo muito bem e que eu deveria postar, e eu fiz.

Não estou dizendo que sou 100% original, nunca disse isso.

Só que, como eu disse no começo, não ganho nada com isso, e não pretendo. Foi apenas para treinar e me divertir, sem dinheiro envolvido.

Então estou chateado com aquele cara porque ele pegou exatamente a mesma imagem sem esforço nenhum e VENDE, coisa que eu não fiz, quando postei eu tinha uns 10 seguidores e as pessoas gostaram, e no meu post deixei bem claro que eu não quero ganhar dinheiro com isso e acho que o outro cara não deveria ganhar nenhum dinheiro também

É isso, você pode me perguntar se algo não foi claro o suficiente."

Segundo o "artista", ele desenha assim apenas para treinar e não ganhar nada com isso, só que, ele não só copiou o trabalho de outra pessoa, mas também usou a arte para ganhar o concurso e ainda ficou com raiva e denunciou no reddit outra pessoa por copiar e vender a arte que ele fez que já é uma cópia, incrível, uma cópia de uma cópia.

Em seu twitter, quando um usuário o acusou de emitir notificação de DMCA porque outro usuário estava vendendo sua "arte" sem autorização, ele disse:

"Estou afirmando ser o dono de um fanart que está sendo vendido sem minha permissão, não o personagem, não sou o designer do personagem Albedo, apenas o desenhei porque ele é meu personagem favorito no jogo"

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMi8wMzEyNDYuanBn

Por curiosidade, aqui está a arte que o Kreideprinz "fez"(esquerda) e a arte original feita pelo @p5mrgn (direita):

(Link da arte original para quem quiser ver: https://twitter.com/p5mrgn/status/805242895410180097)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMi8wMzEyNDAucG5n

Aqui você tem as duas imagens uma por cima da outra, e fica mais óbvio ainda:

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMi8wMzEyNDMucG5n

E não só isso, mas Kreideprinz também copiou o cabelo de uma arte oficial do próprio Genshin Impact:

aHR0cHM6Ly9pLmd5YXpvLmNvbS8xYmJkYzYxZWU4NjkzYzY2YzFjMGY1NmQxMjQxNDhmYi5tcDQ=Após a comunidade conseguir chamar a atenção da MiHoYo, ela fez uma investigação e viu que realmente era plágio, e acabou por banir Kreideprinz de futuros eventos e removeu as recompensas que ele ganhou.

Kreideprinz então passou a deletar todas suas redes sociais (Twitter, DeviantArt, Reddit), só que a comunidade conseguiu guardar todas as páginas no serviço de WebCache do Google. E que então, mostrou que o Kreideprinz tinha outras "fanarts" do mesmo jeito, nenhuma original.

A MiHoYo também disse:

"Vamos otimizar nosso processo de revisão para garantir que tais problemas nunca ocorram novamente. Ao mesmo tempo, também incentivamos os viajantes a relatar suspeitas de violações durante os eventos por meio de nossos canais oficiais, pois daremos total atenção a isso."

Isso mostra como a MiHoYo se preocupa com sua comunidade, e que vai estar mais atenta ainda nos próximos eventos.

Genshin Impact está disponível para PC, PS4, PS5, Android e IOS, e futuramente para Nintendo Switch.

Fonte 1: Reddit
Fonte 2: Twitter
Pink-
Pink-

Eu conheci uma menina diferente

Me apaixonei e foi assim tão de repente

Nunca pensei que pudesse gostar

De uma garota que só sabe me esnobar

- Pe Lanza, 2011.

Moderador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque