Já faz 6 anos desde que o inventor do primeiro Videogame doméstico falece

Já faz 6 anos desde que o inventor do primeiro Videogame doméstico falece

Ralph H. Baer acabou falecendo aos 92 anos
#Notícias Publicado por alphace-verde, em

Ralph H. Baer, o gênio ​que transformou aparelhos de televisão em terras de fantasia eletrônica ao inventar e patentear o primeiro videogame doméstico, morreu a 6 anos em sua casa em Manchester, N.H. Ele tinha 92 anos.

Os videogames se tornaram mais do que apenas um passatempo onipresente e um mercado gigantesco (segundo algumas estimativas, as vendas mundiais totais de hardware e software para console e jogos online, móveis e de computador ultrapassaram US $ 90 bilhões em 2013). Eles também foram um incentivo que levou cientistas e engenheiros a acelerar a evolução memória e a velocidade dos computadores às incríveis capacidades de hoje.

Volte ao abafado verão de 1966: Baer estava sentado em um degrau do lado de fora do Terminal Rodoviário de Port Authority em Manhattan, esperando por um colega. Por profissão, ele era um engenheiro que supervisionava 500 funcionários em uma empreiteira militar. Então, uma visão o dominou, e ele começa a rabiscar furiosamente em um bloco de notas amarelo com um lápis nº 2.

O resultado foi um esboço detalhado de quatro páginas para uma “caixa de jogo” que permitiria às pessoas jogar tabuleiro, ação, esportes e outros jogos em quase qualquer aparelho de televisão americano. Um chefe intrigado deu-lhe $ 2.000 para pesquisas e $ 500 para materiais e designou dois homens para trabalhar com ele. Para os três, à medida que avançavam protótipo após protótipo em uma oficina secreta, o projeto se tornou uma obsessão.

Em março de 1971, o Sr. Baer e seu empregador, Sanders Associates em Nashua, N.H., entraram com o pedido da primeira patente de videogame, concedida em abril de 1973 como Patente No. 3.728.480. Fez uma reivindicação extraordinariamente grande de monopólio legal para qualquer produto que incluísse uma televisão doméstica com circuitos capazes de produzir e controlar pontos em uma tela.

A Sanders Associates licenciou seu sistema para a Magnavox, que começou a vendê-lo como Odyssey no verão de 1972 como o primeiro videogame doméstico. Vendeu 130.000 unidades no primeiro ano.

IMAGEaHR0cHM6Ly90aGVyZXRyb2FkZGljdC5maWxlcy53b3JkcHJlc3MuY29tLzIwMTUvMDIvbWFnbmF2b3gtb2R5c3NleS1jb25zb2xlLXNldC5qcGc=

O Odyssey consistia em uma unidade de controle mestre contendo todo o equipamento eletrônico, duas unidades de controle que direcionavam os jogadores na tela da TV e um conjunto de cartões de programas eletrônicos, cada um dos quais suportava um jogo diferente. Sobreposições de plástico que se agarram à tela para fornecer cor foram incluídas. Para complementar a ação eletrônica, um baralho de cartas, fichas de pôquer e um par de dados foram incluídos.

Mas o que importava era a coragem do dispositivo: 40 transistores e 40 diodos. Esse hardware rodou tudo. O Odyssey, frequentemente chamado de primeiro dispositivo de computação doméstica, não tinha software.

Vários meses depois que o Odyssey chegou ao mercado, a Atari lançou o primeiro videogame de arcade, Pong. Embora Pong tenha se tornado mais conhecido do que Odyssey e de algumas maneiras mais ágil, Sanders e Magnavox imediatamente viram isso como uma violação de sua patente.

Eles processaram a Atari em 1974 por usurpar seus direitos. A Atari fez um acordo com eles pagando US $ 1,5 milhão para se tornar a segunda licenciada da Odyssey. Nos 20 anos seguintes, a Magnavox processou dezenas de outras empresas, ganhando mais de US $ 100 milhões. O Sr. Baer frequentemente testemunhava.

“A Magnavox não está no negócio de fazer videogames”, Howard Lincoln, vice-presidente e conselheiro sênior da Nintendo, reclamou em uma entrevista ao Newsday em 1989. “Eles estão apenas no negócio de processar pessoas”. (A Nintendo, como todos os fabricantes de jogos que a Magnavox desafiou, perdeu.)

A engenhoca do Sr. Baer representou o início de uma mudança na relação do homem com as máquinas. Harold Goldberg, em seu livro “All Your Base Are Belong to Us: How Fifty Years of Videogames Conquered Pop Culture” (2011), disse que Baer fez da televisão “uma extensão de você, o jogador”.

“Ele permitiria que você interaja com um quadrado em uma tela em preto e branco e, se você tivesse a menor imaginação, faria você acreditar que estava jogando vôlei no tênis, mirando cuidadosamente como um atirador corajoso, mesmo jogando com o inocente como você salvou vidas ”, escreveu Goldberg.

As raízes dos videogames remontam a universidades e laboratórios de pesquisa. Alguns especialistas citam Tennis for Two de William A. Higinbotham, inventado em 1958 no Laboratório Nacional de Brookhaven, como o primeiro jogo de computador interativo.

Fonte: Nytimes
alphace-verde
alphace-verde
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque