O DirectML, uma solução parecida com o DLSS da Nvidia, é pesquisa muito ativa para a Microsoft

O DirectML, uma solução parecida com o DLSS da Nvidia, é ''pesquisa muito ativa'' para a Microsoft

Microsoft e AMD estão dando duro na parceria dessa tecnologia
#Tecnologia Publicado por Char, em

Em entrevista à Wccftech, o CEO da Quantic Dream, David Cage, destacou que uma das maiores vantagens de hardware para os consoles Xbox Series S e X em relação à concorrência (principalmente, o PS5 da Sony) poderia estar em seus Shader Cores, supostamente mais adequados para tarefas de Machine Learning graças às extensões de hardware que permitem até 49 TOPS para operações inteiras de 8 bits e 97 TOPS para operações inteiras de 4 bits.

É por isso que nossos ouvidos se animaram quando lemos o seguinte comentário de Andrew Goossen, um Xbox Technical Fellow, em uma nova entrevista para a Digital Foundry.

É uma área de pesquisa muito ativa para nós, mas realmente não tenho mais nada a dizer neste momento.

Parece que os engenheiros de software ainda estão muito ocupados fazendo isso acontecer, embora provavelmente demore um pouco ainda.

A Microsoft está trabalhando em uma técnica de upscaling de 'super-resolução' de IA baseada no DirectML há algum tempo. Isso foi revelado pela primeira vez em um artigo da GDC 2018 apropriadamente intitulado 'Usando IA para acelerar seu jogo' (Using AI to accelerate your game), e então apresentado em uma palestra ao vivo do SIGGRAPH 2018 chamada 'Renderização em Tempo Real com Aprendizado Profundo: Acelerando a Indução da GPU com DirectML e DirectX 12'.

Em ambos os casos, o Forza Horizon 3 foi usado como o jogo de teste para comparar o DirectML com o aumento de escala regular por meio do filtro bilinear. Aqui está uma screenshot que eles compartilharam na época para comparar os dois.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzExL21pY3Jvc29mdC1kaXJlY3RtbEhELTEtNzQweDYxNC5qcGc=

Curiosamente, tanto o artigo quanto a palestra foram feitos em parceria com a NVIDIA, aproveitando o Tensor Cores de uma GPU Titan V baseada na arquitetura Volta. No entanto, agora a Microsoft está obviamente focada na parceria com a AMD, tendo hardware RDNA2 nos consoles Xbox Series. Afinal, mesmo a placa de vídeo Radeon VII da velha geração teve um desempenho excelente em DirectML de acordo com a AMD. A empresa está trabalhando duro em uma alternativa para o Deep Learning Super-Sampling da NVIDIA e ontem, o Vice Presidente Executivo, Rick Bergman, declarou que sua solução (destinada a ser aberta e multiplataforma) se chamará FSR ou FidelityFX Super Resolution.

Devemos saber mais sobre isso em 2021, e é provável que esteja disponível nos consoles Series X|S também por meio do DirectML. Até então, fique ligado!

Fonte: Wccftech
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.