Forza Horizon 4 nos Xbox Series X|S está melhor em algumas coisas, mas pior em outras

Forza Horizon 4 nos Xbox Series X|S está melhor em algumas coisas, mas pior em outras

O desenvolvimento terceirizado pela Panic Button teria diminuido a qualidade?
#Games Publicado por Canceroso, em

Forza Horizon 4 é um dos melhores exclusivos Xbox e um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos. Há alguns anos atrás, ficamos encantados com as versões Xbox One, Xbox One X e PC e adoramos a forma como a consola mais poderosa da Microsoft permitia jogar a 1080p60, uma novidade na série. A chegada da Xbox Series X e da Xbox Series S permite tornar 60fps no padrão. As vantagens nas novas versões são fáceis de ver, mas surpreendentemente, existem alguns cortes visuais.

Com esta nova atualização, Forza Horizon 4 deixa de ter vários modos à escolha. Na teoria, nem devia precisar deles. A Xbox Series X tem o dobro do poder GPU da Xbox One X, por isso aquela modo 4K30 da Xbox One X devia transitar para 4K60 na nova X. Entretanto, a Series S apresenta paridade de funcionalidades e opera a 1080p. Lado a lado, quadruplicar a resolução é óbvio e ajuda imenso a apresentação. Forza Horizon 4 decorre na sua grande maioria no exterior com imenso detalhe, vegetação e geometria à distância, por isso, o aumento na resolução significa uma fidelidade muito superior e menos aliasing em toda a imagem. Olhando de perto para as texturas, a Series X oferece uma qualidade superior de texturas e menos tremeluzir, quando comparada com a Series S. Isto é devido em parte à resolução, mas a qualidade das texturas dos cenários também é melhor.

Outra melhoria na mudança de gerações deriva da CPU e armazenamento mais rápidos, resultando numa grande redução na latência da interface. Também existem grandes melhorias nos loadings. O loadingo do menu para o mundo de jogo demora 61 segundos na One X, mas passa para 185 segundos na Series X. Carregar um evento criado pelo jogador na One X demora 25.5 segundos, mas demora apenas 11.5 na Series X. Esta redução é excelente e no geral, torna a natureza de mundo aberto por eventos muito mais agradável. Como as duas Series tem arquiteturas similares, também têm loadings similares. teste o loading do menu para gameplay nas duas máquinas e os resultados são praticamente iguais.

MkJkVk1sM1R1eG8=

A performance também impressiona nas novas máquinas. Joguei vários eventos criados por utilizadores e passei muito tempo a conduzir com diferentes climas, sendo difícil criticar qualquer uma das novas Series. O mundo aberto corre na perfeição (com exceção de um pequeno soluço na Series X que não consegui reproduzir) e existem apenas pequenos slowdowns em eventos, geralmente antes da corrida começa, algo que nem percebes pois não estás a controlar.

Mais uma vez, a performance nas duas máquinas parece ser praticamente igual, mas perde mais alguns fotogramas na Series S. É na sua maioria irrelevante para a experiência de jogo, mas o facto de existirem é intrigante. A Series S está desenhada para correr conteúdo 4K nativa a 1440p. Aqui, 33% do poder de renderização é empregue para entregar apenas 25% dos pixeis, devia existir margem de manobra, mas não parece ser o caso tendo em conta a performance no jogo.

Claro, há mais do que a resolução e rácio de fotogramas num jogo, a qualidade dos pixeis é extremamente importante. Em 2018, descobri que os dois modos gráficos da One X corriam com definições diferentes para vários aspetos do jogo. Para chegar a 1080p60, a Playground reduz o motion blur, qualidade dos reflexos e detalhe dos carros, desativando ainda as sombras criadas pelos faróis à noite. Os reflexos dos carros no modo 60fps são uma mistura de Ultra e High na resolução e a quantidade de objetos que surgem, mas corriam a 30fps com as definições Low do PC. Para a Series X, esperava que todos estes compromissos fossem removidos e esperava que o modo qualidade da One X a 4K30 corresse a 60fps, mas isso não acontece.

Tens algumas melhorias, a qualidade dos modelos dos carros melhorou e os reflexos em tempo real aplicados aos veículos correm a 60fps. Infelizmente, não melhorou muito mais sobre o modo 1080p60 da One X e consequentemente, tens funcionalidades ausentes encontradas no modo de qualidade da One X. Nas Xbox Series, isto significa que as sombras dos faróis à noite não estão presentes nas corridas, apenas no mundo aberto, mas estão presentes no modo 4K30 da One X. Mais confuso de tudo é a total ausência de screen-space ambient occlusion (SSAO). Assim sendo, em algumas áreas a Series X tem sombras de maior resolução, mas sem shading e muito planas. Apesar de não ser tão importante, o motion blur usa na mesma a amostra de baixa contagem do modo 1080p60 da One X e também usa a opção de menor velocidade de captura do PC, sendo praticamente invisível na maioria das cenas. O meu maior problema é que no geral, os visuais simplesmente não têm tão bom aspeto quanto o modo 4K30 da One X.

Existem outros problemas, como os modelos dos condutores que correm a 30fps nas Xbox Series, enquanto o resto corre a 60fps. Não é um problema do código da Playground, no PC as animações correm com os rácios corretos. Também vale a pena destacar que os problemas estão presentes nas duas consolas Series, são efetivamente o mesmo jogo, simplesmente operam com resoluções alvo diferentes. No entanto, focando especificamente na Series X, tendo em conta o diferencial na GPU e CPU, questiono-me sobre o porquê de existirem tantas concessões visuais. Tens diversas melhorias em Gears 5 na Series X, sem falar na diferença de resolução entre a S e a S, o que torna óbvio que Forza Horizon 4 não teve o mesmo tipo de tratamento.

No geral, a minha reação ao upgrade de Forza Horizon 4 para as Xbox Series é mista. Ainda é um dos melhores jogos de condução de todos os tempos, ainda é lindo e as melhorias entregues pelo armazenamento e CPU mais rápidos são bem vindas, enquanto as vantagens dos 60fps não podem ser menosprezadas. No entanto, não pode estar certo um upgrade de nova geração comprometer tantas funcionalidades visuais quando sabemos que o hardware é capaz de mais. Partilhamos isto com a Microsoft assim que percebemos que algo está errado e disseram-nos que a SSAO poderá voltar numa atualização. Com a talentosa Panic Button a tratar do desenvolvimento, esperamos que a Series X e Series S entreguem a versão definitiva de Forza Horizon 4 nas consolas, sem compromissos.

Fonte: Eurogamer
Canceroso
Canceroso #hlsiqueira

The truth is still out there!

Usuário do Site
Publicações em Destaque