De políticos a youtubers: por que o Among Us ficou tão famoso?

De políticos a youtubers: por que o Among Us ficou tão famoso?

Plataforma lançada em 2018 tem desbancado jogos consagrados nas redes, como GTA e Fifa
#Curiosidades Publicado por MarK, em

Um jogo lançado despretensiosamente em 2018 tem dominado as redes sociais e monopolizado a atenção de youtubers, gamers e até político que tentam se conectar com o público mais jovem. Esse jogo é o Among Us.

Levando em conta apenas dispositivos móveis (Android e iOS), Among Us atingiu 86,6 milhões de downloads até setembro deste ano. Cerca de 70% desse número foi baixado no período de agosto até a metade de setembro de 2020. Boa parte desses jogadores buscam um headset bom e barato para jogar online.

Especialistas buscam uma explicação para entender esse sucesso. Analistas afirmam que Among Us, apesar de ter sido lançado em 2018, traz elementos que são comuns em outros jogos, aliado ao seu fácil funcionamento.

O jogo funciona da seguinte forma: em um grupo de até 10 pessoas, um ou mais participantes podem ser inimigos dos demais. Enquanto tripulantes de uma nave precisam fazer missões simples, os impostores precisam matar as pessoas e sabotar a nave sem que seja pego.

A dinâmica consiste, portanto, em debates e observações para descobrir quais pessoas são as impostoras, antes que eles eliminem os mocinhos da história. A história de traidores, suspense e investigação são fatores comuns aos jogos desde que videogames foram criados.

Tal mecânica não é nem de longe inovadora e já aparecia em rodas de amigos como o jogo analógico conhecido como “A cidade dorme”, “Vila Dorme”, também traduzidos do inglês como “Lobisomem” e “Máfia”.

Em entrevista para o site Kotaku, uma das designers de Among Us revelou a inspiração em “Mafia”, o jogo analógico lançado como produto na década de 1980 nos Estados Unidos. Inicialmente, Among Us tinha a proposta de ser apenas o “tabuleiro” para Mafia, sem possibilidade online. Assim, Among Us já nasce com o potencial sucesso

Outro fator importante para o sucesso de Among Us está em sua disseminação na internet entre jogadores que mantém canais no Youtube ou fazem transmissões na Twitch, que é vinculada ao Twitter.

Esses jogadores, que perceberam o aumento da fama de Among Us, passaram a fazer lives e mostrar sua rotina online em relação ao jogo. Isso fez com que a plataforma ganhasse repercussão mundial.

Analistas também acreditam que a pandemia do novo coronavírus impactou o sucesso de Among Us. Com o distanciamento social, as pessoas procuraram formas para interagir e criar teias de conexão entre si.

Entre os mais jovens, jogos que mantém algum tipo de interação com outras pessoas em partes distintas do mundo têm feito sucesso absoluto. “Quando você ia para um bar, trocava ideia com gente que nem conhecia, mas tinha seu grupinho. Meio que o Among Us traz isso para mim. Vou batendo papo, me divertindo e, às vezes, até abro uma cerveja com o jogo”, disse Cesar Pagliani, fã de Among Us, em entrevista ao site Tech Tudo.

MarK
MarK #mark

Só mais um entre tantos!

Gosto de compartilhar algumas coisas interessantes.

Usuário do Site
Publicações em Destaque