Dontnod informa que irá se manter totalmente independente e pretende auto-publicar seus jogos

Dontnod informa que irá se manter totalmente independente e pretende auto-publicar seus jogos

Expandir seu capital aberto para mais Acionistas também está na mente dos Franceses
#Games Publicado por Billy Butcher, em

O estúdio de Life is Strange, Dontnod Entertainment, está pronta para abraçar a auto-publicação, começando com o próximo título narrativo Twin Mirror.

O jogo, co-produzido com a Shibuya Productions, será lançado em dezembro e será o primeiro título publicado pela própria Dontnod. E, ao ouvir o CEO Oskar Guilbert dizer, certamente não será a última.

Em declarações à Games Industry, Guilbert disse que embora as parcerias da empresa com a Square Enix e a Microsoft tenham corrido bem, o estúdio já teve dificuldades com outras editoras que rejeitaram seus jogos devido ao fato de que frequentemente retratam elencos de personagens mais diversificados.

Isso aconteceu em 2013 com Remember Me, e embora Guilbert não tenha mencionado incidentes específicos desde então, a Dontnod se tornou conhecido por suas representações positivas de protagonistas de cor, indivíduos queer e, mais recentemente, um personagem principal transgênero em Tell Me Why.

Agora, Guilbert diz que Dontnod quer ser "o mais independente possível" e formou equipes de publicação e marketing explicitamente para esse propósito.

O estúdio atualmente tem vários jogos em seu pipeline, um em co-produção com a Focus Home Interactive, e outro Guilbert diz que está sendo desenvolvido com o apoio de uma grande editora. Mas a Dontnod ainda tem pelo menos mais quatro títulos em desenvolvimento que ele espera que sejam publicados por conta própria.

Guilbert não pode dizer mais nada por enquanto sobre quais serão esses títulos anunciados, e ele não disse de uma forma ou de outra se algum dia haverá um Life is Strange 3.

"Para nós, não se trata de Life is Strange, Tell Me Why, Vampyr ou Remember Me, mesmo que estejamos muito orgulhosos de todos esses jogos", diz ele.

"O que é importante para nós é a marca Dontnod. É isso que queremos impulsionar no futuro."

Dito isso, o estúdio não está desistindo do formato episódico para seus jogos, embora recentemente esteja jogando um pouco com as expectativas. Enquanto os dois jogos Life is Strange lançaram novos episódios com meses de intervalo, Tell Me Why aconteceu ao longo de três episódios lançados com duas semanas de intervalo, e Twin Mirror não é um jogo episódico.

Guilbert diz que as decisões futuras serão baseadas no que faz mais sentido para o jogo que eles querem lançar, embora ele reconheça que há vantagens de desenvolvimento e marketing em dividir os jogos em episódios.

“Obviamente não abriríamos mão do formato episódico”, diz ele.

“Provavelmente iremos reutilizá-lo no futuro. Também é muito bom para a presença de nossos jogos nas lojas, porque cada novo episódio traz uma nova visibilidade. É como se você tivesse o lançamento de um jogo cinco vezes em vez de uma”.

"De Life is Strange to Tell Me Why, precisávamos otimizar a forma como desenvolvemos os episódios. Não temos que esperar com Tell Me Why para terminar um episódio para começar a trabalhar no outro, ou podemos trabalhar em três episódios ao mesmo tempo e liberá-los todos em um."

"Mas o que também é importante é receber feedback dos jogadores, feedback que pode ser integrado nos episódios seguintes. Obviamente, se você terminou tudo, não é possível. Então é tudo sobre equilíbrio e o que sentimos ser melhor para o que queremos fazer e a história que queremos contar."

Junto com a auto-publicação da Dontnod e o crescimento de suas IP's, a empresa também abriu recentemente um novo estúdio em Montreal com o objetivo de estar mais perto dos locais do mundo real de seus jogos que acontecem na América do Norte, bem como tirar proveito do cenário de desenvolvimento de Montréal.

Guilbert diz que embora a empresa tenha tido um crescimento considerável recentemente, não devemos esperar uma onda repentina de novos estúdios Dontnod surgindo. Em vez disso, Dontnod espera continuar a crescer lenta e firmemente de acordo com uma fórmula que já existe.

“É importante crescer, mas ainda preservando uma escala humana para cada projeto”, explica.

"Portanto, não queremos fazer projetos com 800 ou 1.000 pessoas trabalhando em um projeto. O que é importante para nós é dar uma estrutura para a equipe principal, que é cinco ou seis pessoas que começam um projeto, um diretor de jogo, um roteirista, um diretor técnico, um produtor, um diretor de arte trabalhando juntos tentando montar um novo projeto."

"Dessa equipe, ela cresce, talvez vá para 70 a 80 pessoas dependendo do projeto, talvez um pouco mais para os realmente grandes."

“E o importante é dar independência a essa equipe e ter muito cuidado com o fato de que eles são livres. Eles podem inovar, podem criar o que realmente querem com essas fronteiras."

"Isso é algo que é muito importante para nós, porque isso cria inovação, uma história realmente original, muito diferente de outros jogos, principalmente do nosso gênero."

Twin Mirror, o próximo jogo da Dontnod, será lançado em 1 de Dezembro de 2020 para Xbox Series X|S, Xbox One, PS5, PS4 e PC (via Epic Store).

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque