Retorno de Perfect Dark significa jogos stealth como Splinter Cell não estão fora de moda

Retorno de Perfect Dark significa jogos stealth como Splinter Cell não estão fora de moda

O ressurgimento de Perfect Dark como um 'thriller de agente secreto' pode inspirar confiança no gênero de jogo tradicional com foco em furtividade
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Embora não tenha sido a maior surpresa do mundo, foi bom descobrir que o próximo jogo da The Initiative era de fato uma sequência de Perfect Dark. O boato predominante em torno do estúdio, junto com os numerosos veteranos da indústria que se juntaram à equipe de desenvolvimento, levou muitos a acreditarem que o jogo inaugural do estúdio poderia ser uma entrada Perfect Dark.

Veja só, o jogo de ação furtiva que foi indiscutivelmente o progenitor do gênero stealth está sendo trazido de volta por um novo estúdio. Já faz muito tempo para a série, mas o momento não poderia ser melhor. Nos últimos anos, houve uma grande escassez de jogos Stealth-First.

Ironicamente, após uma década de dormência, o próximo Perfect Dark pode estar fazendo mais do que apenas trazer de volta uma franquia há muito considerada "morta". Os jogos furtivos se ramificaram muito desde os dias de Splinter Cell, evoluindo de serem estritamente furtivos para uma variedade de gêneros.

Jogos de terror, jogos de ação/aventura, RPGs, muitos dos lançamentos recentes desses gêneros incorporam mecânica de stealth, mas nunca é o foco da experiência. Jogos como Hitman e Dishonored são uma raça rara de jogos que recompensam bem a furtividade inteligente, mas a maioria dos outros jogos furtiva atendem a públicos de nicho.

E no caso deste, Perfect Dark irá priorizar e enfatizar o desejo por jogos focados em stealth.

Perfect Dark enfatiza o estilo de jogo Stealth que foi perdido

Uy0tbEZUeEFWczg=

SXkzVmROU01rN1E=

Agora, para ser justo, não houve nenhuma jogabilidade mostrada para o novo jogo Perfect Dark publicamente. Considerando o quão recentemente anunciado este jogo é, isso faz sentido. No entanto, Perfect Dark, conforme descrito pela The Initative, será um jogo que enfatiza a espionagem e a mecânica stealth como atração principal.

Descrito como um "thriller de agente secreto", Perfect Dark estará se concentrando inerentemente em conceitos de "entrar em lugares não vistos", ao lado do uso de dispositivos e tecnologia. Semelhante ao que o diretor do jogo Dan Neuburger afirma na entrevista com os desenvolvedores, realmente não existem jogos por aí que se concentrem especificamente em ação furtiva e espionagem.

Esse tipo de jogo para entusiastas do gênero furtivo realmente não está disponível em jogos modernos, exceto por alguns outliers. Mesmo assim, jogos furtivos lançados recentemente como o reboot Hitman, Dishonored, Alien Isolation, Metal Gear Solid V, todos eles têm mecânica furtiva, mas não são necessariamente movidos a furtividade.

Em todos os exemplos acima mencionados, esses jogos não punem/desencorajam os jogadores de jogar "alto" ou agressivamente. Perfect Dark poderia ser o jogo para mostrar como experiências furtivas simulatórias, apesar de atrair um público de nicho, ainda valem a pena ser atendidas. É por isso que algumas das melhores franquias stealth, como Splinter Cell e Deus Ex, são amados pelos fãs de jogos Stealth.

Perfect Dark pode dar uma nova vida ao gênero de Stealth

No entanto, se Perfect Dark conseguir mostrar esse novo ápice de jogos stealth que as entrevistas do desenvolvedor inferem, ele pode ser capaz de revigorar esse gênero de furtividade primeiro. A recepção do jogo pela crítica e pela mídia certamente ditará como será a reação a um jogo de ação furtiva tradicional e se esforços futuros no gênero terão sucesso.

Há anos, os fãs vêm pedindo um reboot tradicional ou uma sequência de Splinter Cell, uma das maiores franquias da Ubisoft, nascida no Xbox Original, e continuada no Xbox 360. Concedido, não ajuda que o protagonista de Splinter Cell, Sam Fisher, teve mais aparições em outros jogos da Ubisoft ao longo da última década do que em jogos reais de Splinter Cell.

Assumindo que Perfect Dark cumpra sua promessa de um jogo de estilo "agente secreto" focado em espionagem, ele poderia inspirar alguma confiança na franquia há muito adormecida da Ubisoft também. Para ser justo, por mais popular que Splinter Cell costumava ser, os jogos furtivos certamente se tornaram mais nichos do que nunca.

A maioria dos jogos modernos é dedicada a fornecer opções aos jogadores, ao invés de aprimorar e enfatizar um método de jogo específico. Perfect Dark e Splinter Cell lançando em consoles de próxima geração têm a chance de dar nova vida a um gênero que não teve muito apoio na última década, pelo menos em comparação com sua popularidade anterior.

Jogos de Espionagem e Furtividade merecem retornar ao mercado

Os jogos lançados recentemente pelo menos mostraram que há potencial em um jogo estritamente orientado para o stealth. Por mais que o Cyberpunk 2077 tenha recebido, a jogabilidade furtiva no RPG mais recente da CD Projekt RED lembra muito os jogos Splinter Cell clássicos com Chaos Theory.

Utilizar hacking e gadgets para distrair os inimigos para derrubar, ou até mesmo evitar lutas, é exatamente o que torna Splinter Cell: Chaos Theory tão especial como um jogo furtivo. Hitman e Dishonored seguem uma batida semelhante, embora não correspondam à jogabilidade inerentemente focada em furtividade dos tradicionais jogos Splinter Cell.

Independentemente disso, com Perfect Dark potencialmente adotando um estilo de jogo semelhante aos jogos Splinter Cell anteriores, pode haver esperança para os fãs que procuram um jogo furtivo adequado. Considerando que a Ubisoft não inspirou exatamente confiança nos fãs de Splinter Cell que esperavam por uma nova entrada, Perfect Dark pode ser a próxima melhor aposta.

Se qualquer coisa, supondo que o Perfect Dark seja lançado antes de um novo Splinter Cell (o que poderia muito bem neste ponto), talvez a recepção da jogabilidade furtiva de Perfect Dark possa servir como um sinal encorajador para experiências de jogo mais focadas em furtividade.

Perfect Dark está em desenvolvimento exclusivo para os Xbox Series X/S e Windows 10.

Fonte: game rant
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque