Como Criar um Videogame: As Melhores Soluções para Desenvolvimento de Jogos

Como Criar um Videogame: As Melhores Soluções para Desenvolvimento de Jogos

Você já pensou em criar games? Que tal dar uma conferida em algumas dicas interessantes.
#Artigos Publicado por MarK, em

A geração atual é aficionada por videogames. Por isso, quem faz parte deste grupo com certeza já pensou em como projetar um jogo de vídeo, não é mesmo?

Desenvolver um jogo é um trabalho árduo que exige dedicação. Pensando nisso, nossa expert em guest post, Victoria Oliveira, qual perfil você pode ver aqui, reuniu estas boas práticas para aqueles que desejam dar o pontapé inicial.

Prepare-se para Decolar

O mercado de jogos é uma atividade econômica em crescimento acelerado. Esta indústria vem ganhando tanta força, que já existe uma acalorada discussão sobre os videogames serem ou não considerados uma categoria de esporte.

Desenvolver um jogo exige uma percepção aguçada. É necessário assegurar que alguns conceitos artísticos, como música, fotografia e animação estejam alinhados.

Por isso, tanto faz desenvolver um RPG do tipo World of Warcraft ou um Caça-Níquel parecido com aqueles oferecidos pelos casinos online Portugal, o foco e a determinação devem ser os mesmos.

Primeiros Passos

Para iniciar um processo criativo, é importante estar mentalmente aberto para absorver qualquer informação que sirva como inspiração. Por isso, tenha na linha de frente:

  1. Buscar novas fontes de conhecimento constantemente;
  2. Estar bem informado sobre o mercado de jogos e suas novidades;
  3. Ter conhecimento aprofundado sobre o tipo de jogo que quer desenvolver;
  4. Ser simples e objetivo.

Softwares Criadores de Jogos

Para quem deseja fazer o seu próprio jogo de vídeo, mas não tem noção de programação ou já estudou engenharia de software, a indústria de tecnologia oferece uma gama de opções. São softwares que foram desenvolvidos de acordo com o nível de habilidade de cada interessado.

Estas ferramentas oferecem soluções práticas. São disponibilizadas nas versões gratuitas e premium. Servem tanto para artistas criativos que nunca desenvolveram um jogo, mas tem aptidão para criar bons personagens, quanto para os programadores mais experientes.

Abaixo, veja a tabela com os mais populares criadores de jogos da internet, e suas vantagens:

EngineDetalhes
Game MakerEste é o mais indicado para os internautas que não possuem vivência com programação. Ele é de manipulação simples e totalmente autoexplicativo.
KODU Game LabEle foi totalmente desenvolvido com uma linguagem de programação visual direcionada para a criação de jogos.
CryENGINE 3 Free SDKÉ um software criado com alta tecnologia. Uma ótima opção para quem já trabalha com desenvolvimento de jogos.
RPG Maker VXPode ser considerado um dos mais simples de ser usado. Uma excelente opção para quem quer criar jogos de RPG.
Unity EngineUma opção perfeita que reúne um conjunto de facilidades que ajudam a desenvolver jogos com tecnologias em 2D e 3D, respectivamente.

Simplicidade é o Caminho das Pedras

O segredo para os que estão aprendendo como fazer jogos de vídeo é começar devagar, degrau por degrau.

Desenvolver jogos de forma simples é seguir pelo caminho certo. Esta mentalidade deve ser o motor de arranque desta empreitada. Focar na simplicidade é sinônimo de eficiência e bons resultados.

Vale ressaltar que ter um personagem e um roteiro faz parte da base deste projeto. Eles são como um pavio para acender esta trajetória.

Escolher um Personagem

Criar um personagem requer atenção a detalhes como figurino, estereótipo e personalidade - fatores que devem estar alinhados com o gosto do público-alvo.

Esta é, sem dúvidas, umas das tarefas mais difíceis na hora de compor uma ideia. Seja um herói ou um vilão, o personagem precisa cair no gosto dos jogadores para que seja lembrado e admirado, tornando-se uma referência.

Criar um Roteiro

Uma boa narrativa e/ou roteiro é fundamental para o sucesso do jogo. Esta história deve ter como foco principal o personagem criado anteriormente. A criação de um roteiro contribuirá para a implementação de um escopo que irá definir a dinâmica e a jogabilidade do videogame.

Estudar a Ferramenta Escolhida

Não menos importante que o conteúdo citado nas linhas acima, o estudo deve caminhar lado a lado com o processo criativo.

Estar familiarizado com o software criador de jogos proporciona confiança na hora de procurar por alguma funcionalidade ou atalho. Além disso, criar protótipos é uma boa maneira para descobrir as facilidades que a ferramenta pode oferecer.

Investir em projetos de baixo risco é a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos, bem como saber se o software é a melhor opção de uso.

Jamais Desenvolva Sozinho

Outra forma de obter informações úteis é participar dos fóruns ou grupos online de pessoas que utilizam o mesmo criador de jogos.

Este é o caminho para ter suporte quando necessário. É também a luz no fim do túnel quando a caixa de ideias estiver vazia.

Por meio destes contatos é possível seguir adiante e aprimorar habilidades até alcançar um novo patamar dentro deste percurso.

Conclusão

Pegue uma pitada de paixão por jogos de computadores, adicione uma dose de sensibilidade artística, misture com criatividade e faça a sua própria receita de sucesso.

MarK
MarK #mark

Só mais um entre tantos!

Gosto de compartilhar algumas coisas interessantes.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque