Em seu primeiro ano na China, Nintendo Switch tem quase o dobro de vendas do PS4 e Xbox One juntos

Em seu primeiro ano na China, Nintendo Switch tem quase o dobro de vendas do PS4 e Xbox One juntos

Nintendo Switch é o console favorito de todos os tempos da China
#Games Publicado por warwad, em

No primeiro ano de lançamento oficial na China, o Nintendo Switch já pode se considerar o campeão de vendas em um pais em que historicamente evita consoles de potências como o da Sony e Microsoft.

O Switch, distribuído no país pela gigante do entretenimento Tencent Holdings Ltd. , vendeu mais de 1,3 milhão de unidades este ano por meio de canais legais e do mercado cinza, de acordo com a Niko Partners. Isso é quase o dobro das vendas combinadas do PlayStation 4 e do Xbox One no período, elevando as vendas vitalícias do Switch na China para quase 4 milhões.

Uma combinação do alcance da Tencent, a pandemia e uma série de lançamentos de jogos fortes deu à Nintendo seu primeiro sucesso de hardware na China, mesmo com seu console enfrentando a dura competição do novo PlayStation 5 da Sony e do Xbox Series X da Microsoft no palco global.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wcm9qZWN0bi5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMTIvbmludGVuZG8tY2hpbmEtMTAyNHg1NzYuanBn

Por mais de uma década, a China proibiu as empresas estrangeiras de vender consoles de videogame por medo do vício dos jovens, o que permitiu espaço para os jogos voltados para smartphones florescer, liderados por empresas como a Tencent e NetEase Inc. Um regime regulatório permanece para os chineses. A versão do Switch vem com apenas com alguns de jogos Nintendo - até mesmo sucessos de bilheteria como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Animal Crossing: New Horizons ainda não ganharam a aprovação do governo.

Mas a falta de um lançamento oficial não impediu a popularidade de Animal Crossing de se espalhar pela China, com toda uma indústria artesanal surgindo em torno da criação e comercialização de produtos dentro do jogo. Analistas da Niko, incluindo Daniel Ahmad, estimam que o mercado de consoles legais e cinza na China deve crescer para US $ 2,15 bilhões até 2024, dobrando de tamanho em relação ao ano passado. Atender a essa demanda pode ser crítico para os esforços da Nintendo para estender a longevidade do Switch e a empresa planeja um modelo atualizado de seu dispositivo exclusivo para 2021.

Os relatórios de lucros da empresa mostram que ela vendeu mais de 2,5 milhões de unidades na região Ásia-Pacífico, exceto o Japão, este ano.

"Quando comparada à Microsoft e à Sony, a Nintendo tem a melhor chance de conquistar o mercado da China porque seus personagens e franquias já são bem conhecidos entre os consumidores chineses", disse Hideki Yasuda, analista do Ace Research Institute.

A Tencent usou seu próprio estúdio de desenvolvimento Next para preencher a loja digital do Switch na China com jogos e, mais recentemente, adaptou seu serviço de streaming de vídeo para o console. Seu superaplicativo WeChat fornece funcionalidade social e de pagamento para o Switch, estendendo uma experiência familiar que a Tencent oferece em seu império de jogos móveis. Os amigos do WeChat podem se conectar e brincar uns com os outros no Switch, e os pais podem regular o tempo de brincadeira de seus filhos por meio de um mini aplicativo dentro da plataforma social.

"Tem sido uma parceria realmente gratificante para nós", disse um porta-voz da Tencent. "Obtivemos uma compreensão mais profunda dos conceitos avançados da Nintendo no mercado de videogames."

PRINCIPAIS TÍTULOS DA CHINA

  1. Super Mario Bros. U Deluxe
  2. Mario Kart 8 Deluxe
  3. Super Mario Odyssey
  4. Ring Fit Adventure

Além de vender o hardware, a Tencent está co-criando com a Pokémon Co., patrocinada pela Nintendo, um novo jogo para smartphones e Switch que permite aos jogadores batalhar como Pikachu ou Charizard em confrontos de cinco contra cinco semelhantes a League of Legends.

"A Nintendo se beneficiaria mais com a parceria se eles estivessem dispostos a compartilhar mais títulos de jogos com a Tencent para serem desenvolvidos na plataforma móvel", disse o analista da IDC Yexi Liao. "Os jogadores na China certamente apreciariam a disponibilidade desses títulos em dispositivos móveis, onde há muito menos limitações dos regulamentos."

Fonte: Bloomberg
warwad
warwad

"A esperança é o que nos torna fortes. É a razão de estarmos aqui. É aquilo com que lutamos quando todo o resto está perdido."

Membro do Site, Suzano, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque