Como proteger sua conta PSN? 5 maneiras

Como proteger sua conta PSN? 5 maneiras

Dicas também servem para outras plataformas!
#Segurança Publicado por MarK, em

PSN ou PlayStation Network, é um serviço de multi jogador online que serve para alguns dos consoles da Sony Computer Entertainment. Mas não se trata apenas de um serviço para jogos, através dele, é possível acessar websites, conversar com pessoas e fazer outras atividades que há algum tempo só eram possíveis em computadores ou smartphones. Com todas essas funções, existe uma preocupação natural sobre a segurança dos usuários do PSN. Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos crimes digitais. Até mesmo as grandes plataformas como o Twitter e o Facebook já foram vítimas de pessoas mal intencionadas. Então, como um usuário comum do PSN pode se proteger? Neste artigo temos 5 maneiras que vão ajudar a aumentar o seu nível de segurança.

Use o PSN com responsabilidade

Como já foi mencionado, o PSN, pode ser usado para mais do que apenas jogar vídeo games. Você pode navegar na internet, acessar serviços de streaming e até conversar com pessoas. O simples fato de ser possível acessar a internet através do PSN já é o bastante para apresentar riscos para qualquer usuário. Há websites perigosos por aí e não há um controle do que pode ser acessado ou não, com exceção do próprio usuário. O que quer dizer que você é o responsável pelo filtro de websites e atividades perigosas. Usar o PSN com responsabilidade quer dizer que você não vai acessar websites suspeitos. Muito menos fazer download de arquivos sem ter 100% de certeza sobre o que se trata.

Use a autenticação dupla

Os sistemas mais comuns de autenticação envolvem login e senha. Pode parecer seguro e uma boa ideia, mas a verdade é que é necessário mais do que isso para ficar realmente seguro. Os principais aplicativos, plataformas e websites já estão usando o sistema de autenticação dupla. Por exemplo, para fazer login, além de fornecer o nome de usuário e a senha, será necessário digitar um código que é enviado para o smartphone cadastrado. Dessa forma, mesmo se alguém tiver descoberto o seu login e senha, o que por si só já é muito difícil, ele não vai conseguir acessar sua conta. A autenticação dupla ou verificação dupla é um passo fundamental para a sua segurança.

Instale um software VPN

VPN é uma sigla em inglês que quando traduzida para o português quer dizer rede privada virtual. É literalmente uma rede de comunicação privada feita dentro de uma rede de comunicação pública, como por exemplo a própria internet. Em uma rede pública, o tráfego de informações é feito de forma não necessariamente segura. Esse app funciona como um túnel entre o seu computador e o servidor VPN. Quando o app é instalado de forma correta, os dados do usuário estão mais seguros, informações como login e senha de contas e etc. Dessa forma, com esse app, você pode acessar a internet, uma rede pública, e não ter medo que alguém esteja vendo o que você está fazendo.

Faça os pagamentos com cartões pré-pagos

Fazer pagamentos online é motivo de preocupação para muitas pessoas. O medo de que alguém obtenha informações pessoais e consiga fazer compras pela internet é grande. Existe até um debate sobre qual a melhor forma de fazer pagamentos online. O consenso que existe é o seguinte: Pagamentos com cartão pré-pago são bem melhores, para mais informação, clique aqui. Se alguém tem acesso ao seu meio de pagamento, ele ficará limitado ao saldo que existe na conta. Portanto, ao fazer pagamentos com cartão pré-pago, você só coloca valores que se sente confortável. É importante deixar claro que se você tomou as outras medidas de segurança apresentadas neste artigo, as chances de pegarem sua conta são mínimas.

Faça a sua senha forte e difícil de adivinhar

Houve um tempo que as pessoas usavam o nome de usuário como senha. Era isso ou tolices como “123456”, “abcdef” e etc. As pessoas não gostam de lembrar de senhas, mas é bem melhor fazer um esforço. Uma senha forte e difícil de adivinhar é uma senha aleatória, com caracteres e números. Por exemplo, “advrs11dfvvf13”. Essa senha é completamente aleatória, não há qualquer lógica por trás dela, e é exatamente por isso que ela é tão segura. Faça um esforço para criar senhas como essa.

Considerações finais

Mesmo seguindo as melhores dicas de segurança, não há como dizer que você vai estar 100% seguro. Lembre-se que os desenvolvedores também precisam fazer a parte deles e entregar atualizações livres de falhas ou brechas de segurança. No final, ao seguir dicas como essa você vai estar apenas reduzindo as chances de algum problema acontecer, o que provavelmente será o bastante.

MarK
MarK #mark

Só mais um entre tantos!

Gosto de compartilhar algumas coisas interessantes.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque