Epic Games aplica um novo contra-processo na Apple na Austrália

Epic Games aplica um novo contra-processo na Apple na Austrália

Dona do Fortnite afirma que remoção de Battle-Royale viola a lei do consumidor australiana
#Games Publicado por Billy Butcher, em

A Epic Games aumentou a aposta em sua luta contínua com a Apple ao entrar com um pedido específico contra seu braço australiano.

Tal como acontece com o processo já aberto na Califórnia, a Epic está argumentando que a prevenção da Apple de sistemas de pagamento alternativos que não incluem a comissão de 30% que recebe em todas as transações através da App Store é anticompetitiva.

A Epic introduziu pagamentos diretos, evitando a taxa de 30%, para Fortnite em agosto. A Apple prontamente retirou o jogo da App Store, ao qual a Epic voltou a concordar com um processo.

Nos EUA, a firma Fortnite se concentrou em um caso antitruste, mas agora a empresa também está argumentando que a política da Apple viola a lei do consumidor australiana.

De acordo com o Sydney Morning Herald, a Epic não está pedindo indenização, mas quer uma decisão judicial que abrirá plataformas móveis - especificamente da Apple, para lojas de terceiros e pagamentos diretos para desenvolvedores de aplicativos.

Em declarações ao jornal, o CEO da Epic, Tim Sweeney, disse que a decisão de entrar com o processo na Austrália também se origina dos fortes sistemas legais e regulatórios do país.

"Além disso, há uma indústria de software móvel realmente grande e crescente na Austrália, muitos grandes desenvolvedores de jogos e todos eles sofrem muito com os impostos de 30% da Apple e do Google", disse ele.

"Duvido que haja um único desenvolvedor na Austrália que lucre mais com seus próprios jogos do que a Apple e o Google com seus jogos."

A Apple divulgou um comunicado defendendo seu corte de 30% e observando que a Epic já é um dos desenvolvedores de maior sucesso no iOS, "crescendo em um negócio multibilionário que atinge milhões de clientes iOS em todo o mundo, incluindo a Austrália."

A declaração continuou:

"De maneiras que um juiz descreveu como enganosa e clandestina, a Epic ativou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store que se aplicam igualmente a cada desenvolvedor e proteger os clientes. Seu comportamento imprudente transformou os clientes em peões e esperamos deixar isso claro para os tribunais australianos."

O julgamento da Califórnia entre a Epic e a Apple está marcado para maio de 2021.

A Epic também entrou com um processo semelhante contra o Google, embora o Google tenha sido inflexível que isso deve ser mantido separado do caso contra a Apple.

A sugestão do Google de que este caso fosse adiado até outubro de 2022 foi rejeitada por um juiz, com a Epic pressionando por um julgamento em fevereiro de 2021.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque