Adeus Flash! Confira 7 games marcantes criados em Flash

Adeus Flash! Confira 7 games marcantes criados em Flash

Hoje encerra uma era! O suporte do plugin mais usado na internet foi encerrado, e vamos relembrar alguns games que fizeram sucesso na ferramenta
#Artigos Publicado por Allan Kardec, em

Com certeza o Adobe Flash Player foi um dos reprodutores de mídias e uma das ferramentas mais populares da internet, desde sua criação em 1996, o plugin vinha sendo utilizado em vários navegadores para reproduzir mídia, vídeos, animações e principalmente jogos! E foi uma das portas de entrada de vários usuários ao mundo dos games, já que lá no final da década de 90, não eram comum computadores capazes de rodar games satisfatoriamente, e o Flash estava lá, ajudando muita gente a passar aquelas horas de tédio em seus escritórios.

Seu auge foi após o ano de 2005, quando a Adobe adquiriu a ferramenta e aumentou o suporte e capacidades do player criando o famoso editor Adobe Flash, possibilitando que mais e mais pessoas começa-se a se beneficiar do plugin e assim criar praticamente tudo que desejava de animação a games. Mas com o surgimento de concorrentes mais modernos e ferramentas mais simplificadas, além de uma forte questão de segurança, a Adobe tomou a decisão em 2017, de encerrar seu suporte, e a data estava marcada para hoje, dia 31 de dezembro de 2020. Na época do anuncio a própria empresa reconheceu que outras ferramentas como o HTML5, WebGL e WebAssembly, conseguem desempenhar o papel que antes era realizado pelo Flash.

E com seu fim, que tal relembrarmos alguns games marcantes que foram criados com o Flash Player? Fiz esta lista mas ela não está organizada por top de mais jogados, ou algum ranking é somente para relembrarmos alguns clássicos. Vamos lá!

QWOP

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9xd29wLWZsYXNoLWdhbWUtMDMwNDE2LmpwZw==

QWOP é considerado até hoje, um dos jogos mais difíceis já criados e praticamente impossível de se zerar. Criado em 2008 por Bennett Foddy, o jogo viralizou em meados de 2010 muito por causa do grau de dificuldade que apresenta. Ele é basicamente um simulador de atletismo, e você controla o velocista "Qwop" até ele cruzar a linha de chegada, são somente 100 metros! Parece fácil, mas o jogo não é fácil como sua explicação, nele para controlar o personagem você utiliza as teclas Q, W, O e P, cada uma movimentando uma parte das pernas do personagem. É só uma fase, que pode lhe render horas e horas de sofrimento. Por curiosidade, o mais recente jogo deste mesmo criador é Getting Over It with Bennett Foddy, que é tão difícil e frustrante quanto QWOP.

The Worlds Hardest Game (O jogo mais difícil do mundo)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS90aGUtd29ybGRzLWhhcmRlc3QtZ2FtZS1mbGFzaC1nYW1lLTAzMDQxNy5qcGc=

The Worlds Hardest Game, ou para os íntimos O jogo mais difícil do mundo, merece o nome e é praticamente o jogo mais difícil do mundo. Ok... nele você terá que completar 30 níveis em que o objetivo é chegar ao ponto verde do outro lado da fase e pegar todas as bolas amarelas no meio do caminho, o único problema é que você não pode encostar em nenhuma das azuis do trajeto! Simples? Não quando as azuis são bolas em alta velocidade com movimentos aleatórios e cada fase é uma mais complicada que a outra que farão você descobrir o motivo dele ter este nome! Lançado em meados de 2008, este jogo é até hoje jogado e comentado pelo seu grau de dificuldade, e o próprio menu já diz "Você não sabe onde está se metendo".

Bowmaster

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9ib3dtYXN0ZXItZmxhc2gtZ2FtZS0wMzA0MTguanBn

Bowmaster pode ser considerado um dos primeiros tower defense que fizeram sucesso, lançado em 2006, neste simples game, você utilizará alguns elementos de estratégia e RPG, mas você só ganhará o jogo se tiver precisão em sua mira. Usando seu arco você precisará defender seu castelo de uma horda de ogros que estão invadindo, para assim ganhar dinheiro e comprar mais armas e aumentar a força de ataque. O game fez sucesso e ganhou uma continuação em 2007, o Bowmaster Prelude.

Alien Hominid

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9hbGllbi1ob21pbmlkLWZsYXNoLWdhbWUtMDMwNDIwLmpwZw==

Alien Hominid foi a porta de entrada ao mundo dos games da The Behemoth, hoje conhecida por criar os sucessos Castle Crashers e BattleBlock Theater. Sendo um dos primeiros games da empresa, Alien Hominid foi lançado em 2002, ele fez tanto sucesso que chegou aos consoles, ganhando versões em HD e continuações. Mas em seu primeiro lançamento Alien Hominid levava o Flash ao limite, mostrando tudo que a ferramenta tinha a oferecer, com várias animações e efeitos surpreendentes para a época, e até hoje briga de igual pra igual com vários games de tiro e corrida com arma que tem por ai. Seu estilo de desenho característico da The Behemoth é fantástico e a jogabilidade é bem aprimorada até para os padrões atuais. Com certeza este é um dos games que devem ser conhecidos mesmo em outras plataformas fora do Flash.

Earn to Die

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9lYXJuLXRvLWRpZS1mbGFzaC1nYW1lLTAzMDQyMS5qcGc=

Carros + armas + zumbis + um ambiente pós-apocalíptico, esta é a mistura que você encontra em Earn to Die, um sucesso dos jogos em Flash, nele você precisa descobrir uma maneira de não virar comida de zumbi enquanto melhora seu carro que é basicamente uma máquina de matar. Percorrendo caminhos baldios e cheios de zumbi você poderá atualizar lentamente cada parte e componentes de seu veículo, desde rodas, motor, casco e armas, tudo é atualizável incluindo o próprio carro. O objetivo final é ir o mais longe possível e eliminar o máximo de zumbis que entrar em seu caminho. O game ainda possui uma jogabilidade viciante que o tornou um clássico, ganhando continuações que estão disponíveis para Android e até no Steam.

Ricochet Kills

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yaWNvY2hldC1raWxscy1mbGFzaC1nYW1lLTAzMDQyNy5qcGc=

Vários games que fizeram sucesso no Flash foram os do tipo "atirar para acertar o alvo respeitando a gravidade e ângulo", com diversas variações e estilos, alguns mais simples onde se usava um arco e flecha para acertar uma maçã na cabeça de um alvo, e outros mais elaborados, como Ricochet Kills um sucesso dos games em Flash, que ganhou uma sequencia mais elaborada Ricochet Kills 2, ambos eram jogos de tiro com tema de mafiosos e reviravolta! A reviravolta era que na verdade o jogo era um quebra-cabeças, onde os jogadores tinham uma quantidade limitada de munições para ricochetear pelas paredes para conseguir matar os alvos e assim conseguir vencer. Parece simples, mas Ricochet Kills também fez sucesso por ser um game que precisava de bastante pericia e raciocínio para ser vencido.

Realm of the Mad God

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZWFsbS1vZi10aGUtbWFkLWdvZC1mbGFzaC1nYW1lLTAzMDQyOC5qcGc=

E não podemos nos esquecer do clássico Realm of the Mad God, um dos primeiros MMORPG online que fez sucesso simplesmente por reunir milhares de jogadores em um simples game em Flash. Sem precisar de PC's parrudos este game levava os jogadores para entrar em um gigante mundo onde batalhas PvP eram livres, podiam tentar derrotar o Lord das Trevas, e se aventurar em mundo expansivo que transbordava com enxames de inimigos perigosos e diversos ambientes além de diversas tarefas e objetivos para se cumprir. Realm of the Mad God foi verdadeiro marco para os games em Flash, tanto é que o sucesso do game fez com que ele fosse portado para outras tecnologias e hoje há versões para PC e Mac, e até hoje continua ativo com milhares de jogadores.

Extra: Habbo Hotel

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS8wMzA0MzYuanBn

Estava quase esquecendo, talvez um dos maiores sucessos em muitas lan-house, Habbo Hotel foi lançado oficialmente em 2000 e ainda está em atividades, o game é uma comunidade virtual baseada em um hotéis, onde os jogadores possuem seus "quartos", locais onde podem se comunicar, interagir e personalizar a vontade. Os jogadores podem criar seu próprio avatar, com looks personalizados. Além disso, Habbo permite que o usuário construa qualquer tipo de cômodo e instalação de um hotel. O avatar escolhido tem uma vida virtual que é administrada pelo usuário que está jogando. A interação com outros usuários é imediata e, por meio de um chat, é possível criar amizades e bater-papo com pessoas de todo o mundo. Com o fim do Flash, Habbo também ganhou uma nova versão com melhorias e nova interface.

Algo que podemos ter uma certa certeza é que talvez não tenhamos tantas saudades do Flash em si, e muitos dos games disponíveis nele foram convertidos para HTML5 ou estão em outras ferramentas, alguns até foram recriados com outros nomes, e a própria Steam está cheia deles! Mesmo assim, com certeza o Flash foi uma grande e poderosa ferramenta que marcou uma ou duas gerações de jogadores e usuários de PC.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque